Nos dias 6 e 12 de novembro, às 20h, o Teatro do Sesi Amoreiras apresenta o espetáculo “Nem melhor nem pior na mesma – um exercício de sobrevivência “, inspirado em Dias Felizes, do autor Samuel Beckett. A apresentação, resultado do curso de teatro Encenação, realizado pelo Núcleo de Artes Cênicas do Sesi Campinas, será transmitida no telão do teatro e conta com 11 atores/aprendizes. As reservas podem ser feitas pelo sistema Meu Sesi, a partir de 1 de novembro, às 12h. Nas exibições, os atores estarão presentes para um bate-papo sobre o processo e sobre o espetáculo. 

Durante sete meses os atores trabalharam pesquisando, criando e ensaiando o espetáculo, utilizando as plataformas da internet que propiciam a interação online. Sob direção de Inês Vianna, orientadora de Artes Cênicas do SESI-SP, a peça está dentro da programação do “Cena Livre”, temporada de espetáculos dos NACs que traz, neste ano, o tema “Teatro do Absurdo”. 

Atriz Elaine A’vila (Foto: Camila Roberta)

Após um mergulho na obra de Samuel Beckett surgiu “Nem melhor nem pior na mesma – um exercício de sobrevivência”, inspirado em Dias Felizes, obra do autor escrita em 1961. O espetáculo nos confronta com nossa própria incomunicabilidade e solidão através do contato com Winnie, uma mulher confinada em seu mundo, que tenta encontrar estímulos para continuar a viver. A frustração na tentativa de comunicação com o outro e a impotência para mudanças, gerada por sua condição física e psicológica, a faz mergulhar cada vez mais em suas memórias, reflexões e ações cotidianas como uma tábua de salvação. Neste movimento, várias facetas são reveladas, o que nos leva a refletir sobre como cada um reage diante da fatalidade da imobilidade. 

“A princípio ficamos empolgados com a ideia de fazer ao vivo, uma vez que desde abril estamos pesquisando uma linguagem online; entretanto abortamos a ideia devido à instabilidade da internet. Surgiu então a ideia de fazer uma gravação do espetáculo no formato online e exibir em um telão no teatro, uma vez que agora já estamos com a pandemia mais controlada e as apresentações ao vivo foram liberadas. Neste momento, depois de tantos meses de pesquisa online seria impossível passar para o palco o espetáculo, mudando totalmente o foco da pesquisa do teatro online que desenvolvemos; sendo assim decidimos pela exibição no telão” conta a orientadora de Artes Cênicas, Inês Vianna, diretora do espetáculo. 

As cenas foram gravadas individualmente no teatro com cada ator, obedecendo os protocolos da pandemia, e a edição vai reproduzir o formato online.  “É um misto de vídeo, teatro online e cinema; uma vez que algumas cenas foram gravadas na casa dos atores também”, conta Inês. 

O teatro do Sesi Amoreiras segue os protocolos de segurança, com distanciamento social, uso de máscara obrigatório e álcool em gel disponível no espaço. O número de ingressos é limitado, sendo obrigatório a reserva pelo Meu Sesi. 

Cena Livre 

Para encerrar o ano, ao final do curso de teatro Encenação, acontece o Cena Livre: mostra dos espetáculos produzidos pelo Núcleo de Artes Cênicas (NAC), com apresentações abertas ao público. Em 2021, as apresentações serão realizadas na plataforma Zoom, nos dias 13 (18h, 19h e 20h) e 14 (19h e 20h) de novembro. ID da reunião: 846 5224 9783 – Senha: 368288.  

As apresentações do dia 13 serão dos NACs de Ribeirão Preto (18h), Campinas (19h) e São José dos Campos(20h). Itapetininga(19h) e São José do Rio Preto (20h) se apresentam no dia 14.  

Criado em 1987, o Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do SESI-SP, vem sendo desenvolvido de maneira ininterrupta e ocupa atualmente 5 unidades por todo o Estado de São Paulo, sendo elas Campinas I, Itapetininga, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto. Os cursos oferecidos gratuitamente pelos NACs proporcionam a vivência da prática teatral a pessoas a partir de 15 anos de idade, que tenham ou não algum conhecimento sobre as artes cênicas. 

Ficha técnica 

Texto: trechos da obra “Dias Felizes”, de Samuel Beckett e coletivo de atores. 

Direção e roteiro: Inês Vianna 

Atuação e criação: Andreh Outeiro/Bia Medeiros/Camila Roberta/Denise Suassuna/Diego Chagas/Elaine Ávila/Ingrid Soto/Maysa Sigoli/Paula Santos/Pedro Fróes/ Samyra Magalhães  

Captação e edição: Daniel de Almeida  

Iluminação das gravações: Danilo Zavarezi 

Música: “Enterrada ao fim”- Ingrid Soto 

Cenografia miniatura: Paula Santos 

Fotografia e arte da divulgação: Camila Roberta 

Realização: Núcleo de Artes Cênicas – Sesi Amoreiras 

“Nem melhor nem pior na mesma – um exercício de sobrevivência” 

Local: Sesi Amoreiras – Avenida das Amoreiras, 450 – Pq Itália, Campinas/SP 

Data e horário:  6 (sábado) e 12 (sexta) de novembro, às 20h 

Capacidade: 192 lugares 8 para cadeirantes 

Duração: 50 minutos 

Classificação indicativa: 12 anos 

Modalidade: adulto 

Gênero: Drama, teatro online 

Informações: WhatsApp 19-996421499 

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI, a partir de 25/10, às 12h (sesisp.org.br/eventos). O ingresso tem validade até 15 minutos antes da apresentação. Os ingressos remanescentes serão distribuídos 10 minutos antes do início do espetáculo. 

“Cena livre” 

Local:Zoom 

Data e horário: dias 13 (18h, 19h e 20h) e 14 (19h e 20) 

ID da reunião: 846 5224 9783  

Senha: 368288.  

(Carta Campinas com informações de divulgação)