Após estreia na arena do Espaço Sesc de Copacabana, circulação pelo estado do Rio de Janeiro e outros estados, chega a Campinas nos dias 10, 11, 17 e 18/09, às 20h, no Teatro do SESI Amoreiras, o espetáculo “Mercedes”, do Grupo Emú, que conta a história da primeira bailarina negra do corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2021, comemora-se também o centenário de Mercedes Baptista, figura emblemática da história da dança. O espetáculo tem entrada gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo Meu Sesi (www.sesisp.org.br/eventos).

Mercedes Ignácia da Silva Krieger, nascida em 20 de maio de 1921, bailarina de formação erudita – uma das maiores representantes da cultura afro-brasileira no mundo – foi pioneira da dança moderna brasileira e principal responsável pela disseminação das alas coreografadas do carnaval carioca. A artista é homenageada neste espetáculo teatral em uma viagem pela sua trajetória que, até hoje, contribui para o resgate e preservação da cultura negra brasileira.

Espetáculo Mercedes (Foto: Felipe Alencar)

“O Emú surge da convergência de anseios pautados na formulação de uma zona material poética, que possibilite ao ser negro e artista o agenciamento e autoria de sua própria história. A Cia tem a negritude como uma construção constante e se utiliza do palco como um instrumento para a potencialização do autoconhecimento e para a formulação de personagens não aprisionadas pelas paisagens responsáveis pela limitação das potencialidades do artista e indivíduo negro” – destaca Sol Miranda, atriz, produtora e idealizadora do projeto.

É a partir de sua trajetória que o grupo se lança sobre uma dramaturgia interessada no diálogo da questão racial com a contemporaneidade e agrega à apresentação manifestações artísticas como teatro, dança e música, utilizados como símbolos poéticos de representação da ligação entre a formação clássica e os conhecimentos das danças de matriz africana. O universo da ficção submete um retorno às expressões afro-brasileiras, através da apresentação de uma narrativa em torno da construção da identidade negra na dança brasileira, contada a partir de fatos reais e fictícios da vida da personagem título.

O Grupo EMÚ é uma iniciativa para formação e consolidação de equipes negras no campo de trabalho, subdividindo-se em: Emú Produções Artísticas e Culturais (Produtora), Cia Emú de Teatro Negro e Núcleo de Pesquisas NEGRAHR (UFRJ). Destacam-se em seus projetos o espetáculo “Mercedes” e a Mostra Ultrajado, que recebeu o Prêmio Questão de Crítica 2018. É uma companhia formada para investigação teatral, conciliando um diálogo da questão racial com a contemporaneidade.

“Mercedes”

Dias: 10,11,17 e 18 de setembro

Horário: 20h

Local: Teatro do Sesi Campinas Amoreiras

Ingressos: Reservas pelo Meu Sesi, a partir de 06/9, às 12h (sesisp.org.br/eventos)

Classificação: 12 anos

Duração: 70 min

Entrada gratuita

FICHA TÉCNICA

Concepção e idealização: Sol Miranda

Direção: Juracy de Oliveira e Thiago Catarino

Texto: Cássio Duque e Sol Miranda

Dramaturgia: Grupo Emú

Supervisão de direção e de dramaturgia: Fabiano de Freitas

Elenco: Ariane Hime, Drayson Menezes, Emerson Ataíde, João Nazaré, Paula Pardon, Tatiana Henrique, Tuany Zanini e Sol Miranda

Coreografia e direção de movimento: Fábio Batista

Preparação corporal: Charles Nelson

Bailarinos: Renata Araújo, Ana Gregório, Evandro Machado e Emerson Ataíde.

Direção musical: Sérgio Pererê

Composição musical: Kadú Monteiro e Sérgio Pererê

Composição percussiva biográfica: Kaio Ventura

Piano: Adriano Souzza

Violino: Frida Maurine

Violoncelo: Raquel Terra

Percussão: Kaio Ventura

Efeitos: João Nazaré

Preparação vocal: Priscilla Lacerda

Iluminação: Paulo Cesar Medeiros

Iluminador de cena: Hebert Said

Figurino: Lucas Pereira

Cenografia: Bambuê Arquitetura Viva & Mundo Livres

Fotografia Artística: Daniel Barboza, Felipe Alencar e Júlio Ricardo

Designer Gráfico: Giulia Santos

Assessoria de Imprensa: Marina Franco

Produção: Emú Produções Artísticas

Direção executiva: Sol Miranda

Produção de Marketing Cultural: Aliny Ulbricht

Coordenação de Produção: Nil Mendonça

Produção executiva: Patrícia Rodrigues
Coordenação de produção local: Sim! Cultura

Produção executiva local: Julia Conterno

(Carta Campinas com informações de divulgação)