Um único ator em cena prepara receitas com frutas para receber a sua amada. Enquanto apronta os pratos, fala de suas experiências amorosas, fazendo metáforas entre as frutas, receitas e relações afetivas. DO JEITO CERTO – UM ATO SOBRE O AMOR, que estreia dia 23 de abril, sexta-feira, às 21h, no canal do YouTube do Grupo Caleidoscópio, utiliza de maneira inusitada a linguagem do Teatro de Objetos para uma reflexão sobre a presença do machismo nas relações amorosas.

Com dramaturgia de Renato Mendes e direção de Lilian Guerra DO JEITO CERTO – UM ATO SOBRE O AMOR é o primeiro espetáculo adulto do Grupo Caleidoscópio que comemora 17 anos de trajetória. Em cena e rodeado de frutas, o ator João Bresser dá vida a um homem que precisa desconstruir seu lado machista para aprender a se relacionar com sua parceira sem nenhuma opressão.

(Foto: Arô Ribeiro)

DO JEITO CERTO – UM ATO SOBRE O AMOR procura uma abordagem diferente para o tema do machismo a partir do Teatro de Objetos, uma linguagem pouco encenada no Brasil. Com muita sutileza, o texto cria metáforas entre as receitas preparadas e as possibilidades de relações amorosas, promovendo a reflexão do personagem sobre as suas escolhas.

Para o ator João Bresser, o grupo escolheu a linguagem do Teatro de Objetos para abordar as relações amorosas, devido ao rico universo de metáforas que essa técnica possibilita. “O público é envolvido em um jogo cênico e ao longo da apresentação, começa a associar, compreender e decifrar o que realmente o personagem está dizendo com aquelas receitas. Dessa forma, é conduzido a perceber e sentir de maneira mais profunda os temas propostos”, explica ele.

Frutas e objetos de cozinha

Maçãs, laranjas, bananas, uvas, morangos, pêssegos, ameixas e abacaxi, além de copos, taças, facas, bandeja e um liquidificador e um espremedor de frutas vintage estão entre os objetos manipulados durante o espetáculo, que acontece em cima de uma mesa de dois metros de comprimento, e que ao longo da apresentação vai diminuindo de tamanho. Deslocados de sua função original, esses objetos e adereços vão ganhando novos significados com a manipulação do ator.

A partir da linguagem do Teatro de Objetos e com as receitas como mote, o ator João Bresser e a diretora Lilian Guerra formularam ações nas quais o objeto e sua animação, condução e parceria no jogo cênico provocam a teatralidade necessária, “mostrando”, por meio das receitas, as memórias e experiências do personagem frente a condução de seus relacionamentos amorosos.

Para a diretora, a linguagem de Teatro de Objetos empresta a escala cinematográfica e o encontro com universo da cozinha e gastronomia, que já são sugestivos, inspiram novas imagens. “Tudo é trabalhado a partir da relação do ator com frutas e receitas, de sucos a saladas, reforçando o caráter poético teatral por meio da linguagem simbólica e metafórica do preparo de um jantar, que, aos poucos, revela ao público surpresas sobre os significados, os gostos e a relação entre a personagem de cena e as personagens ocultas”, conta Lilian Guerra.

Processo colaborativo

A dramaturgia de DO JEITO CERTO – UM ATO SOBRE O AMOR, escrita por Renato Mendes, foi construída durante os ensaios a partir das improvisações do ator com os objetos. Juntos – ator, direção e dramaturgia – mergulharam em um intenso processo colaborativo, no qual tudo começa com uma ideia que pode vir de um dos três.

A partir desses expedientes, movimentou-se a escrita, selecionando e ordenando os momentos e traduzindo em palavras determinadas sensações causadas pelo exercício de cena, produzindo assim as falas. “Em se tratando da estética do Teatro de Objetos, busca-se sempre que a ação emane da relação ator-objeto, vindo o trabalho sobre as palavras e a dramaturgia como um todo como potencializadores dessa força dramática essencial”, diz João Bresser.

Em diálogo com a dramaturgia, a iluminação se relaciona com o clima de cada receita, alterando as cores, focos e intensidades. Cada receita possui uma proposta de relação amorosa, e com as revelações e reflexões do personagem, a luz transita entre cores quentes e frias.

A trilha sonora passou por um processo de pesquisa e improvisos, sendo criada especialmente para DO JEITO CERTO – UM ATO SOBRE O AMOR. Sons, ruídos, efeitos e trechos de músicas são usados para fortalecer, intensificar, pontuar e enaltecer todos os momentos que o personagem percorre.

DO JEITO CERTO – UM ATO SOBRE O AMOR

Apresentações de 23 a 26 de abril, sexta-feira, às 21h; sábado, às 20h e 22h; domingo, às 19h e 21h e segunda-feira, às 21h, no canal do YouTube do Grupo Caleidoscópio. Duração – 50 minutos. Recomendado para maiores de 16 anos. GRÁTIS.

Com o Grupo Caleidoscópio. Direção – Lilian Guerra. Interpretação e Produção – João Bresser. Dramaturgia – Renato Mendes. Cenografia e Adereços – Alício Silva.
Trilha Sonora – Rafael Salgado. Iluminação – Thatiana Moraes. Figurino – Rogério Pinto. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Programação Visual – Walmick de Holanda. Produção Executiva – Mônica Raphael.

(Carta Campinas com informações de divulgação)