O Festival do Instituto de Artes nasceu na Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas, São Paulo, Brasil, América Latina, na virada do milênio por iniciativa de estudantes de diferentes cursos da UNICAMP. Ao longo desses vinte e dois anos consecutivos de trajetória, o festival vem construindo espaços de valorização e difusão das artes através da autonomia e organização estudantil, reconstruindo artística, política e afetivamente o espaço da universidade. Essa organização autônoma se dá por uma equipe rotativa, que se renova a cada ano e permite que estejamos sempre dialogando com as demandas e urgências do agora.

Puma Camillê (Foto: Caio Oviedo)

O Festival do Instituto de Artes busca, em sua 22ª edição, abraçar os formatos tecnológicos e suas possibilidades – aos quais nos encontramos condicionados a mais de um ano.

Após a última edição, na qual o cuidado, a escuta e a responsabilidade afetiva dos corpos foram colocadas em prática, o festival percebe que agora é o momento de mergulhar, de fato, no online.

O FEIA 22 será, por mais mais uma edição, completamente online, contando com 22 dias de programação – de 3 a 24 de outubro de 2021. Com, ao todo, 30 atividades diversas e inteiramente gratuitas ao público, o interesse do evento é abranger programações que proporcionem diálogo entre as linguagens e práticas artísticas com os meios virtuais. Exercitar novamente a desterritorialização é um ponto crucial para a edição – mas, desta vez, nos espaços que o “online” pode nos oferecer.

Como forma de democratizar o acesso à arte, além da gratuidade da programação, a produção do FEIA busca acessibilizar suas ações através da audiodescrição para se aproximar do público cego, de baixa visão, idosos e pessoas com transtorno do espectro autista e a LIBRAS para pessoas surdas e sinalizantes, para que elas possam construir conosco um debate artístico a partir de suas vivências.

Para mais informações sobre o evento, os materiais e acessibilidade, acesse o site do FEIA 22, assim como o Instagram, a plataforma de inscrições e o canal no YouTube.

Isabela Mariotto e Júlia Burnier (Foto: Caio Falcão)

Segue, abaixo, a programação completa com dias e horários:

OFICINAS

Título:

deslimites da palavra: percorrendo territórios da escrita

Ministrantes:

Jota Vilar e Alanis Mahara

Data:

06, 13 e 20 de outubro

Horário:

das 18h às 21h

Quantidade de Vagas:

15

Sinopse:

 Hoje eu atingi o reino das imagens, o reino da despalavra.

Daqui vem que todas as coisas podem ter qualidades humanas.

Daqui vem que todas as coisas podem ter qualidades de pássaros.

Daqui vem que todas as pedras podem ter qualidade de sapo.

Daqui vem que todos os poetas podem ter qualidades de árvore.

Daqui vem que os poetas podem arborizar os pássaros.

Daqui vem que todos os poetas podem humanizar as águas.

Daqui vem que os poetas devem aumentar o mundo com suas metáforas.

Que os poetas podem ser pré-coisas, pré-vermes, podem ser pré-musgos.

Daqui vem que os poetas podem compreender o mundo sem conceitos.

Que os poetas podem refazer o mundo por imagens, por eflúvios, por afeto.

Despalavra – Manoel de Barros

A residência se dará em três encontros distribuídos em três semanas e afinados com o trânsito lunar: o início se dá na lua nova, o meio na lua crescente, e o encerramento na lua cheia. Assim, propomos uma desconfiguração e reprogramação da própria noção de tempo, que permeia as discussões e práticas ao longo da residência.

Serão discutidas as dimensões simbólicas e performativas da palavra, tensionando os limites da linguagem e as fronteiras entre ficção e realidade, passado e futuro, vida e morte, e outros binarismos que fundem nossas super-ficções. As práticas pretendem sensibilizar es participantes ao jogo de significados das palavras que caracterizam o fazer poético e escancaram a teatralidade do discurso, tendo como matéria de criação a deriva – o perder-se no trajeto.

Título:

Matéria & Criação no pensamento de Anni Albers

Ministrantes:

Natália Rezende

Data:

05, 07, 12 e 14 de outubro

Horário:

das 17h às 19h

Quantidade de Vagas:

30

Sinopse:

 A partir dos escritos e da trajetória artística de Anni Albers (ano-ano), artista alemã com formação na Bauhaus, o curso pretende levantar questões reflexivas sobre o processo de criação em arte no que diz respeito à experimentação com as matérias. A materialidade e técnica têxtil, bem como o elemento composicional da linha, serão pontos de partida para conversas acerca de categorias da arte, relações de poder na tensão criativa, inversões de profundidade e superfície, paradoxos da dualidade, além de traçar um paralelo entre a evolução tecnológica do tear e dos computadores, desde o sistema binário que ambos partilham, até chegar ao raciocínio recursivo do digital.

Título:

ENCONTROS DE DANÇAS DO AGORA

Ministrantes:

Carolina Gasquez

Data:

13, 14, 15 e 16 de outubro

Horário:

das 14h às 15h30

Quantidade de Vagas:

10

Sinopse:

 Sentir, conhecer, experimentar e intervir. Durante os quatro encontros da residência, vamos passear por essas ações a fim de produzir em coletivo um acontecimento. Em casa ou na rua, faremos da vida palco para as nossas DANÇAS DO AGORA. O que te move hoje? Borrando os limites entre corpo, palavra, espaço e materialidade, descobriremos juntes possíveis coreografias da Presença que habitam o nosso entorno. Para participar, não é necessário possuir experiência com dança, basta ter o desejo em se comunicar pelo movimento.

Título:

Toque, troca e telepresença: possibilidades de conectar nossos corpos através de uma plataforma virtual

Ministrantes:

Camila Felício e Samuel Lima

Data:

04 e 05 de outubro

Horário:

das 19h às 21h

Quantidade de Vagas:

30

Sinopse:

A oficina “Toque, troca e telepresença: possibilidades de conectar nossos corpos através de uma plataforma virtual” é inspirada no processo vivenciado por Camila Felício (apoio ProEC UNICAMP) e Samuel Lima na Residência Artística conduzida por Marcelo Evelin e oferecida em novembro de 2019 pela Demolition Incorporada. Este evento enfocou a criação “Barricada”, um experimento artístico que foi compartilhado com o público no final da residência, no Campo Arte Contemporânea, em Teresina-PI. Partindo desta experiência visceral, que dependia do contato físico e frente ao posterior incômodo com a falta do toque e frieza das relações em ambientes virtuais nestes tempos pandêmicos, Camila e Samuel propõem a oficina como uma forma de investigar, provocar e criar conexões corpóreas possíveis através do encontro no virtual que tenha uma qualidade de troca sincera tendo como dispositivo para a movimentação o toque.  

Título:

Encruzilhada corporal: o corpo-festa e o necrocorpo como guias dramatúrgicos

Ministrantes:

Victor Lima

Data:

13 e 15 de outubro

Horário:

das 13h às 16h

Quantidade de Vagas:

15

Sinopse:

 A cultura afrodiaspórica é uma cultura que age na encruzilhada – encruzo poético e político. Tomando esse lugar como solo e os procedimentos utilizados na encenação da peça “Sizwe Bansi está morto”, do Grupo Encruza de Pesquisa Cênica, como nutrientes artísticos serão investigados dois estados corporais enquanto sementes dramatúrgicas: o corpo-festa, baseado na alegria presente nas manifestações e tradições de resistências da cultura negra que ao mesmo tempo não se descola do contexto de luta por sobrevivência; e o necrocorpo, emergido pelos conceitos de “necropolítica” – “formas contemporâneas que subjugam a vida ao poder da morte” (MBEMBE, Achile. Necropolítica, 2016, p.146)

Título:

Como começar a animar?

Ministrantes:

Rafa Repasch

Data:

15 e 16 de outubro

Horário:

das 10h às 12h

Quantidade de Vagas:

15

Sinopse:

 Nessa oficina falaremos sobre os processos para criação de um curta de animação. Primeiramente, sobre o surgimento da ideia, criação de storyboard e animatic. Por fim, uma apresentação dos softwares e aplicativos gratuitos e fáceis, com intuito de ensinar o pessoal a começar a animar.

Título:

Ressignificando dores e vivências através da Colagem

Ministrantes:

Bia Gonçalves

Data:

16 de outubro

Horário:

das 13h às 19h

Quantidade de Vagas:

10

Critérios de Seleção:

Mulheres

Sinopse:

 Desenvolver uma construção teórica e poética, através da colagem, onde o objetivo seja transformar o olhar para um universo feminista, ressignificando dores e vivências, gerando autonomia e potência para as mulheres.

Materiais:

Possuir em casa alguns materiais, como por exemplo: cola, tesoura, revistas, jornais, cartolina, papéis coloridos, papéis branco, papéis diversos, papel Canson, livros com ilustrações, livros de fotografia, livros de arte etc.

Título:

PELE COR DE AZEITONA ESCURA

Ministrantes:

Carlos Canarin

Data:

08 e 15 de outubro

Horário:

das 16h às 18h30

Quantidade de Vagas:

20

Sinopse:

“PELE COR DE AZEITONA ESCURA” será um oficina teórico-prática de criação dramatúrgica, tendo como disparadores estéticos e discursivos a vida e a obra de Lima Barreto (1881-1922), escritor negro e brasileiro cujo nascimento completa 140 anos em 2021. Entendendo a dramaturgia em campo expandido como convite e enquanto possibilidade, exercitaremos a escrita caminhando juntes por momentos emblemáticos da história do Brasil como a assinatura da Lei Áurea (1888) e a Proclamação da República (1889), e por temáticas sociais como o racismo, as desigualdades, à crítica sobre a busca pelo poder e as permanências dos retratos cotidianos buscados em suas obras.

Dramaturgo, ator, professor e pesquisador. Mestrando em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT/UDESC). Autor do livro “retilíneo.” (La Lettre, 2020). Ministra oficinas e cursos de teoria e prática dramatúrgica negrorreferenciada, antirracista e decolonial. Idealizador dos projetos GiraDramatúrgica – Núcleo de Pesquisa e Criação em Dramaturgia e Sankofa_Dramaturgia.

Título:

NFTs: novos caminhos para produção artística

Ministrantes:

Lucca Rolim

Data:

04 de outubro

Horário:

das 17h às 19h

Quantidade de Vagas:

13

Sinopse:

A oficina, NFTs: novos caminhos para produção artística, tem como público alvo artistas que trabalham com técnicas digitais, como foto, vídeo, desenho, Gif e música e que queiram criar seu primeiro NFT.

A oficina terá uma abordagem teórica e prática que vida indroduzir os artistas na plataforma de cleans NFTs HIC ET NUNC, assim como apresentar os conceitos  e as questões envolvendo as Blockchain, criptomoedas e NFTs, apresentando o funcionamento desta nova tecnologia e sua relação com as artes através de possibilidades poéticas, históricas e mercadológicas.

Título:

Teato

Ministrantes:

Camila Mota

Data:

04, 05 e 06 de Outubro

Horário:

das 14h às 16h

Quantidade de Vagas:

27

Sinopse:

Há presença por vir? teato é uma prática e, sobretudo, uma investigação para desmassacrar o corpo encapsulado, incubado, pandêmico. dançar o pulso de tudo na criação de um coro que passa do estado digital ao estado de ligação na presença ao vivo, criando possibilidades de atuação – estados de existência no mundo. cruzamento prático-teórico-vivo do teatro com os movimentos cósmicos de devoração da vida: contracenação, circuitos e encruzilhadas. nem antes nem depois, mas aqui é agora.

Criação de um corpo coral.

Investigar a transposição de relações entre público e espectador através da interface digital.

Inter-relacionar artes cênicas e artes visuais na criação de um roteiro/desenho coletivo.

Título:

O Passo a Passo da Produção Musical

Ministrantes:

Lucs Romero

Data:

06 de outubro

Horário:

das 19h30 às 21h30

Quantidade de Vagas:

Ilimitado

Sinopse:

Nessa Masterclass, vou desmistificar todas as etapas do meu processo de produção de uma música, desde a pré produção, até a finalização. A ideia é aproximar tanto o público leigo, quanto os profissionais da área, para uma reflexão sobre a dinâmica desses processos e como eles se concatenam. Para os menos familiarizados, uma oportunidade de conhecer o processo da feitura de uma música, e para os já ambientados no tema, uma oportunidade de o perceberem sob outra ótica. A masterclass tem 2h de duração, onde teremos também espaço para perguntas e diálogo entre os alunes.

Título:

Capoeira & Vogue

Ministrantes:

Puma Camillê

Data:

06 de outubro

Horário:

das 11h às 13h

Quantidade de Vagas:

Ilimitado

Sinopse:

Um convite a explorar seus próprios corpes dentro de seus limites, multiplicando combinações, possibilidades de acordo com a própria personalidade. Nesta sessão, Puma Camillê, artista interdisciplinar, modelo e integrante das comunidades Ballroom e capoeira, utilizará de seus saberes para explorar conceitos que se baseiam na conexão entre capoeira e vogue como práticas sobrepostas de expressão corporal originadas na ânsia de Liberdade de um povo da diáspora africana. Buscando a naturalidade, sem precisar realizar ou criar outra realidade para o próprio corpo. transmissão de arte com um olhar que homenageia a ancestralidade e, ao mesmo tempo, provoca você a investigar sua própria criatividade acessando o estado de fluidez. 

A aula consistirá em um workshop de uma hora e meia envolvendo palestra e movimento, bem como uma sessão de perguntas e respostas de meia hora no final, se totalizando em 2 horas.

APRESENTAÇÕES

Título:

Ôma, Um Ex-petáculo

Artista:

ultraVioleta_s

Categoria:

Teatro

Data:

17 de outubro

Horário:

20h

Plataforma:

Zoom

Sinopse:

Ôma, Um Ex-petáculo: Um jogo, só que não. Uma performance, mas bem de longe. Uma conversa pré-programada com o silêncio ou com as inteligências nem sempre artificiais.

Título:

Apresentação Musical de Wrany

Artista:

Wrany

Categoria:

Música

Data:

18 de outubro

Horário:

20h

Plataforma:

YouTube

Sobre:

WRANY é uma cantora e compositora de Campinas, SP. Após lançar seu primeiro single “Sobre a Mesa”, em 2020, a artista começa sua nova fase com o projeto “Quarentena Lo-Fi”, uma série de canções de RnB-alternativo/Indie Soul gravadas e produzidas totalmente em casa. Em 10/09 será lançado o primeiro single desse projeto, “Babe”, uma canção sobre a relação consigo mesmo e o desejo de ser vista e amada do jeito que se é.

Título:

Apresentação Musical de Vanessa Moreno

Artista:

Vanessa Moreno

Categoria:

Música

Data:

19 de outubro

Horário:

20h

Plataforma:

YouTube

Sobre:

Vanessa Moreno é intérprete, compositora e vencedora do Prêmio Profissionais da Música em 2017 e 2018 na categoria ‘Cantora’. Natural de São Bernardo do Campo em São Paulo, iniciou seus estudos musicais aos 15 anos por intermédio do violão. A partir de então, vem construindo uma considerável trajetória como intérprete e compositora, com uma carreira já repleta de experiências em diferentes vertentes musicais, sendo reconhecida atualmente como um dos talentos da nova música brasileira.

Título:

Bate-Papo + 10 estudos para uma videodança interativa

Artista:

Grupo TEIA

Categoria:

Dança

Data:

20 de outubro

Horário:

19h30

Plataforma:

YouTube

Sinopse:

“10 estudos para uma videodança interativa” propõe pensar e experimentar em dança a partir do digital e do contemporâneo. A obra explora as possibilidades narrativas visuais interativas utilizando-se da poética da videodança, inspirado em trabalhos como “A Study in Choreography for Camera”, da pioneira Maya Deren; “21 estudos para dançar” e “Love sonnets”, de Thierry de Mey e “Exquisite Corps”, de Mitchell Rose.

O trabalho está hospedado na plataforma on-line eko e foi desenhado para interação com tela sensível ao toque, convidando o espectador a não apenas assumir uma postura ativa na criação da narrativa, mas também a experimentar uma interface física com a obra.

Trazemos 10 estudos – um número que parece adequado para uma obra digital baseada em informações binárias – com diferentes propostas de interação, do corpo com a câmera e do espectador com a tela.

Título:

Há Dias Que Não Morro

Artista:

ultraVioleta_s

Categoria:

Teatro

Data:

22 de outubro

Horário:

20h

Plataforma:

YouTube

Sinopse:

Há Dias Que Não Morro: Uma cápsula ultrafeliz em que as habitantes altamente seguras- de um cubo vídeomapeado com imagens geométricas e vívidas, acabam por viver dias idênticos, um após o outro. Em repetição constante, elas saturam frases corriqueiras e logo desconfiam que existe algo de imperfeito nessa vida impecável.

Título:

Enquanto Ela Dormia

Artista:

Teatro da Vertigem

Categoria:

 Teatro

Data:

23 de outubro

Horário:

20h

Plataforma:

YouTube

Sinopse:

As memórias recalcadas da infância de Dora, uma professora de literatura, retornam após presenciar uma cena de assédio em um ônibus. Enquanto Ela Dormia expõe, de certo modo, as marcas profundas do abuso e do despotismo da sociedade na subjetividade da mulher.

