Dia 08 de julho é considerado o Dia Nacional da Ciência e Dia do Pesquisador, em referência à fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entidade civil sem fins lucrativos voltada para a defesa do avanço científico, desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.

Ciência, educação e cultura estão juntas no projeto AnimaFísica, que busca divulgar conceitos da Física de Partículas para o público geral, não especializado, através do uso de desenhos animados, estimulando estudantes, professores e interessados em novas descobertas.

(Imagem: Divulgação)

O projeto de divulgação científica reúne pesquisadores e estudantes do Instituto de Física ‘Gleb Wataghin’ da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). “Falar de Física por meio de animações foi o ponto de partida. Além de dois curtas-metragens, obras de Maurício Squarisi, reunimos um grupo de alunos de graduação que preparou uma série de vídeos explicando os conteúdos mais específicos mencionados nos filmes, um podcast e estamos finalizando um e-book. Todo o material é aberto, disponível no nosso site, acessível para estudantes, professores que queiram usar os conteúdos em aula, e a qualquer pessoa que goste do tema”, convida Marcelo Guzzo, idealizador do projeto e professor titular do Instituto de Física da UNICAMP.

O curta-metragem “Raios Cósmicos”, a segunda animação do AnimaFísica, acaba de estrear no site e no canal do Youtube do projeto (https://youtu.be/itZA-rjTSIE). Com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do DRCC (Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia) da Unicamp, o filme acompanha um diálogo entre a jovem Mari e seu pai, o professor Pedro, que conhecem o novo álbum da banda de rock favorita da garota. Com muita música, o filme destaca também a importância do trabalho de cientistas como o brasileiro Cesar Lattes e Gleb Wataghin, que dá nome ao Instituto de Física da Unicamp.

Os personagens Mari e Pedro surgiram pela primeira vez no curta “Quarks & Léptons, lançado em outubro de 2019, que apresenta a visão atual do modelo atômico, conteúdo que faz parte da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A animação também está disponível para visualização no Youtube (https://youtu.be/Fo6Pz_3Dil4)

À frente das animações está o cineasta Maurício Squarisi, que trabalha há mais de 40 anos com cinema de animação e dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas ao lado de seu fundador, Wilson Lazaretti. Em atividade desde 1975, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. Com mais de 300 filmes produzidos, entre obras próprias e produzidas nas mais de 2500 oficinas de animação ministradas, o Núcleo tem dois longas-metragens lançados e é um dos mais longevos e atuantes polos de produção no segmento no país.

Quem quiser acessar todos os conteúdos do projeto AnimaFísica, pode conhecer o site www.animafisica.com.br, ou seguir o projeto pelas redes sociais.

AnimaFísica: Física de Partículas sob o olhar da animação

www.animafisica.com.br

Canal no Youtube: www.youtube.com/channel/UC4T0iWBg9oQhiXuyw9x2G_w

Facebook: www.facebook.com/animafisica

Instagram: www.instagram.com/animafisica

Twitter: www.twitter.com/animafisica

Spotify: https://sptfy.com/65Zb

Projeto de divulgação científica através de desenhos animados, ligado ao Projeto Temático ‘Desafios para o Século XXI em Física e Astrofísica de Neutrinos’, do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Apoio: Fapesp, GEFAN (Grupo de Estudos em FÍsica e Astrofísica de Neutrinos) e DRCC (Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia IFGW)

Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Moraes Guzzo

Pesquisador: Prof. Dr. Orlando Luis Goulart Peres

Animação de Mauricio Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Colaboradores:

Eduardo Akio Sato (Mestre e Doutorando em Física pela Unicamp)

Dayane Fumiyo Tokojima Machado (Mestre em Divulgação Científica e Doutoranda em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp).

Material de apoio – Alunos de graduação do Instituto de Física da Unicamp:

Diego Sena Simão

Eduardo Scotton Arruda

Eduardo Walter da Silva