O projeto Arte flamenca em Vinhedo acontece entre 16 de abril e 01 de maio e conta com palestra, oficinas e show gratuitos com a participação de artistas experientes da área. Todas as atividades serão realizadas no Estúdio & Tablao Conarte Flamenco, em Vinhedo (SP) (respeitando os protocolos sanitários e de distanciamento social) e on-line, com transmissões pelo Zoom e pelas redes sociais (Instagram e YouTube) do Estúdio & Tablao Conarte Flamenco. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/arte-flamenca-em-vinhedo__1125314

Visando difundir a música e a dança flamencas na cidade de Vinhedo e em todo o Brasil, o projeto foi contemplado no I Prêmio de Reconhecimento e Estímulo à Cultura de Vinhedo, através da Lei Aldir Blanc, e tem na direção a bailarina Ana Paula Campoy. Trata-se de uma forma de fomentar o acesso à cultura e à experimentação artística dentro de casa em um cenário de pandemia, onde é importante manter o distanciamento social e cumprir as demais normas sanitárias.

(Foto: Divulgação/Ana Paula Campoy)

A proposta do projeto é direcionada especialmente àqueles que ainda desconhecem ou tiveram pouco contato com esta arte. “Queremos apresentar o flamenco em toda sua complexidade, fugindo do estereótipo de dança folclórica. Contextualizaremos como linguagem e cultura híbrida, que emociona e envolve pessoas de todo o mundo!”, afirma a diretora artística do projeto.

Bailarina desde os 6 anos de idade, Ana Paula iniciou no Flamenco com apenas 13 anos e, desde os 16, se dedica profissionalmente em aulas e produções realizadas no Brasil, na Argentina e na Espanha. Em 2019 decidiu fixar seu trabalho em Vinhedo/SP com a abertura do Estudio & Tablao Conarte Flamenco, um local próprio para aulas, vivências e shows desta arte. “Minha família mora em Vinhedo desde 1994. Durante minha formação estive entre São Paulo e Campinas. Também viajei bastante para o exterior em uma busca incessante pelo conhecimento e o engajamento no flamenco”, diz.

Palestra “Flamenco: linguagem e cultura híbrida” – Publico Livre.
Neste encontro, ministrado por Ana Paula Campoy, com base em suas pesquisas acadêmicas na Universidade de São Paulo, é possível compreender Arte Flamenca como cultura híbrida, viva, em constante formação e não restrita a uma região, vendo-a além das fronteiras ibéricas. Também será abordado o sentido de flamenco como linguagem (conceito e ideologia fortemente defendidos pelos principais artistas desta arte) como expressão de improviso e domínio de diversos códigos, o que, de fato, faz dele algo muito além de uma dança.

· Total de 20 (vinte) vagas no presencial e 99 (noventa e nove) on-line, pela plataforma Zoom.
· Palestrante: Ana Paula Campoy.
· Data: Sexta, 16 de abril de 2021.
· Horário: 18h

Oficina “Iniciação à Dança Flamenca” – Acima de 12 anos
Formação na dança flamenca, abordando posturas, técnicas básicas de sapateado, expressão corporal e breve montagem coreográfica.

· Total 7(sete) vagas no presencial e 30 (trinta on-line pela plataforma Zoom.
· Professora: Ana Paula Campoy. Assistente: Larissa Rodrigues.
· Total de 4 (quatro) encontros, com 1(uma) hora cada, nas datas 19 (segunda), 21 (quarta), 26 (segunda) e 28 (quarta) de abril de 2021.
· Horário: 18h às 19h.

Oficina “Expressividade e Interpretação na Dança Flamenca” – Acima de 12 anos
Uma abordagem sobre a expressividade no flamenco, que pode atrair estudantes do flamenco de diversos níveis, mas também atores ou mesmo pessoas que se interessam pela carga emocional desta arte.

