Em São Paulo – Pode ser vista até o dia 23 de outubro de 2021, a mostra do artista brasileiro Rubens Ianelli, exibindo nove pinturas em têmpera sobre tela, três em óleo, além de seis desenhos e três painéis em azulejo, selecionados pela curadora Daniela Bousso. A individual “Delicadeza e Resistência” fica em cartaz no espaço da Galeria Contempo no Jardim América, em São Paulo.

A presente seleção de obras de Rubens Ianelli é um convite a se compreender o entrelaçamento de aspectos biográficos do artista, partindo da sua infância cercada de artistas e as situações históricas e culturais por que ele passou como militante político e médico radicado no Acre. “O resultado destes deslocamentos é uma visualidade que remete ao geometrismo indígena, aos símbolos de civilizações arqueológicas e à figuração pré-colombiana. Seu imaginário também é fruto de observações nos anos 70, quando entra em contato com a Geometria Sensível”, escreve Daniela Bousso em texto de apresentação da individual.

Hélice. 2021. Têmpera sobre tela.

Para a curadora, o hibridismo da linguagem de Rubens alia as abstrações orgânicas e geométricas do modernismo brasileiro e europeu às tradições ancestrais de povos ameríndios, operando um resgate da memória latino-americana de maneira dialética, onde se entreveem as influências de artistas como Joan Miró e Paul Klee e grafismos indígenas. Sob esse aspecto, Daniela evidencia o aspecto decolonial inaudito e precoce do repertório visual do artista, que “constela ecos dos tempos modernos no presente”, sobretudo nas delicadas têmperas de cromatismos básicos do mural italiano, com evocações das civilizações pré-colombianas.

“Dos quadrados e triângulos vem as cidades, acesas por uma luminosidade ora velada, ora animada por laranjas e amarelos. Dos povos indígenas vem as setas, a compor ficções que aludem a civilizações de outrora. E dos mares vem as ondas, que se esvaem nas brumas dos movimentos fluidos. Tudo sob o trato sensível de mini pinceladas. Afinal sensibilidade é política de resistência, pois refaz em pequenas narrativas uma história fora do eixo”, escreve a curadora.

Até Quando. 2021. Óleo sobre tela

A Galeria Contempo foi criada em 2013 por Márcia e Monica Felmanas e para reune o melhor da produção artística contemporânea brasileira, representando artistas emergentes, jovens e promissores talentos. Ao reunir distintas linguagens e estéticas, a galeria transita do universo da pintura, do desenho, da gravura, do tridimensional e da fotografia, aproximando-se, ainda, de “lugares” não tão “visitados”, como a arte de rua.

Exposição: “Delicadeza e Resistência”, individual de Rubens Ianelli
Curadoria de Daniela Bousso
Período expositivo: 29/09 a 23/10/2021
Horários: segunda a sexta-feira das 10 às 19h; sábado das 10 às 16h

Galeria Contempo
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1644
Jardim América | São Paulo, SP | 01442-001

(Carta Campinas com informações de divulgação)