.Por Roberto Ravagnani.

Há tanto o que falar sobre o voluntariado que não sei muito por onde começar, visto o pouco espaço que tenho nas colunas que escrevo, mas é proposital, visto que você terá assunto novos todas as semanas para ler ou ouvir.

(foto anacarlos1972 – pl)

Hoje resolvi falar de algumas das verdades sobre o voluntariado:

• Voluntariado faz bem para quem pratica. Eu o chamo até de “egoísta”, na minha visão, quem pratica ganha mais do que quem recebe. Estudos mostram que voluntariado faz bem tanto para a mente como para o corpo, ajuda na socialização, ajuda a controlar o stress, pressão arterial, além de trazer um sentido para a vida.

• Voluntariado pode ser um tempo valioso com a família. Tenho uma filha pequena e já a levamos a diversas ações de voluntariado, adequadas para sua idade e compreensão. É uma ótima oportunidade de passarmos um tempo de qualidade e de ensiná-la valores essenciais, além do aprendizado que levará para toda sua vida. Quem já fez um trabalho voluntário sabe que voluntariado está longe de ser somente um tempo dedicado ao próximo. É um tempo dedicado a você em primeiro lugar! E ainda uma oportunidade de aprendizado e diversão em família, por que não?

• Voluntariado traz conhecimento e aprimoramento pessoal. Conheço diversas histórias de profissionais que resolveram ser voluntários para ter mais experiência profissional, das mais diversas áreas, desde professor a engenheiro. Uma sugestão que sempre dou aos jovens, uma forma de adquirir a tal experiência solicitada por muitos empregadores, é praticar através do trabalho voluntário. Você ajuda e aprende! É uma grande oportunidade de adquirir habilidades que são bem-vistas pelo mercado de trabalho, além de ser ótimo para o currículo. 

• Voluntariado todo mundo pode fazer. Existe um trabalho voluntario adequado para cada ser humano na terra, não é um exagero escrever isto, do menor ao maior grau de envolvimento e para todos os gostos, existe uma possibilidade. Busque a sua e incentive as pessoas mais próximas que encontrem atividades que tragam prazer também e respeite o envolvimento de acordo com sua disponibilidade.

• Voluntariado é divertido. Já trabalhei em áreas pós terremotos, em áreas de desastres ambientais, em áreas sem a menor condição sanitária, em todas tive a oportunidade de ver muitas pessoas juntas fazendo o bem. Além disso, conheci muita gente, ri muito. Não senti os dias passarem e não tive o sentimento de perda de tempo, muito pelo contrário. Foram únicos e especiais!

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, da IPA Brasil e da AFINCO, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU, Membro Hub One, Líder Internacional de Yoga do Riso, Conselheiro de Relações Sociais e Familiares do Instituto i. s. de desenvolvimento e sustentabilidade Humana, Diretor da rádio Tom Social, Global Friends of Volunteering (IAVE) e Associado da VRS Consult da Guatemala. www.robertoravagnani.com.br; @roberto.ravagnani