Em São Paulo – Fica em cartaz até o dia 24 de Julho de 2021 na OMA Galeria a exposição “Como se a paixão fosse uma grande esponja molhada”, com curadoria de Raphael Fonseca. A mostra individual de Renan Marcondes exibe trabalhos que exploram a relação de seu corpo com objetos, o espaço e outros corpos ao mesmo tempo em que questionam a figura tradicional do artista.

O amador, 2021, Renan Marcondes
5 fotografias impressas sobre papel algodão acompanhadas por vídeo (30 x 15 cm)

Apesar de ser mais conhecido por seu trabalho com a performance, Marcondes tem a experimentação como marca de sua pesquisa, utilizando-se de linguagens como fotografia, desenho e pintura para esta exposição. No vídeo “O amador”, o espectador vê flashes do artista vestindo um objeto que se assemelha a um arco e flecha enquanto faz movimentos indecifráveis à primeira vista. Uma inspeção mais cuidadosa das fotos dispostas no espaço revela que no lugar da flecha há um pincel e ao invés de usar os braços, Marcondes usa o corpo todo para pintar uma partitura. Com essa ação, que culmina na obra “O amante”, questiona a ideia convencional do que é pintar e ser um artista. Ele se coloca no lugar do “amador”, que não necessariamente é aquele que não sabe fazer bem algo, mas sim alguém movido pelo amor e não necessariamente pelo desejo de sucesso.

Em outro de seus trabalhos, o vídeo “Cena”, o artista manipula um corpo inerte como se fosse uma marionete, suportando-o com grande esforço e lhe conferindo diferentes movimentos. Essa “marionete” veste uma peruca branca e óculos escuros, em uma referência ao artista Andy Warhol. Segundo Marcondes, “Eu sempre fui fascinado por esse artista, porque eu nunca o entendi direito e, mesmo assim, ele parece ter criado bases e regras para como um artista deveria se comportar publicamente.”

Renan Marcondes é doutorando em Artes da cena pela Universidade de São Paulo e faz aproximações entre performance, dança, pesquisa teórica e escultura. Mesclando essas linguagens, propõe situações cíclicas onde o corpo aparece submetido a elementos que o humano sempre buscou dominar, como o chão, a força da gravidade, os objetos e o olhar. A exposição na OMA Galeria tem entrada gratuita.

O artista ainda participa de exposição na Casa de Cultura do Parque, intitulada “Ensaio para uma cidadania mundana”, com curadoria de Ruy Luduvice, onde apresenta uma série de vídeos. Haverá uma mesa de abertura no dia 9 de Junho, às 19h, no Facebook e no canal no YouTube do espaço.

Exposição: “como se a paixão fosse uma grande esponja molhada”
Local: OMA Galeria
Endereço: Rua Carlos Gomes, 69 – Centro – São Bernardo do Campo – São Paulo.
Visitação: de 28 de Maio a 24 de Julho de 2021.
Horário: terça a sexta das 13h às 18h e sábado das 10h às 15h.
Entrada gratuita com agendamento por WhatsApp: (11) 95595-0797
Mais informações: (11) 97153-3107
E-mail: [email protected]

(Carta Campinas com informações de divulgação)