Ícone do site Wordpress Site

Intuição Cia. de Dança apresenta espetáculo ‘O Antropólogo Viajante’ na Concha Acústica do Taquaral

No próximo dia 24 de outubro, domingo, às 17h, na Concha Acústica – Auditório Beethoven, no Taquaral, em Campinas, será apresentado o espetáculo “O Antropólogo Viajante”, da Intuição Companhia de Dança, com direção e coreografia de Vinícius Anselmo e diálogos do antropólogo e filósofo Rodrigo Vilalba.

As obras da Intuição Companhia de Dança abordam temas atemporais, inerentes à vida, instigando a profunda reflexão sobre os caminhos da psique humana. Neste novo espetáculo, “O Antropólogo Viajante”, ela parte da constatação de que não fomos a única espécie de hominídeos a habitar o planeta.

(Foto: Arnaldo Torres)

A direção e coreografia é de Vinícius Anselmo premiado em importantes festivais nacionais e internacionais de ballet como Tanzolymp (Alemanha), YAGP (Nova York) e Festival de Dança de Joinville (Brasil). Anselmo estudou em Paris, na França, o repertório e construção coreográfica de grandes nomes como Jiri Kilyan, Ohah Naharin, Cristal Pite e Sharon Eyal.

A locução é de Rodolfo Dias (Dipa) e os diálogos foram escritos por Rodrigo Vilalba, doutor em Comunicação e Letras e professor de Teoria da Comunicação, Antropologia Cultural e Filosofia. Vilalba integra o quadro da Intuição Companhia de Dança, formada por professores, musicistas e dez bailarinos.

“O propósito da companhia é resgatar a beleza e virtuose de saltos, giros e linhas do ballet clássico em um corpo do século XXI, com uma nova roupagem de vivência contemporânea, abordando temas da atualidade com relevância política e social”, diz Vinícius Anselmo.

“É provável que nossa espécie coexistiu, em um mesmo período histórico, com mais quatro espécies de Homo. O espetáculo “Antropólogo Viajante” conta a narrativa de Charlie, um ambientalista contemporâneo que viaja ao encontro de Lee, Homo erectus, há 150 mil anos, Eloá, Homo neanderthalensis, há 40 mil anos, e Kai, Homo sapiens, há 260 anos (antes da revolução industrial), levando, em sua mala de viagem, uma máscara e um relógio. Nessa jornada fantasiosa, onde as fronteiras do tempo e da comunicação são magicamente superadas, acontecem diálogos instigantes, entre eles, alguns nos quais Charlie pergunta aos seus parentes evolutivos:

O que foi desaprendido na história que fez com que a espécie humana chegasse ao ponto de ter que usar uma máscara para respirar e um relógio para enquadrar o tempo?

O que tornou o Homo sapiens mais adaptável ao meio ambiente, mas, paradoxalmente, levou a raça humana a um mundo artificial, desconectado da natureza e beirando sua própria extinção?

O espetáculo tem duração de 50 minutos e ao término é aberta uma roda de conversa com o público abordando temas como sustentabilidade, dicas de reciclagem, reutilização e redução de lixo. A fim de tornar o impacto ambiental do espetáculo menor, não há distribuição de programas impressos, esses serão disponibilizados on-line. A iluminação é a própria luz do dia e cenografia; o espaço urbano. O figurino é elaborado com retalhos de tecidos reaproveitados de ateliês. O objetivo é materializar a obra com o mínimo de recursos materiais, arquitetando uma espécie de espetáculo “verde” e, dessa forma, estimular o público a repensar a sua relação com o meio ambiente e a buscar formas de preservação ambiental nas mais variadas esferas socioeconômico-culturais.

Antropólogo Viajante

Intuição Companhia de Dança

Data e Horário: Dia 24 de outubro, domingo, às 17h, na Concha Acústica – Auditório Beethoven. Av. Dr. Heitor Penteado, s/nº – Parque Portugal – Taquaral – Campinas

Ingresso: Gratuito

Classificação: Livre

Público: Jovem e Adulto

De acordo com as diretrizes governamentais de enfrentamento à Covid-19, os espetáculos terão público presencial com ocupação de plateia limitada à capacidade máxima vigente, com todos os protocolos sanitários rigorosamente seguidos. É obrigatório o uso de máscara em todos os ambientes, utilize álcool em gel para higienizar as mãos, seja breve na entrada e saída do evento, respeite a hora marcada do evento e o distanciamento social mínimo de 1,5m.

Duração do Programa: 1h10

Espetáculo (50 minutos) + roda de conversa com o público abordando o tema sustentabilidade e com dicas de reciclagem, reutilização e redução de lixo (20 minutos).

Ficha Técnica

Diretor/Coreógrafo: Vinícius Anselmo

Diálogos escritos pelo Antropólogo/Filósofo: Rodrigo Vilalba

Locução: Rodolfo Dias (Dipa)

Bailarinos: Felipe Guedes, Jeison Lopes, Heloisa Magalhães, Thalita Falk e Vinícius Anselmo

Figurino: Felipe Guedes

Criação de Luz: Raquel Balekian

Iluminador e Cenotécnico: Val Santana e Radson Almeida

Fotógrafo: Arnaldo Torres

Assistente de Direção: Ana Beatriz Farias

Diretora de Marketing: Nathália Urizzi

Produtora: Palipalan Arte e Cultura e Taty Tieri

Filmagem: Galeria Produções

https://www.intuicaocia.com.br/

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile