A programação de cinema da série #CinemaEmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo com curadoria do Cine Sesc, traz todas as semanas diversos títulos com acesso gratuito pela plataforma do Sesc Digital.

A programação semanal traz filmes contemporâneos e clássicos, ficção e documentários.

Os filmes têm permanência temporária na plataforma.

Atualmente, a série #CinemaEmCasaComSesc traz duas programações especiais. Até o dia 13 de agosto, acontece a mostra “Luta Yanomami: Cinema como Aliado”.

Cena de Xapiri, com direção de Leandro Lima, Gisela Motta, Laymert Garcia dos Santos, Stella Senra e Bruce Albert

Com curadoria das antropólogas Majoí Fávero Gongora e Ana Maria Machado, em parceria com o CineSesc, a mostra Luta Yanomami: Cinema como Aliado exibe longas, médias e curtas-metragens que buscam visibilizar a situação vivida pelos Yanomami e fazer ecoar seus pedidos de socorro que têm sido ignorados nos últimos anos.
Os Yanomami são um dos maiores e mais conhecidos povos indígenas do Brasil, com mais de 28 mil pessoas. Hoje, vivem um momento dramático, ameaçados pela presença ilegal de mais de 20 mil garimpeiros em seu território, pelo desmonte de políticas públicas voltadas aos povos originários e pela grave situação sanitária.

Essa programação especial tem por objetivo ampliar o alcance das vozes Yanomami a partir de filmes produzidos na última década por diretores Yanomami e não-indígenas e de quatro encontros com a participação de convidados indígenas e aliados da causa, para aprofundar temas abordados nos filmes e os principais problemas enfrentados por esse povo.

Os filmes em exibição podem ser conferidos AQUI.

A série também traz até 21 de agosto, filmes que compõem a programação “Curta em francês”.

Cena de L’amour existe, de Maurice Pialat

Realizada pela Aliança Francesa Brasil em parceria com o Sesc São Paulo e o apoio da Embaixada da França no Brasil, da Wallonie-Bruxelles International e do Institut Français Paris, a série Curta em Francês apresenta a programação Espèces d’Espaces, reunindo 13 curtas-metragens em francês, legendados em português.

O título Espèces d’Espaces (em português, Espécies de Espaços) é uma referência à obra de Georges Perec. O autor, tal como essa programação de curta-metragens, decidiu focar na poética dos espaços que nos rodeiam. A arquitetura e o urbanismo nos permitem reconsiderar os lugares nos quais moramos e o vínculo entre a trajetória pessoal íntima e os espaços. Os filmes contam a cidade com um olhar documental, histórico, romântico, político ou até alternativo. 

A mostra apresenta uma seleção de produções no âmbito do Congresso Mundial de Arquitetura 2021 realizado pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro, de 18 a 22 de julho.

Os filmes em exibição nessa mostra podem ser conferidos AQUI.

Veja também as últimas estreias na programação geral da série #CinemaEmCasaComSesc:

Mulholland Drive: Cidade dos Sonhos (EUA | 147 min. | 2001 | ficção  | 14 anos)
Direção: David Lynch Elenco: Naomi Watts, Laura Harring, Jeanne Bates, Robert Forster, Justin Theroux

Filme disponível até 28/08/2021

Quando a morena Rita, machucada e amnésica, encontra a loira aspirante a atriz Barbie Betty, ambas iniciam uma jornada em busca da verdade por trás da identidade de Rita. Ao longo de Mulholland Drive, nada é o que parece. Ambientada no universo irreal de Los Angeles, David Lynch explora a natureza esquizofrênica da cidade numa mistura desconfortável de inocência e corrupção, amor e solidão, beleza e depravação. Lynch constrói habilmente um enigma hipnotizante, impulsionando-nos através de um misterioso labirinto de experiências sensuais até alcançarmos o cruzamento onde sonhos e pesadelos se encontram.

Party Girl (França | 2014 | 97 min. | ficção | 14 anos)
Direção: Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis Elenco: Angélique Litzenburger, Joseph Bour, Mario Theis

Filme disponível até 28/08/2021

Angélique é uma hostess de 60 anos que ainda gosta de festa e de homens. Trabalhando em um cabaré perto da fronteira franco-alemã, ela começa a ver a clientela tornar-se cada vez mais rara. Mas Michel, seu cliente regular que sempre foi apaixonado por ela, um dia a pede em casamento. Inspirado na história da mãe do diretor Samuel Theis, o filme conta com a própria família do realizador no elenco, no qual interpretam a si mesmos. 

Cidade Baixa (Brasil | 2005 | 100 min | ficção | 18 anos)
Direção: Sérgio Machado Elenco: Alice Braga, Wagner Moura, Lázaro Ramos

Filme disponível até 28/08/2021

Deco e Naldinho  são amigos desde pequenos e ganham a vida fazendo fretes a bordo de um barco na Bahia. Em uma de suas viagens conhecem Karinna, uma stripper para quem oferecem carona até Salvador. Começa a se formar um tenso triângulo amoroso. Numa rinha de galo em Cachoeira, Naldinho se mete em confusão, leva uma facada e os três são obrigados a fugir. Em Salvador, Naldinho começa a se recuperar, Deco sai em busca de ganhar dinheiro e Karinna vai trabalhar numa boate. A possibilidade de uma vida a três logo se mostra inviável diante dos ciúmes e dos rancores que surgem entre os dois amigos e o trio se separa. Deco volta a lutar boxe, Karinna continua na boate, Naldinho começa a assaltar farmácias, mas a paixão e o desejo que sentem uns pelos outros se transforma em obsessão e a vida a três parece ser um caminho sem volta. Um filme sobre amizade, sexo e paixão que mostra uma Bahia que não aparece nos cartões postais.

Aluga-se Uma Casa Com Todos Os Inconvenientes (Russia | 2016 | 90min. | ficção | 12 anos)
Direção:
 Vera Storozheva Roteiro: Olga Popova, Vera Storozheva e Olga Zhukova Música: Yuri Poteenko Elenco: Viktorya Isakova, Svetlana Khodchenkova e Irina Pegova

Filme disponível até 29/08/2021

Corretor ambicioso aluga a mesma casa para várias famílias. Depois de algumas situações embaraçosas as coisas parecem estar caminhando bem, quando o proprietário do imóvel retorna de uma viagem sem saber que o amigo a quem ele emprestara a casa a tinha alugado. O filme integra a programação da mostra Realizadoras Soviéticas.

(Carta Campinas com informações de divulgação)