Passarinho voa? Homem também. O desejo incansável do menino Santos Dumont de voar, de provar que o ser humano poderia criar suas próprias asas e ser mais leve que o ar foi o ponto de partida para a CIA – Centro de Investigação do Ademir, do ator e pesquisador Ademir Apparício, que estreia no próximo dia 19 de outubro o espetáculo solo online “O Sonho de Dumont-Menino ou De como o Homem se Tornou Mais Leve que o Ar”, em quatro sessões gratuitas com acessibilidade às 10h e 15h em seu canal no YouTtube.

(Foto: Rogener Pavinski/Divulgação)

Para a criação da peça, Ademir utilizou seus anos de pesquisa como ator e mímico, além da longa experiência como contador de histórias, que culminaram em uma dramaturgia própria, com técnicas e elementos diversos, feita em parceria com a diretora do espetáculo, Juliana Calligaris. “É um espetáculo criado a quatro mãos e dois corações”, explica o ator. O processo foi longo e começou há cerca de quatro anos, quando Ademir e Juliana se juntaram para os primeiros ensaios, que aconteceram em Campinas-SP, quando Ademir estava na cidade para cursos de especialização e cidade-sede onde Juliana realiza seu trabalho de pesquisa e criação. “Desde pequeno eu me identificava com esta figura do menino inventor, então fui atrás de muitos livros e pesquisas e fiquei ainda mais encantado com a história de Santos Dumont, que era muito criativo e nunca desistiu dos seus sonhos”, declara Ademir.

Em cena, o espectador irá se surpreender com os elementos e referências escolhidos para contar esta história. Caixas de papelão que se transformam em balão e hangar, bonecos, objetos diversos, uma escada que vira Torre-Eiffel, mímica, tecidos circenses. E a trilha sonora, composta e gravada especialmente para o espetáculo, é um show à parte. Canções próprias criadas pelo ator e pela diretora, instrumentalizadas por músicos e depois levadas à cena, ajudam a compor a trajetória do personagem, como “O Sonho do Menino” (letra de Juliana Calligaris e melodia de Ademir Apparício), “O Navegante da Imaginação”, “O Inventor Coração” (ambas com letra e melodia de Juliana Calligaris) e até uma versão bem-humorada para “Under Pressure”, clássico gravado pela banda inglesa Queen.

A semana de estreia, de 19 a 22/10, foi escolhida por ser também comemorada a “Semana da Asa” ou Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrado no dia 23 de outubro, que é o dia do primeiro voo do 14 Bis. A data marca o momento em que voou no Campo de Bagatelle, em Paris, o primeiro avião mais pesado que o ar a conseguir decolar por seus próprios meios, criado e construído pelo brasileiro Alberto Santos Dumont. As exibições do espetáculo acontecem às 10h e às 15h, com sessões acessíveis em libras e audiodescrição. Para a gravação da peça e estreia em formato online foram utilizadas diversas câmeras e recursos de edição, fazendo o espectador ter uma experiência única dentro da cena.

Este espetáculo foi criado e produzido com recursos do ProAC Expresso Lei Emergencial Aldir Blanc, do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Sinopse

“Nada vai me impedir de provar que o ser humano voa!”

A trajetória de Santos Dumont contada para crianças e jovens, desde a infância do menino-inventor e seu sonho de voar, passando pelos capítulos mais importantes da sua biografia e de suas criações, seus amores, dores, alegrias e afetos. O ator, mímico e contador de histórias Ademir Apparício apresenta um espetáculo inventivo com dramaturgia original, com objetos cênicos diversos, além de canções inéditas e elementos circenses. Um voo pelo mundo da infância, da leitura, da imaginação e da criação de Santos Dumont, grande gênio brasileiro.

“O Sonho de Dumont-Menino ou De como o Homem se Tornou Mais Leve que o Ar” – Espetáculo Online

Dias 19, 20, 21 e 22 de outubro

L – Sessão com Libras

AD – Sessão com Audiodescrição

Sessões às 10h (L), 10h (L e AD), 15h (L) e 15h (L e AD)

Pelo YouTube: https://www.youtube.com/c/ademirappariciojunior

(Carta Campinas com informações de divulgação)