A contextualização histórica, a abordagem dos temas e a compreensão das letras cantadas, trazem uma justificativa da forte expressão que impacta o público em uma apresentação de Flamenco. Muitas vezes as performances emocionam e provocam verdadeiras catarses nos espectadores, permitindo que a experiência seja ainda mais densa e transformadora. Quanto mais conhecimento sobre os detalhes, a música e o contexto dos temas, mais intensa é a experiência para o público.

· A proposta é direcionar o olhar para algumas características de palos (ritmos flamencos) por meio da observação de áudios e vídeos de interpretações (na música e na dança) do flamenco, após contextualização histórico/social de cada estilo. Também serão sugeridos alguns exercícios de movimentação, sem ser necessário conhecimento prévio de passos de dança flamenca.
· Total de 7 (sete) vagas no presencial e 30 (trinta) on-line pela plataforma Zoom.
· Professora: Ana Paula Campoy.
· Total de 2 (dois) encontros, com 2 (duas) horas cada, nas datas 22 (quinta) e 29 (quinta) de abril de 2021.
· Horário: 18h às 20h.

Oficina “Musicalidade e Ritmos no Flamenco” – Publico Livre
Compreensão da música flamenca, seus diferenciais, reconhecimentos dos diversos ritmos, aprendizado das palmas, estrutura de baile. Serão enfatizados os detalhes entre a comunicação cante, guitarra, palmas e baile, com demonstração de pequenos trechos ao vivo. Contribuindo também para formação de bailarinos e músicos já iniciados nesta arte.

· Total de 10 (dez) vagas no presencial e 30 (trinta) on-line pela plataforma Zoom.
· Professores: Yuri Cayres (guitarrista) e Ana Paula Campoy (bailaora).
· Total de 2 (dois) encontros, com 2(duas) horas cada, nas datas 23 (sexta) e 30 (sexta) de abril de 2021.
· Horário: 18h às 20h.

Show de Tablao – Publico Livre
Fechando o projeto, colocando em prática todos os assuntos abordados nas atividades anteriores, será realizada uma apresentação de música e dança flamencas aos moldes dos tradicionais tablados.

Um tablado é um local intimo onde são realizados espetáculos de Flamenco. Descendem dos antigos Cafés Cantantes e estão presentes em diversas cidades onde a Arte Flamenca é difundida. Mais do que um ambiente para admirar o baile, o cante e o toque flamencos, contribuem para a metodologia desta arte.

Para os artistas, são nestes momentos que se torna possível praticar o conteúdo aprendido e discutido em aulas e cursos, ao longo de anos de estudos. Respeitando estruturas e algumas regras é possível improvisar e exercer uma ampla comunicação com os demais intérpretes presentes.

· Total de 30 (trinta) vagas no presencial e transmissão ao vivo pelo Instagram (@estudioconarteflamenco) e You Tube (Conarte Flamenco).
· ELENCO: Ana Marzagão (baile e palmas); Ana Paula Campoy (baile e palmas); Carolina da Mata (baile e palmas); Fernando de Marilia (cante); Gustavo Rosa (percussão); Yuri Cayres (guitarra).
· Data: Sábado, 01 de maio de 2021.
· Horário: 19h.

OBS:. Todas as atividades presenciais serão realizadas no ESTUDIO & TABLAO CONARTE FLAMENCO (Av. Benedito Storani, 1218 – Vinhedo/SP). Em função da pandemia, serão respeitadas as regras das autoridades quanto à realização de eventos públicos, podendo haver alterações no número de vagas ou acontecimento das atividades presenciais. Para frequência no local, serão observados todos os protocolos de combate à Covid-19 (estarão mais detalhados no e-mail de confirmação, enviado a cada inscrito), inclusive quanto ao uso obrigatório de máscaras.

As vagas serão preenchidas respeitando o preenchimento do item “fila virtual” do formulário do participante, com data e hora de inscrição. Pedimos que confirmem participação até 24 horas antes no evento selecionado, evitando “desperdícios” de vagas.

(Carta Campinas com informações de divulgação)