O #EmCasaComSesc segue em 2021 com uma programação diversificada de espetáculos ao vivo na internet. São shows, apresentações de teatro e de dança, e espetáculos para crianças e famílias, sempre mesclando artistas e companhias consagrados no cenário brasileiro com as novas apostas. As transmissões permanecem de terça a domingo, às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo , exceto a apresentação para crianças, no sábado, que ocorre às 15h.

Em conformidade com as medidas estipuladas pelo Plano São Paulo no combate à pandemia, as transmissões do #EmCasaComSesc permanecem sendo realizadas da residência ou estúdio de trabalho dos artistas, seguindo todos os protocolos de segurança.

Terça-feira é dia de instrumental dentro da programação do Música #EmCasaComSesc, que nesta semana, em 04/05, recebe direto de Recife (PE) a violeira, violonista, arranjadora e pesquisadora Laís de Assis. A artista apresenta seu trabalho com a viola de dez cordas, trazendo como fonte de inspiração o universo da música popular nordestina. Experimenta diversos ponteados, sonoridades e texturas, mantendo sempre o sotaque nordestino impresso no instrumento. O repertório do show é formado por obras de nomes como Sebastião Biano (“Vira Folha”), Jackson do Pandeiro (“Sebastiana”), Levino Ferreira (“Lágrimas de Folião”) e Adelmo Arcoverde (“Repente N°3”), além de composições autorais de Laís. O show conta com a participação de Alex Santana (tuba) e Gilú Amaral (percussão), ambos integrantes da Orquestra Contemporânea de Olinda. Durante a apresentação, a instrumentista interage com o público respondendo perguntas e comentários enviados pelo chat do YouTube. Classificação indicativa: Livre.

Lais de Assis (Foto: Vinicius Ramos)

Na quarta-feira (05/05), dia de Teatro na programação do #EmCasaComSesc, a performer, encenadora e pesquisadora Elisa Band apresenta o monólogo “Nica”, direto de São Paulo . O espetáculo, com direção, dramaturgia e atuação de Elisa, fala de rotas alteradas e caminhos desviantes. Uma performer compartilha a criação de sua obra, propondo um percurso, ao ligar vertiginosamente diferentes assuntos: procedimentos cardíacos, colonização do Brasil, moradia em locais com risco de terremoto, amor e morte, alfândega e comportamento de formigas. “Nica” trata das manifestações do extraordinário contidas dentro do banal; das histórias extraoficiais que irrompem dentro do que é suposto e legitimam, pelo risco e pelo inesperado, possibilidades diferentes das imaginadas ou traçadas. Após a apresentação, Elisa participa de um bate-papo com a crítica e curadora de teatro Daniele Avila Small. Classificação: Livre.

Nica (Foto: Elisa Band)

Quinta-feira (06/05), direto de São Paulo, o Dança #EmCasaComSesc recebe o coreógrafo e bailarino Marcos Abranches com o solo “Canto dos Malditos”. A solidão, o fracasso, a tristeza e a desesperança frente às atrocidades da vida são os pontos de partida do espetáculo de dança contemporânea concebido e performado pelo artista. Como um desabafo, Abranches traz à cena seus conflitos e questões sobre o homem e a sua inconsistência; sobre a precariedade das relações que nunca se completam; sobre o amor e o abandono, o canto de todos os malditos. A desestética do movimento é sentida pelo abandono e pela rejeição, entendendo que o alívio está no amparo do amor. Marcos utiliza a própria deficiência como referência de estudo para a construção de sua linguagem artística corporal, sendo o único coreógrafo brasileiro com paralisia cerebral a propor um estudo sobre dança. “Canto dos Malditos” tem como inspiração o livro homônimo escrito por Austregésilo Carrano Bueno (1957-2008) e conta com orientação dramatúrgica de Sandro Borelli. Classificação indicativa: 14 anos.

Canto dos Malditos (Foto: Alex Merino)

Agenda de 04 a 06 de maio:

04/05, terça-feira, 19h
Música #EmCasaComSesc
Laís de Assis (violão de dez cordas) | Participação: Alex Santana (tuba) e Gilú Amaral (percussão)
Classificação indicativa: Livre

05/05, quarta-feira, 19h
Teatro #EmCasaComSesc
Elisa Band em “Nica”
Classificação indicativa: Livre

06/05, quinta-feira, 19h
Dança #EmCasaComSesc
Marcos Abranches em “Canto dos Malditos”
Classificação indicativa: 14 anos

(Carta Campinas com informações de divulgação)