Dois prefeitos com políticas de combate à pandemia e ao ódio, ações de pacificação e de redução da desigualdade social e econômica foram eleitos os melhores do mundo. Ahmed Aboutaleb, prefeito da cidade holandesa de Roterdã, e Philippe Rio, prefeito de Grigny, pequena cidade ao sul de Paris, foram eleitos pela Fundação City Mayors como os melhores e mais inovadores prefeitos do mundo em 2021.

Rio e Aboutaleb (fotos wiki)

A Fundação City Mayors é um centro de pesquisas internacional dedicado a assuntos urbanos, é mantida e financiada por profissionais que trabalham juntos na Europa, América do Norte e do Sul e Ásia como o objetivo de promover os bons governos de cidades. Fundada em 2003, a City Mayors incentiva os líderes de cidades de todo o mundo a desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis ​​para desafios urbanos de longa data, como governança, sociedade, habitação, transporte, educação e emprego.

O prefeito de Roterdã, Ahmed Aboutaleb é do Partido do Trabalho, que tem perfil social-democrata, da esquerda europeia. A população de Roterdã o considera como “o pai de uma grande família” e o prefeito tem um índice de 80% de aprovação.

A popularidade de Ahmed, em termos de comparação, é menor do que a do ex-presidente Lula em seu final de governo. Pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) de dezembro de 2010, último ano do governo, mostrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao último mês do mandato com recorde de aprovação e popularidade de 87%. Lula foi um dos raros presidentes de esquerda que o Brasil teve em 500 anos de história.

Outro prefeito premiado é o francês Philippe Rio administra Grigny, uma das cidades mais pobres da França, e foi premiado por se utilizar dos princípios da igualdade, liberdade e fraternidade para combater a pobreza e promover a inclusão social. Philippe Rio é do Partido Comunista da França.

Segundo a Fundação City Mayors, Philippe Rio tenta fazer da sua pequena cidade um laboratório nacional de combate à pobreza. “Em uma apresentação ao governo francês, ele argumentou que, nacionalmente, o objetivo deveria ser agir contra as causas estruturais da pobreza. O apoio a nível local deve incluir merenda escolar gratuita, maior apoio às mães solteiras e melhores oportunidades de emprego para os jovens e, o mais importante, habitação condigna para todos. O prefeito conseguiu obter financiamento estatal substancial para financiar instalações educacionais e culturais e melhorar os espaços públicos, e criar oportunidades para jovens e adolescentes. Ele também garantiu fundos para realizar os reparos necessários em Grigny 2, um dos maiores conjuntos habitacionais de propriedade mista da Europa”, anotou a fundação..

Para Philippe Rio, a educação é “o melhor e único caminho para a saída da pobreza”. Apenas como observação, na tragédia política do Brasil atual, Bolsonaro afirmou esta semana que os “professores atrapalham”. (Com informações da City Fundation e da RFi)