A partir do dia 22 de outubro, poderá ser vista no Espaço Galeria do Sesi Amoreiras, em Campinas, a exposição Xilograficamente. Muito utilizada nos cordéis, a xilogravura ganha destaque na mostra inédita que reúne obras de oito jovens artistas que utilizam a técnica de gravar imagens em madeira em trabalhos que apresentam pesquisas em torno da cor, da tridimensionalidade e de grandes formatos. O público pode conferir as 18 xilogravuras, além de uma instalação e uma obra tridimensional, gratuitamente, até dia 11 de dezembro, mas é necessário realizar agendamento prévio de ingressos pelo sistema Meu Sesi (www.sesisp.org.br/eventos). A visitação acontece de terça a sexta, das 9h às 20h, e nos sábados, das 9h às 19h – exceto feriados.

(Imagem: Divulgação)

No dia 23/10, às 15h, será realizado a abertura virtual da exposição, com a presença da curadora e artistas, no Zoom. Acesso pelo link: https://bit.ly/2X9I11H – ID da reunião: 882 3897 3310. Senha: 681244.

Para a curadora Célia Barros, gravar uma madeira implica lidar com a rigidez e resistência do material, além dos veios que aparecem. “Cada madeira oferecerá diferentes características e adversidades, que inevitavelmente se farão visíveis na obra. Apesar disso, dependendo do modo como o artista se adapta à matéria e extrai dela seu potencial expressivo, conseguem-se gravuras de uma leveza e agilidade a princípio inimagináveis”, explica.

Para além das confluências em seus trabalhos com a madeira, os artistas escolhidos para compor a mostra – Santidio Pereira, Luisa Almeida, Gabriel Balbino, Kamila Vasques, Igor Santos, Julia Bastos, Rafael Toledo e Fernando Melo – também compartilharam vivências dentro dos mesmos ateliês e acompanham os trabalhos uns dos outros pelas redes sociais. “Essa reunião evidencia a importância do ambiente de formação e dos ateliês de gravura disponíveis para o exercício e o aprofundamento da prática no país”, comenta Célia.

Nesse contexto, Xilograficamente surge como uma continuação do projeto Madeira Nova, em que jovens artistas indicavam outros colegas para participar de exposições entre 2018 e 2019. Agora, os mesmos artistas apresentam novos desdobramentos em suas pesquisas na xilogravura.

Abertura virtual da exposição, pelo Zoom – 23/10, às 15h

Link de acesso: https://bit.ly/2X9I11H

ID da reunião: 882 3897 3310.

Senha: 681244.

Exposição Xilograficamente

Local: Sesi Amoreiras – Av.das Amoreiras, 450 – PQ Italia, Campinas/SP

Período: de 22 de outubro a 11 de dezembro

Horários: de terça a sexta, das 9h às 20h, exceto feriados

* Das 9h às 15h – aberta para agendamentos de ações educativas online com grupos escolares, agendados pelo e-mail [email protected]

** Das 15h às 20 h – aberto ao público com agendamento pelo MEU SESI

Sábados das 9h às 19h, exceto feriados

Classificação indicativa: livre

Informações: WhatsApp 19-996421499 ou 37724100

Entrada gratuita. Agendamentos de visitas pelo sistema Meu Sesi (https://www.sesisp.org.br/eventos)

(Carta Campinas com informações de divulgação)