Online – “Poemas Atlânticos”, a mais recente criação do Menos1 Invisível Núcleo de Dança, inspirada no pensamento do ensaísta, filósofo e poeta negro martinicano Édouard Glissant – especialmente no livro “Poética da Relação” (2011) -, para abordar a necessidade de trânsito e cooperação inter-racial como forma de sobrevivência num mundo hostil ao diferente, tem apresentações nos dias 21 e 22 de agosto, às 16h, com transmissão virtual em parceria com o Teatro Flávio Império e ingressos gratuitos no link https://www.sympla.com.br/produtor/menos1invisivel. No domingo, acontece um bate-papo com os artistas após a apresentação.

(Foto: Kelson Barros)

Tendo a água e o mar como fio condutor do trabalho, os sete bailarinos-criadores – Edi Cardoso, Felipe Cirilo, Mônica Caldeira, Paulina Alves, Rafael Carrion, Rafael Markhez e Cléia Plácido – dançam, primeiro, a escassez, a tentativa de manter-se e sustentar relações insustentáveis, até uma total transformação a partir da convivência e da força da coletividade, revelando novas formas de habitar o mundo, de celebrar a vida e a coexistência, sem a criação de muros – reais ou abstratos.

Elementos poético-cenográficos, como o balde que, sobre a cabeça, remete à reminiscência da lata d’água tão presente nos sertões do mundo afro-atlântico e nas lembranças de infância periféricas, retratam as relações de poder, subjugação e ausência, mas também provocam outras presenças e memórias que ecoam vitalidade, pertencimento e resiliência.

Criação coletiva, “Poemas Atlânticos” tem luz de Hernandes Oliveira, trilha sonora de Sandra-X e Valquíria Rosa, com participação de Pedro Peu, e figurinos assinados por Samara Costa. Durante o processo de criação, Wellington Duarte (Núcleo Entretanto) atuou como provocador dramatúrgico e Eduardo Fukushima e Pedro Peu colaboraram na preparação corporal.

Ainda em agosto, o espetáculo segue acolhido por quatro Casas de Cultura parceiras responsáveis pela exibição, sempre às 20h: dia 27 (sexta), M’Boi Mirim; dia 28 (sábado), Chico Science; dia 29 (domingo), Itaim Paulista; e dia 30 (segunda), Casa de Cultura da Vila Guilherme.  Os ingressos gratuitos devem ser retirados no mesmo link https://www.sympla.com.br/produtor/menos1invisivel  .

“Poemas Atlânticos” integra o projeto “Mergulho”, contemplado pela 28ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.

“Poemas Atlânticos” – Menos1 Invisível – Núcleo de Dança

21 e 22/8 (sábado e domingo), 16h – Teatro Flávio Império

27/8 (sexta), 20h – Casa de Cultura M’Boi Mirim 

28/8 (sábado), 20h – Casa de Cultura Chico Science 

29/8 (domingo), 20h – Casa de Cultura Itaim Paulista 

30/8 (segunda), 20h – Casa de Cultura da Vila Guilherme 

(*dias 22 e 29, bate-papo após apresentação)

Link para reserva de ingressos gratuitos 

https://www.sympla.com.br/produtor/menos1invisivel

Classificação indicativa: 16 anos.

Ficha Técnica

Concepção, direção geral e artística: Cléia Plácido 

Artistas da dança e co-criadores: Edi Cardoso, Felipe Cirilo, Mônica Caldeira, Paulina Alves, Rafael Carrion, Rafael Markhez e Cléia Plácido.

Provocações dramatúrgicas: Wellington Duarte

Preparação corporal: Eduardo Fukushima e Pedro Peu 

Trilha sonora: Sandra-X, Valquíria Rosa e participação de Pedro Peu 

Desenho de Luz: Hernandes Oliveira

Figurino: Samara Costa

Assessoria de imprensa: Elaine Calux

Redes sociais: Renata Pimpinatti, Rúbia Galera e Talita Bretas (Portal MUD) 

Produção: Dafne Nascimento e Kelson Barros

(Carta Campinas com informações de divulgação)