Há pouco mais de um ano no ar, o #EmCasaComSesc segue em 2021 com uma programação diversificada de espetáculos ao vivo na internet. São shows, apresentações de teatro e dança, e espetáculos para crianças e famílias, sempre mesclando artistas e companhias consagrados no cenário brasileiro com novos talentos. As transmissões acontecem de terça a domingo, às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo .

Parte das transmissões é realizada diretamente das unidades do Sesc São Paulo, sem presença do público no local e seguindo todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19. Além disso, as apresentações também são transmitidas da casa ou do estúdio de trabalho dos artistas. Tudo em conformidade com as medidas estipuladas pelo Plano São Paulo.

(Foto: Bob Souza)

Nesta quarta-feira (14/07), a programação Teatro #EmCasaComSesc recebe Camila dos Anjos e Iuri Santana com o espetáculo “A Catástrofe do Sucesso”. Resultado de uma pesquisa sobre a vida e a obra de Tennessee Williams (1911-1983), a montagem, que tem direção de Marco Antônio Pâmio, é composta dos textos “Mister Paradise” e “Fala Comigo Como a Chuva e Me Deixa Escutar” e do artigo autobiográfico “A Catástrofe do Sucesso”, todos do dramaturgo norte-americano.

A peça marca a continuidade da parceria de Camila dos Anjos e Marco Antônio Pâmio, que em 2014 montaram “Propriedades Condenadas” – união de dois textos curtos de Williams: “Esta Propriedade Está Condenada” e “Por Que Você Fuma Tanto, Lily?”. Em “A Catástrofe do Sucesso”, a dupla optou por exibir as peças na íntegra e em sequência, entremeadas por trechos do artigo de Tennessee Williams. Os textos, escritos entre as décadas de 1930 e 1950, se mostram contemporâneos e pertinentes aos dias de hoje.

Em “Fala Comigo Como a Chuva e Me Deixa Escutar”, primeira parte da peça, um homem e uma mulher mantêm uma relação distante, em um quarto mobiliado na Oitava Avenida de Manhattan. A situação em que vivem é precária e sem esperança de mudança. Ele começa a narrar para ela o pouco que recorda da noite anterior e propõe uma reaproximação. Para confrontar a solidão de seu presente, a mulher começa, em uma espécie de transe, a narrar um futuro repleto de situações que não acontecerão. Em sua imaginação, ela se registrará sob um nome falso, em um pequeno hotel da costa, onde envelhecerá sem nenhum tipo de contato social.

Já “Mister Paradise” fala de uma garota que encontra em um antiquário um livrinho de versos que servia como calço para uma mesa. Encantada com a poesia contida na obra, ela começa a escrever cartas para o autor. Não obtendo resposta, decide ir até a residência de Mister Paradise, o autor do livro, com o objetivo de conhecê-lo e de resgatar sua obra esquecida. Há um embate entre eles, pois Mister Paradise é extremamente descrente em relação ao poder que a arte pode exercer na sociedade atual. Após a apresentação, o diretor e o elenco participam de um bate-papo com o público. Classificação indicativa: 16 anos.

(Carta Campinas com informações de divulgação)