Título:

Apresentação Musical de Afroito

Artista:

Afroito

Categoria:

Música

Data:

24 de outubro

Horário:

20h

Plataforma:

YouTube

Sinopse:

Cantautor emergente, Afroito trouxe a música brasileira sua voz potente e visceral, somada a peculiaridade das suas  letras profundas e pluriculturais.

Sua carreira fonográfica começa com o lançamento, de forma independente, do single “Nunca Mais eu Venho” (2020) assim se manteve, single a pós single, até “Cor de Mel” do álbum LSD (2020) da banca 021.

Em 2021 lançou o elogiado álbum visual  “MENGA” que foi dirigido, musicalmente e visualmente  pelo próprio artista.

MESAS

Título:

Universidade, Arte e Influência Digital

Participantes:

Brisa Flow, Isabela Mariotto, Júlia Burnier, Laura Berbert e Livia La Gatto.

Mediação:

Janaina Batista

Data:

03 de outubro

Horário:

19h

Sinopse:

Buscando atravessar o mundo virtual e sua crescente popularidade até mesmo nos campos acadêmicos e artísticos, a mesa “Universidade, Artes e Influência Digital” convida as artistas Brisa Flow, Isabela Mariotto, Julia Burnier, Laura Berbert e Livia La Gatto para debater sobre a temática.

Plataforma:

YouTube

Mini-bio:

Brisa é MC da cultura hip hop e filha de artesãos araucanos, Brisa é pesquisadora e defende a música indígena. Teve influências, desde criança, da música e cultura dos povos andinos, através dos seus pais. É licenciada em música, onde decidiu se especializar na área de arte-educação, que ela defende como uma ferramenta contra o epistemicídio

Isabela Mariotto é atriz formada pelo Célia Helena Centro de Artes e Educação e bacharela em Francês pela FFLCH-USP. Integrou a segunda dentição da Universidade Antropófaga no Teatro Oficina, companhia onde atua desde 2017. No último ano, fez sucesso estrondoso na internet com a personagem Tina em “A Vida de Tina”, ao lado da atriz Júlia Burnier.

Julia Burnier é atriz, diretora de teatro e locutora. Formou-se em Artes Cênicas na ECA/USP e realizou o curso profissionalizante também no Célia Helena Centro de Artes e Educação. Atuou nas peças Átridas (2012), com direção de Maria Emilia Faganello, e em Família Vende Tudo (2011), direção de Rodrigo Batista.

Laura Berbert é artista visual e encadernadora. Graduada e mestre na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2016 participou da residência artística Lastro em campo – Travessias Ocultas, na Bolívia.

Lívia La Gatto é atriz, educadora, roteirista e humorista formada em artes cênicas pela USP (Universidade de São Paulo). Além do humor na internet, também faz peças dramáticas.

Jainana Batista é atriz e artista-etc (faz de tudo um pouco). Formada técnica em Artes Dramáticas pelo Conservatório Carlos Gomes, e atualmente é graduanda em Artes Cênicas pela Unicamp. Vice-presidente da “Visarte Produtora Jr” (empresa Júnior de produção cultural do Instituto de Artes), é também produtora, atriz e designer do “Grupo Mamoeiro de Teatro”.

Título:

Dissolução de Barreiras Artísticas

Participantes:

Laíza Dantas, Muriel Cruz e Thainá Carvalho

Mediação:

Claudio Filho e Lígia Villaron

Data:

07 de outubro

Horário:

19h

Sinopse:

A mesa “Dissolução de Barreiras Artísticas” convida as artistas Laíza Dantas, Muriel Cruz e Thainá Carvalho para desenredar diálogos sobre linguagens artísticas, seus atravessamentos e intersecções. O intuito é abordar a temática pela perspectiva multiartística a partir do teatro, da música e da dança.

Plataforma:

YouTube

Mini-bio:

Laíza Dantas é fundadora da ultraVioleta_s, uma companhia de teatro e estúdio de arte composto por 2 mulheres multi-artistas. Trabalha como diretora criativa, atriz, videocenógrafa, editora de vídeo, voice talent, tradutora, diretora de arte e escritora.

Muriel Cruz (mumu) artista independente da sabiaguaba, a artista “transmídia” passeia por várias linguagens, como a palhaçaria a dança, a fotografia, e o audiovisual, mas é a música que a tira do eixo terreno e a leva para outros lugares onde sua travestilidade permite.

