“Gestos Barreiras”, série de três vídeodanças produzida pelo Laboratório de Manuseio Coreográfico, plataforma de pesquisa e criação interessada nas relações entre gesto, cotidiano, memória e coreografia, dirigida pela bailarina e coreógrafa Camila Venturelli, faz temporada de estreia em três sessões (dias 19, 20 e 21/5, às 20h), em parceria com a Oficina Cultural Oswald de Andrade, com exibição aberta pelo canal do YouTube das Oficinas Culturais, no link http://poiesis.o rg.br/maiscultura/oficinas_culturais/projeto-gestos-barreiras-videodancas/.

Gestos Barreiras (Foto: Camila Venturelli)

Os vídeos, que dão a ver diferentes aspectos do gesto no contexto da pandemia do Covid-19, focalizam três estados de um mesmo tempo organizados em dramaturgias gestuais. O primeiro, “Sustentar a falta”, sublinha aquilo que aparece na falta, na impossibilidade do fazer, em que a produtividade dá lugar a gestos possíveis entre a sustentação e a desistência.

Depois vem “Barrar em gestos”, que traz a literalidade da ação de barrar sublinhando aspectos despercebidos na repetição exaustiva – e necessária – do cotidiano.

Por fim, “Não esquecer dos gestos de acolhimento” se volta para a imaginação de outros gestos possíveis que, assim como anticorpos, protejam os corpos de ameaças externas a partir de dentro dos organismos e das casas.

Seja pela paragem, pela repetição ou pela imaginação, a série “Gestos Barreiras” é uma aposta na sensorialidade do meio audiovisual como modo de criar experiências sensíveis e possíveis.

Camila Venturelli, que coordena e faz direção de movimento, também atua como performer-criadora junto a Leticia Trovijo, Naíra Gascon e Rebeca Tadiello. Dani Lima responde pela colaboração artística e Candice Didonet pela dramaturgia. A captação e edição de imagens está a cargo da Bruta Flor Filmes e a trilha sonora original é de Julia Teles. Após a sessão do último dia haverá um bate-papo aberto ao público com toda a equipe do projeto.

“Gestos Barreiras” foi contemplado pelo Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

“Gestos Barreiras” – lançamento vídeo-danças
Criação: Laboratório de Manuseio Coreográfico – Direção: Camila Venturelli
dias 19, 20 e 21/5 (quarta, quinta e sexta-feira), às 20h
Plataforma de exibição: Youtube das Oficinas Culturais
Link de acesso: http://poiesis.org.br/maiscultura/oficinas_culturais/projeto-gestos-barreiras-videodancas/
Dia 21/5 (sexta-feira), após a exibição, conversa aberta ao público com a equipe do projeto. (*sessão aberta sem necessidade de inscrição)
Classificação indicativa: acima de 16 anos.
Grátis

FICHA TÉCNICA
Concepção: Laboratório de Manuseio Coreográfico
Coordenação Geral e Direção de Movimento: Camila Venturelli
Criadoras e Performers: Camila Venturelli, Leticia Trovijo, Naíra Gascon e Rebeca Tadiello
Colaboração Artística:Dani Lima
Dramaturgismo: Candice Didonet
Captação e edição de vídeo: Bruta Flor Filmes
Trilha Sonora Original: Julia Teles
Designer Gráfica: Maria Carolina Marchi
Criação de site: Estúdio Pavio
Consultoria Redes Sociais: Vitor Dumont
Assessoria de Imprensa: Elaine Calux
Produção: Wesley Mendes         
Direção de Produção: Cristiane Klein/Dionísio Produção

(Carta Campinas com informações de divulgação)