.Por Roberto Ravagnani.

Hoje em uma conversa sobre o voluntariado, mais uma vez percebi a quantidade de possibilidades que este trabalho nos traz, as vezes tenho que me ouvir novamente para perceber. É uma ferramenta incrível de transformação pessoal, social e profissional. Minha conversa estava pautada na questão da educação, o quanto a educação teria de ganho colocar este tema como pauta continua dentro da grade curricular.

(foto annie spratt – upl)

As crianças, teriam um aprendizado para a vida que poucas matérias trariam de forma tão natural e intensa. Para aqueles que tem uma visão mais social, podem colocar este aprendizado como sendo importante para aprender a compaixão, a solidariedade, o assistencial e até mesmo a ligação com a questão religiosa.

Outros mais céticos podem perguntar o que tem coma formação pessoal, eu diria que a criança com esta bagagem, pode se tornar um adulto melhor e mais preocupado com o próximo e tornando-o mais sensível as causas humanitárias e por ultimo mas não menos importante, para aqueles que só tem em mente a carreira das crianças, o trabalho voluntário é uma ferramenta para conseguir habilidades especificas que poucos cursos ou treinamentos seriam capazes de trazer, bem como melhorar, estimular o QE (quociente Emocional), importante pois segundo pesquisas internacionais, trazem que 80% dos trabalhadores de forma geral, hoje perdem suas posições de trabalho não mais por questões técnicas, mas sim por falta de quociente emocional, por não conseguir se relacionar com o diferente, não consegue trabalhar em equipe, não consegue dialogar e respeitar a opinião alheia.

Percebemos então a quantidade de possibilidades de aprendizados que a criança pode vir a obter, através de uma atividade tão rica, que não é necessário a prática, mas o conhecimento do conceito já é uma bagagem importante para se levar pela vida.

Por isso a luta para ter mais voluntários e pessoas falando e entendendo o assunto.

Por falar em divulgação do assunto, o Ser Voluntário, que está aqui nos jornais e mídias escritas, no Rádio e agora está na TV. Programa Ser Voluntário no canal 08 da NET (Vale do Paraíba) todo domingo as 15h30 e na internet no meu site www.robertoravagnani.com.br/produto, cai direto nos programas.