A exposição Besɨro Yes, do artista visual boliviano Leoni, poderá ser vista a partir do dia 31 de julho, sábado, das 11h às 16h, na Rabeca Cultural, em Sousas, com entrada gratuita.

Besɨro Yes é um projeto artístico que condensa a pesquisa realizada entre 2018 e 2019 em San Javier, a primeira missão jesuíta da Bolívia, abordando a língua chiquitana, atualmente em perigo de extinção, no contexto do ritual pré-colombiano dos Yarituses (patrimônio cultural e imaterial) e da transformação ao longo da história influenciada pela transculturação.

Cuadro base (Imagem: Divulgação)

Idealizado e realizado pelo artista visual Leoni, o projeto busca, através da pintura, vídeo, audiodocumental e realidade aumentada, mergulhar no conhecimento ancestral das culturas indígenas que habitavam a Chiquitania (zona de transição entre o Chaco e a Amazônia) para entender melhor a dinâmica da cultura e as dominações invisíveis que estão ocorrendo ao longo da história até hoje.

Besɨro Yes é uma experiência sensorial que convida você a refletir sobre a sociedade atual e a globalização cultural que tem formatado o modo de fazer, de pensar, de interagir. É um convite a olhar para dentro, para nos perguntarmos de onde viemos e onde vamos, para olhar a modernidade com identidade.

Uma outra exposição homônima do artista ocorrerá concomitantemente na galeria de Arte do Hotel Los Tajibos em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia.

Leoni, cidadão do mundo desde 1976, artista visual, atualmente reside em Campinas, formado na carreira de Artes Plásticas na Universidad Mayor de San Andrés (La Paz-Bolivia). Desenvolve-se em diversas manifestações artísticas: pintura, muralismo, performance e instalações.

Apresentou exposições individuais e coletivas na Bolívia, Costa Rica, Uruguai, Brasil, Chile, Peru, Áustria, Estados Unidos e Moçambique.

Suas obras são o reflexo de sua pesquisa experiencial com diferentes culturas, ciente de que ele é movido por uma energia, busca o equilíbrio entre o conhecimento ancestral e o moderno, sua obra é inspirada nas identidades dos povos e na sabedoria da natureza.

Ele considera a arte como um estilo de vida, trabalha exclusivamente na arte desde 2000, recebeu reconhecimento por mérito pictórico, contribuição para a educação ambiental e impulso artístico cultural em várias cidades da Bolívia.
Deu oficinas de pintura e criatividade no COBIMI, Escola de São Jorge e empresa Sinteplast, oficinas de muralismo na Universidade Amazônica de Pando, Sub-Governação do Departamento de Tarija e CRE Santa Cruz, oficinas de arte com crianças com TDHA em Intraid Tarija e idosos com Sinteplast Santa Cruz. Sua obra está no livro “Arte Contemporânea da Bolívia” (Ed. 2020). Foi criador e coordenador na concepção e execução de centros de interpretação, museus vivos, stands e painéis interativos para a WWF, Conservation International, Noel Kempff Museum, COBIMI, FAN, PRAEDAC, CABI, BOLFORT em mais de 8 áreas protegidas da Bolívia.

Exposição Besɨro Yes
Artista Visual Leoni
31 de julho
Sábado
Das 11h às 16h
Rabeca Cultural – Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas, Campinas, SP.
Até 08 de setembro
Entrada gratuita
Horários de Visitação: De segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, sábados das 9h às 12h, ou com agendamento prévio

(Carta Campinas com informações de divulgação)