Internautas norte-americanos fizeram comparações entre a agenda política do Talibã, que tomou o poder no Afeganistão neste final de semana, com a de membros do partido Republicano dos Estados Unidos. Mas os internautas brasileiros mostraram que o que pensa o Talibã também é igual ao pensamento de fanáticos religiosos do bolsonarismo.

(Fotos fernando frazão – ag brasil – e foto de tela)

A aproximação entre o Talibã e a extrema-direita do Brasil e dos EUA pode ser vista em reportagem da Newsweek, em que revela que o Talibã apoiava a eleição de Donald Trump. “O porta-voz da linha dura do Taleban afegão, Zabihullah Mujahid, disse à CBS News por telefone no sábado que os líderes do grupo ficaram felizes em saber que Trump está se recuperando de seu diagnóstico de COVID-19. A liderança do Taleban disse que “espera” que Trump ganhe as eleições presidenciais de 3 de novembro contra o ex-vice-presidente Joe Biden. O grupo disse que a razão para endossar o presidente dos EUA está ligada aos esforços contínuos de seu governo para retirar as 5.000 tropas militares restantes do Afeganistão após 19 anos de combate no Oriente Médio – a guerra mais longa da história da América”, diz a reportagem de outubro de 2020.

Mais que isso, os internautas ressaltaram a pauta de costumes do Talibã, que é semelhante à dos bolsonaristas: rejeitar a ciência, ser contra a vacina, criar um Estado de caráter religioso, exibição de armas, desprezo pela democracia, discurso autoritário, ensino fundamentalista religioso em escolas, banir o aborto e tornar ilegal o casamento gay. O mesmo discurso dos bolsonaristas.