Categories: CulturaDança

Performance ‘Colheita em Preto e Branco’ evoca gestos e desfia as tramas sociais que demarcam lugares de poder e exclusão

No próximo dia 23 de outubro, às 10h, como parte das atividades da exposição “Ocupação Escritas Ocultadas”, que tem curadoria de Sônia Fardin, a artista Andrea Mendes realizará uma intervenção/performance com o título “Colheita em Preto e Branco” no Museu da Cidade, em Campinas.

Esta criação é umas das inseridas no roteiro da mostra que problematiza as questões que envolvem a invisibilidade dos corpos negros na documentação e nos acervos que contam a história oficial de Campinas.

A performance “Colheita em Preto e Branco” evoca gestos: fiar, confiar, desconfiar, colher, recolher, acolher e tolher  – verbos permeados pelas tramas sociais que demarcam os lugares de poder e exclusão presentes na produção das riquezas da cidade de Campinas. Para uns poucos, a forma de produzir riqueza teceu privilégios de princesa; para muitos tramou apenas privações de escravizados.

Ainda hoje, há muito para ser desfiado nos acervos de museus e arquivos e nas celebrações oficiais das memórias da cidade que se vestiu para ser nomeada como Princesa do Oeste.

A intervenção e a exposição convocam nossos olhos a descoser as tramas e mostrar as fissuras do passado que continuam a pesar sobre o presente, para tramar novos futuros.

A performance terá transmissão pela página no Facebook de Andrea Mendes.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

Podcast Felicidades Clandestinas aproxima literatura, memória e experiência feminina

(imagem divulgação) Projeto de extensão do CIS-Guanabara da Unicamp reúne pesquisadoras e convidadas para discutir…

3 hours ago

Movimentos sociais realizam o Grito dos Excluídos em Campinas e mais 50 cidades

(foto fernando frazão - ag brasil) Movimentos sociais realizaram nesta segunda-feira (7) a 32ª edição…

3 hours ago

André Mendonça aparelhou a toga, transforma a Justiça em palanque e sabota a democracia

(foto rosinei coutinho - stf) Com atos ilegais e abusos, André Mendonça põe a toga…

1 day ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe e debate sobre o filme Quarto 212

(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…

1 day ago

Espetáculo de teatro de animação ‘O Princípio do Espanto’ tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…

2 days ago

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

3 days ago