O assassinato de Ester de Oliveira, de apenas 4 anos, em Santo André, no ABC Paulista, no final da noite deste domingo, 11, é mais um crime banal gerado pelo aumento de homicídios no Brasil. De acordo com informações Polícia Civil, o pai da menina Jorge Willian de Oliveira e o atirador tinham uma briga antiga, de alguns anos. Jorge contou que em 2018 os dois eram vizinhos e brigaram por conta do estacionamento de um carro em frente a uma garagem.

(foto reprodução)

A menina Ester entrou na estatística do aumento de homicídios. Após dois anos em queda, as mortes violentas voltaram a crescer no Brasil em 2020, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgados na quinta-feira 15. Ao todo, foram notificados 50.033 assassinatos no País no ano passado. A taxa do Brasil atingiu 23,6 homicídios por 100 mil habitantes.

Um dos motivos é o aumento do número de armas de fogo circulando. Com a chegada do governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro (Sem Partido), mais de 20 decretos foram feitos liberando e facilitando o acesso a armas de fogo. Brasil tem mais de 2 milhões de armas de fogo registradas com a população.