Em São Paulo – Até o dia 28 de novembro, poderá ser vista na Japan House, em São Paulo, a instalação inédita “Equilíbrio”, com mais de 9 mil balões feita pela dupla japonesa DAISY BALLOON, conhecida pelas obras de grande impacto visual que encantam ao redor do mundo. 

Pela primeira vez na América Latina, Rie Hosokai, artista especializada em balões; e Takashi Kawada, diretor de arte e designer gráfico, se inspiraram nos ciclos da natureza para criar a obra que se transformará com o passar das semanas, marcando a inevitabilidade da passagem do tempo.

Entre as luzes e cores da aurora boreal

A dupla, conhecida por criar projetos em diferentes formatos, que vão desde vitrines, editoriais de moda, vestidos, vasos de plantas e peças publicitárias, também se destaca pela ocupação de espaços com instalações artísticas de grande porte, como a que pode ser vista na JHSP.

Seus trabalhos se notabilizam pela utilização de balões de fabricação própria, o que confere grande ineditismo às obras. Com 11 metros de comprimento e mais de três de altura, a obra idealizada exclusivamente para a área expositiva do térreo da Japan House São Paulo traz balões desenvolvidos em conjunto com a Yokohama Balloon Co. Ltd.. Os balões são cobertos com uma camada externa de película polarizada e quando a luz incide na instalação, revela-se no espaço expositivo um espectro de cores imanentes em um efeito semelhante ao da aurora boreal. O formato orgânico da obra também chama atenção e causa uma contraposição aos materiais sintéticos.

“A forma da instalação sugere o percurso do ciclo da água, como se os balões fossem gotículas de água e nuvens subindo no ar para se transformar em chuva e precipitar de volta ao chão”, explica Natasha Barzaghi Geenen, curadora da exposição e Diretora Cultural da Japan House São Paulo.

Uma experiência imersiva única

A instalação resulta em admirável impacto visual e oferece uma experiência imersiva única, já que será permitido passear por ela seguindo um percurso definido.

“O público poderá presenciar a passagem do tempo ao longo da exposição de uma forma diferente, já que a tendência é que os balões murchem e modifiquem a instalação de forma sutil a cada dia. A obra condensa muitos conceitos e formas de pensamento típicos japoneses, valoriza o equilíbrio e a harmonia, simboliza de maneira poética a passagem do tempo, reforça a importância e fascínio pelas inexoráveis regras da natureza ao mesmo tempo que, com o uso de balões que desafiam sua essência efêmera, também aborda uma dualidade constante que nos permeia”, ressalta a curadora Natasha.

O DAISY BALLOON foi criado em 2008 pela artista Rie Hosokai, especializada em balões, e pelo diretor de arte e designer gráfico Takashi Kawada, ambos nascidos em 1976. Desde então, a dupla criou diversas obras feitas com balões, almejando, com sua temática, aguçar a percepção humana e explorar as diferentes materialidades. A pesquisa cotidiana dos artistas consiste em, a partir de temas filosóficos, interagir com pessoas e objetos, e o que norteia o trabalho é a busca por atingir a harmonia essencial entre o homem e tudo o que está ao seu redor. O DAISY BALLOON ganhou os olhares do mundo em 2013 com a produção do icônico vestido “DNA dress” para a cantora islandesa Björk. Mas, mesmo antes disso, a dupla já apostava em produções que abrangem desde instalações de grande porte até a confecção de vestidos, fascinando o público pela complexidade dos detalhes que remetem a estruturas arquitetônicas efêmeras.

“Equilíbrio” – DAISY BALLOON

Período: de 28 de setembro a 28 de novembro de 2021*
Onde: Japan House São Paulo, térreo
Custo: Entrada Gratuita

A exposição conta com Recursos de Acessibilidade

Reserva online antecipada opcional, mas recomendada: https://agendamento.japanhousesp.com.br/ 

Japan House São Paulo
Endereço: 
Avenida Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo
Horário de funcionamento: 
Terça a sexta-feira, das 10h às 17h*
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h*

*As datas e os horários de visitação podem ser alterados de acordo com as determinações do Plano São Paulo.

 **Devido ao coronavírus, a JHSP está funcionando com capacidade reduzida.
Para mais informações, acesse

(Carta Campinas com informações de divulgação)