Ícone do site CartaCampinas

Imagine: a decadência humana e do rock de John Lennon à banda da Prevent Senior

.Por Susiana Drapeau.

A canção Imagine, de John Lennon, está completando este ano 50 anos de lançamento. Imagine, que foi gravada e lançada em 1971, atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos e Inglaterra. Depois se espalhou pelo mundo.

(fotos reprodução – redes sociais – divulgação)

A canção é um hino pela paz, respeito, tolerância, igualdade e amor. Vale a pena relembrar a canção (abaixo). Um hino para se sonhar com um mundo melhor.

Aliás, as histórias do rock e das canções sempre estiveram ligadas à paz, ao amor e contra a opressão. A primeira opressão que o rock se rebelou foi a rigidez do corpo. Nos anos 50 do século passado, o rock dá liberdade de movimento ao corpo com Little Richard, Elvis Presley, Chuck Berry e outros.

Nos anos 60, o festival Woodstock deixou uma herança de paz, amor e liberdade. E se tornou um símbolo da contracultura. Nos anos 70, bandas de rock pauleira e progressivo explodiram com muita poesia, amor e contra o sistema.

No Brasil, a geração 70 teve a contracultura de Raul Seixas, Secos e Molhados, Os Mutantes e, nos anos 80, uma geração de poetas como Renato Russo, Cazuza e outros que falavam de amor, liberdade e contra o sistema.

Mas enfim, chegamos em uma época em que ficamos “mais bobo do que banda de rock”, como disse Zeca Baleiro. Em 2021 conhecemos as práticas da Prevent Senior e sua trilha sonora inspirada no rock e no nazismo. Tudo isso graças a ascensão de um governo de extrema-direita, admiradores de ditaduras, da segregação, da violência e da tortura. Tudo para manter privilégio e o lucro alto das castas privilegiadas. É para isso que sempre serviu o autoritarismo e as práticas antidemocráticas.

Mas ainda temos a história e Imagine. Segue vídeo:

Imagine – John Lennon

Imagine não haver o paraíso

É fácil se você tentar

Nenhum Inferno abaixo de nós

Acima de nós, só o céu

Imagine todas as pessoas

Vivendo o presente

Imagine que não houvesse nenhum país

Não é difícil imaginar

Nenhum motivo para matar ou morrer

E nem religião, também

Imagine todas as pessoas

Vivendo a vida em paz

Você pode dizer que eu sou um sonhador

Mas eu não sou o único

Espero que um dia você junte-se a nós

E o mundo será como um só

Imagine que não ha posses

Eu me pergunto se você pode

Sem a necessidade de ganância ou fome

Uma irmandade dos homens

Imagine todas as pessoas

Partilhando todo o mundo

Você pode dizer que eu sou um sonhador

Mas eu não sou o único

Espero que um dia você junte-se a nós

E o mundo viverá como um só

Sair da versão mobile