No próximo dia 24 de outubro, domingo, às 17h, na Concha Acústica – Auditório Beethoven, no Taquaral, em Campinas, será apresentado o espetáculo “O Antropólogo Viajante”, da Intuição Companhia de Dança, com direção e coreografia de Vinícius Anselmo e diálogos do antropólogo e filósofo Rodrigo Vilalba.

As obras da Intuição Companhia de Dança abordam temas atemporais, inerentes à vida, instigando a profunda reflexão sobre os caminhos da psique humana. Neste novo espetáculo, “O Antropólogo Viajante”, ela parte da constatação de que não fomos a única espécie de hominídeos a habitar o planeta.

(Foto: Arnaldo Torres)

A direção e coreografia é de Vinícius Anselmo premiado em importantes festivais nacionais e internacionais de ballet como Tanzolymp (Alemanha), YAGP (Nova York) e Festival de Dança de Joinville (Brasil). Anselmo estudou em Paris, na França, o repertório e construção coreográfica de grandes nomes como Jiri Kilyan, Ohah Naharin, Cristal Pite e Sharon Eyal.

A locução é de Rodolfo Dias (Dipa) e os diálogos foram escritos por Rodrigo Vilalba, doutor em Comunicação e Letras e professor de Teoria da Comunicação, Antropologia Cultural e Filosofia. Vilalba integra o quadro da Intuição Companhia de Dança, formada por professores, musicistas e dez bailarinos.

“O propósito da companhia é resgatar a beleza e virtuose de saltos, giros e linhas do ballet clássico em um corpo do século XXI, com uma nova roupagem de vivência contemporânea, abordando temas da atualidade com relevância política e social”, diz Vinícius Anselmo.

“É provável que nossa espécie coexistiu, em um mesmo período histórico, com mais quatro espécies de Homo. O espetáculo “Antropólogo Viajante” conta a narrativa de Charlie, um ambientalista contemporâneo que viaja ao encontro de Lee, Homo erectus, há 150 mil anos, Eloá, Homo neanderthalensis, há 40 mil anos, e Kai, Homo sapiens, há 260 anos (antes da revolução industrial), levando, em sua mala de viagem, uma máscara e um relógio. Nessa jornada fantasiosa, onde as fronteiras do tempo e da comunicação são magicamente superadas, acontecem diálogos instigantes, entre eles, alguns nos quais Charlie pergunta aos seus parentes evolutivos:

O que foi desaprendido na história que fez com que a espécie humana chegasse ao ponto de ter que usar uma máscara para respirar e um relógio para enquadrar o tempo?

O que tornou o Homo sapiens mais adaptável ao meio ambiente, mas, paradoxalmente, levou a raça humana a um mundo artificial, desconectado da natureza e beirando sua própria extinção?

O espetáculo tem duração de 50 minutos e ao término é aberta uma roda de conversa com o público abordando temas como sustentabilidade, dicas de reciclagem, reutilização e redução de lixo. A fim de tornar o impacto ambiental do espetáculo menor, não há distribuição de programas impressos, esses serão disponibilizados on-line. A iluminação é a própria luz do dia e cenografia; o espaço urbano. O figurino é elaborado com retalhos de tecidos reaproveitados de ateliês. O objetivo é materializar a obra com o mínimo de recursos materiais, arquitetando uma espécie de espetáculo “verde” e, dessa forma, estimular o público a repensar a sua relação com o meio ambiente e a buscar formas de preservação ambiental nas mais variadas esferas socioeconômico-culturais.

Antropólogo Viajante

Intuição Companhia de Dança

Data e Horário: Dia 24 de outubro, domingo, às 17h, na Concha Acústica – Auditório Beethoven. Av. Dr. Heitor Penteado, s/nº – Parque Portugal – Taquaral – Campinas

Ingresso: Gratuito

Classificação: Livre

Público: Jovem e Adulto

De acordo com as diretrizes governamentais de enfrentamento à Covid-19, os espetáculos terão público presencial com ocupação de plateia limitada à capacidade máxima vigente, com todos os protocolos sanitários rigorosamente seguidos. É obrigatório o uso de máscara em todos os ambientes, utilize álcool em gel para higienizar as mãos, seja breve na entrada e saída do evento, respeite a hora marcada do evento e o distanciamento social mínimo de 1,5m.

Duração do Programa: 1h10

Espetáculo (50 minutos) + roda de conversa com o público abordando o tema sustentabilidade e com dicas de reciclagem, reutilização e redução de lixo (20 minutos).

Ficha Técnica

Diretor/Coreógrafo: Vinícius Anselmo

Diálogos escritos pelo Antropólogo/Filósofo: Rodrigo Vilalba

Locução: Rodolfo Dias (Dipa)

Bailarinos: Felipe Guedes, Jeison Lopes, Heloisa Magalhães, Thalita Falk e Vinícius Anselmo

Figurino: Felipe Guedes

Criação de Luz: Raquel Balekian

Iluminador e Cenotécnico: Val Santana e Radson Almeida

Fotógrafo: Arnaldo Torres

Assistente de Direção: Ana Beatriz Farias

Diretora de Marketing: Nathália Urizzi

Produtora: Palipalan Arte e Cultura e Taty Tieri

Filmagem: Galeria Produções

https://www.intuicaocia.com.br/

(Carta Campinas com informações de divulgação)