No ar desde abril de 2020, o #EmCasaComSesc segue em 2021 com uma programação diversificada de espetáculos ao vivo na internet. São shows, apresentações de teatro e dança, e espetáculos para crianças e famílias, sempre mesclando artistas e companhias consagrados no cenário brasileiro com novos talentos. As transmissões acontecem de terça a domingo, às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo .

As transmissões são majoritariamente realizadas diretamente das unidades do Sesc São Paulo, sem presença do público no local e seguindo todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19. Além dos palcos, alguns trabalhos são transmitidos a partir da casa ou do estúdio dos artistas. Tudo em conformidade com as medidas estipuladas pelo Plano São Paulo.

Veja abaixo os destaques da programação da série Teatro #EmCasaComSesc entre os dias 18 e 22 de agosto:

18 de agosto, quarta-feira, 19h
Teatro #EmCasaComSesc
Carcaça de Poéticas Negras em “Mato Cheio”
Direção geral: Ivy Souza
Dramaturgia geral e direção de movimento: Jhonny Salaberg
Com: Anderson Sales, Isamara Castilho, Patrick Carvalho e Piu Guedes

(Foto: Noelia Najera e Filipe Ramos)

A peça é livremente inspirada pelo mito popular dos escravizados e das escravizadas que fugiam pelas linhas férreas em direção ao mar, passando pelo Sítio da Ressaca – quilombo de passagem do começo do século XIX – até chegar aos quilombos da cidade de Santos, no litoral sul de São Paulo. Em cena, Gasta-Botas, Salgada e Ninguém de Oliveira Neta dividem o mesmo corpo-imagético. Uma personagem vista de três perspectivas diferentes que caminha em busca de si e do lugar que ocupa, que anseia chegar ao mar, numa tentativa de reformar o passado, tragar o presente e construir outra possibilidade de futuro. A obra propõe um olhar para o corpo negro em deslocamento pela cidade e para o genocídio e etnocentrismo construído e propagado desde a época da escravatura até os dias de hoje. Na busca por uma representatividade mais plural, periférica e negra, “Mato Cheio” foi construído com estudos aprofundados no Teatro Experimental do Negro (TEN), e com orientação de Salloma Salomão, a partir de depoimentos de pessoas moradoras das regiões de Cidade Ademar, Pirituba e Parelheiros, em São Paulo, e da cidade de Vila Velha, no Espírito Santo. Após a apresentação, acontece um bate-papo com o elenco e a diretora.

Transmissão do Sesc Jundiaí
Classificação indicativa: 12 anos

22 de agosto, domingo, 19h
Teatro #EmCasaComSesc
Projeto Crioulos em “Crioulos Expresso”
Texto e direção: Caio D’aguilar
Com: Fernanda Ross, Kenan Bernardes, Anderson Negreiro e Caio D’aguilar

(Foto: Vitor Pickersgill)

A obra é baseada no espetáculo “Crioulos” (que estreou em 2020 no Sesc Santo Amaro, antes da pandemia), numa versão reduzida para o formato online, concentrada em momentos importantes da narrativa original. A montagem narra a trajetória do personagem Crioulo, que perde seu pai, um ativista das causas sociais, morto por policiais milicianos numa terra mesclada entre lutas raciais afro-americanas e afro-brasileiras, onde as contradições de cada país se assemelham. Com situações cômicas e ácidas, a partir de histórias que revisitam décadas de preconceito, violência, conflitos de raças e identidade, a obra é uma crítica mordaz a respeito das questões raciais, tão presentes nos dias de hoje. Após a apresentação, acontece um bate-papo com o elenco e o diretor.

Transmissão do Sesc Santana
Classificação indicativa: 12 anos

(Carta Campinas com informações de divulgação)