Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), entre os dias 12 e 15 de abril, revelou que 975 Municípios afirmam que têm o risco iminente de ficar sem medicamentos do chamado “kit intubação” para atendimento de pacientes com Covid-19 em estado grave. Outras 391 cidades é possível faltar oxigênio.

(foto marcelo camargo – ag brasil)

A pesquisa contou com a participação de quase 3 mil municípios e trouxe informações complementares sobre a vacinação. Segundo o levantamento, 1.449 cidades optam por guardar a segunda dose da vacina para garantir a imunização do público prioritário, enquanto 1.426 optam por aplicar todas as doses enviadas pelo Ministério da Saúde. O governo Bolsonaro tem dificuldade de gerir a crise sanitária e já trocou 4 ministros da Saúde desde o início do governo. O próprio Bolsonaro, desde o início, tem boicotado ações do próprio governo para combater a pandemia, inclusive chegou a entrar na Justiça para impedir ações em prol do isolamento social.

Mais de 2,8 mil gestores municipais garantiram que têm capacidade para aumentar as imunizações, se a quantidade de vacinas disponíveis nos Municípios fosse maior.