Thainá Carvalho é graduada em Dança pela Universidade Federal de Viçosa. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente trabalha com sapateado e dança contemporânea.

Título:

Mesa KINOFEIA – Dispositivo do entre, com André Félix

Participantes:

André Félix

Data:

14 de outubro.

Horário:

19h

Sinopse:

Nem ficção, nem realidade: histórias e mundos se atravessam no dispositivo do entre. Romper com o pacto do realismo, da transparência, para encenar o jogo de duas claquetes. “Mirar” e “ser mirado” transpõem-se e transmutam-se em múltiplas camadas narrativas, forjando a vida enquanto matéria para uma fabulação plural e construtora de si. Na potência do fogo e na remodelação das cinzas, todos nós imaginamos outras formas de vida.

A mesa KINOFEIA – Dispositivo do entre convida o diretor, produtor e roteirista de Cinema e TV André Félix para um debate em cima do curta A Cor do Fogo e a Cor da Cinza.

Plataforma:

YouTube

Mini-bio:

André Félix é Diretor, Produtor e Roteirista de Cinema e TV, negro e natural do Rio de Janeiro. Dirigiu e roteirizou os curtas A Cor do Fogo e a Cor da Cinza (Prêmio Destaque da Mostra Kinoforum SP), Valentina (Melhor Curta e Melhor Direção no Cine Ceará) e o longa-metragem Diante dos Meus Olhos, disponível no Prime Video. Foi corroteirista do longa Entreturnos e da série Galera da Praia. Atualmente, comanda a mesa de roteiro das séries Nebulosa e Balada (com previsão de estreia para o primeiro semestre de 2021).

(Imagem: Divulgação)

MOSTRA KINOFEIA (MOSTRA AUDIOVISUAL)

Título:

Vaga Carne (2019, 45’, MG)

Direção:

Grace Passô e Ricardo Alves Jr.

Data:

De 03 a 06 de outubro.

Sinopse:

Uma estranha voz toma posse do corpo de uma mulher. Juntos, a voz e o corpo procuram por pertencimento e por uma identidade própria enquanto questionam seus papéis dentro da sociedade. O filme é uma transcriação do espetáculo teatral da atriz e dramaturga Grace Passô.

Classificação Indicativa:

16 anos.

Distribuição:

Embaúba Filmes

Plataforma:

Site do Festival

Mini-bio:

Grace Passô, nascida em 1980 em Belo Horizonte, é diretora, dramaturga e atriz. Trabalha em parceria com artistas e companhias de teatro. Como dramaturga, seus textos foram publicados em francês, espanhol, mandarim, inglês e polonês. Por suas realizações em atuação – tanto no teatro quanto no cinema – a artista recebeu vários prêmios.

Ricardo Alves Jr., nascido em 1982 em Belo Horizonte, é cineasta, produtor e diretor de teatro. Começou dirigindo curtas-metragens que foram exibidos e ganharam prêmios em vários festivais internacionais, entre eles Semana da Critica do festival de Cannes, Berlinale, Locarno e Rotterdam. Estreou no cinema em 2016 com Elon Não Acredita na Morte, exibido em festivais no Brasil, América Latina, China e Europa. Ele é produtor de Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, que já foi exibido em mais de 30 festivais ao redor do mundo e ganhador do Prêmio Especial do Júri da mostra Un Certain Regard, do festival de Cannes 2018.

Título:

A Cor do Fogo e A Cor da Cinza (2014, 25’, ES)

Direção:

André Félix

Data:

De 09 a 12 de outubro.

Sinopse:

Wagner vive na favela e desde os 7 anos de idade é proprietário da Rede Metror, um canal de televisão feito de papel e lápis de cor. Após 11 anos e mais de 70 novelas transmitidas, Wagner dirige pela primeira vez atrizes reais.

Distribuição:

Pique-Bandeira Filmes

Plataforma:

Site do Festival

Mini-bio:

André Félix é Diretor, Produtor e Roteirista de Cinema e TV, negro e natural do Rio de Janeiro. Dirigiu e roteirizou os curtas A Cor do Fogo e a Cor da Cinza (Prêmio Destaque da Mostra Kinoforum SP), Valentina (Melhor Curta e Melhor Direção no Cine Ceará) e o longa-metragem Diante dos Meus Olhos, disponível no Prime Video. Foi corroteirista do longa Entreturnos e da série Galera da Praia. Atualmente, comanda a mesa de roteiro das séries Nebulosa e Balada (com previsão de estreia para o primeiro semestre de 2021).

Título:

A profundidade da areia (2019, 17’, ES)

Direção:

Hugo Reis

Data:

De 16 a 19 de outubro.

Sinopse:

Num tempo impreciso, uma caminhada contínua e uma ameaça constante. Vestígios na areia revelam memórias que eles parecem desconhecer, mas não totalmente.

Distribuição:

Pique-Bandeira Filmes

Plataforma:

Site do Festival

Mini-bio:

Hugo Reis é Mestre em Cinema e Audiovisual pela UFScar (São Carlos/SP-2013) e formado em Comunicação Social pela UFES (2006) e atua desde 2003 como realizador em produções para Cinema, TV e Internet. Ao longo de sua carreira exerceu diferentes funções, especializando-se em Montagem/Edição de Imagens e Desenho de Som para projetos audiovisuais. Realizou documentários e curta-metragens como Diretor e Roteirista tendo recebido prêmios como reconhecimento de seu trabalho. Também coordenou a cobertura de eventos nacionais e internacionais como o Foro de São Paulo e a Flup 2018.

Título:

Quintal (2015, 20’, MG)

Direção:

André Novais

Data:

De 21 a 24 de outubro.

Sinopse:

Mais um dia na vida de um casal de idosos da periferia.

Distribuição:

Filmes de Plástico

Plataforma:

Site do Festival

Mini-bio:

Nascido em 1984, é diretor, produtor executivo, roteirista. Sócio-fundador da Filmes de Plástico, produtora audiovisual de Contagem (MG), criada em 2009, em parceria com Gabriel e Maurílio Martins e Thiago Macedo Correia. Graduado em história pela PUC-Minas e formado em cinema pela Escola Livre de Cinema, faz pesquisas sobre história do cinema desde 2006. Em 2008, foi contemplado pela FAPEMIG com uma bolsa destinada a estudos sobre o cinema mineiro dos anos 60. Foi programador e curador da Sala Humberto Mauro em 2011.

FEIRA FEIA

Descrição:

Há anos a Feira FEIA compõe a programação das edições do festival. Agora, em 2021, não poderia ser diferente – exceto que tudo se dará no virtual.

O FEIA entende o momento crítico pelo qual estamos passando, principalmente pensando na classe artística. Vê-se, com a Feira FEIA, a oportunidade de artistas independentes exporem suas artes e colocá-las à venda através de uma plataforma de divulgação dentro do próprio festival.

O objetivo é colocar público e artista em contato direto. Ao clicar em algum botão “Fale com e artista!” uma aba de redirecionamento para as respectivas redes sociais se abre.

Data:

De 03 a 24 de outubro

Plataforma:

Site do Festival

EXPOSIÇÕES

Descrição:

A exposição em um formato inteiramente virtual propõe a junção de produções que explorem interseções e diálogos entre arte e virtualidade, propondo na nossa curadoria temas que promovam trocas entre linguagens e práticas artísticas com as tecnologias. Nessa conjuntura se enuncia a impossibilidade prática de uma seleção honesta das obras que se presume uma curadoria, em decorrência do que seria uma incoerência retórica, pois, a obra de arte, nas em suas mais diversas formas e expressões, ao ocupar a espacialidade do digital, já cria um diálogo com o mesmo e desempenha um papel na representatividade artística através da virtualidade.

O papel da organização, então, se tornou dividir as obras dentro de três grupos na exposição rotativa. Dentro de cada uma das semanas, nos preocupamos em criar temáticas que amarrem as poéticas das obras, sem abafar seu discurso polifônico mais que produção certa coesão discursiva, buscando não apenas provar um ponto ou procurar um sentido formal, como se procura ao não iniciar uma frase com um pronome oblíquo, mais que o espectador possa ao rasurar o espaço, sentir algo. Se lançando no espaço virtual expositório, as obras se unificam não apenas pela possibilidade de enquadramento categórico individual mas principalmente ao evocarem uma rede poética, criada por todas tanto em discurso quanto forma, como explorado no titulo de cada seção.

Data:

1ª Exposição : de 03 a 09 de outubro

2ª Exposição : de 10 a 16 de outubro

3ª Exposição : de 17 a 24 de outubro

Plataforma:

Site do Festival

(Carta Campinas com informações de divulgação)