Na arte moderna e contemporânea, a palavra foi utilizada como uma das dimensões fundamentais do ato artístico, mesmo em trabalhos predominantemente plásticos ou visuais. Este é o ponto de partida da palestra Arte e Literatura, uma aula online com a escritora e crítica de arte Veronica Stigger, que será realizada na próxima quinta-feira (29/4) pelo projeto multimídia ARTEQUEACONTECE.

No encontro, Veronica analisa artistas que utilizam a literatura e a palavra como recurso em suas produções, como Mira Schendel, Nuno Ramos e Pedro Moraleida, e divide reflexões sobre o uso da palavra em trabalhos predominantemente plásticos.

Obra de Pedro Moraleida | divulgação: cortesia AQA

“Veremos fundamentalmente como essa emergência da palavra é imediatamente seguida por sua ruína, quando o escrito não se mostra de todo legível, seja por meio de rasuras, seja pela fratura da palavra ou frase, levando a algo como códigos pessoais ou, em seu extremo, até a escrita como puro gesto”, explica Veronica.

A palestra acontecerá das 18h às 19h, ao vivo, via plataforma de videoconferência Zoom. A aula tem o custo de R$ 150 e as inscrições podem ser realizadas por meio do site do Arte Que Acontece .

Veronica Stigger é escritora, jornalista, professora e crítica de arte brasileira, e ainda doutora em teoria e crítica da arte pela Universidade de São Paulo, com estudo sobre as relações entre arte, mito e rito na modernidade.

Palestra online sobre Arte e Literatura com Veronica Stigger
Via plataforma Zoom
Data: 29 de abril, quinta-feira
Horário: das 18h às 19h
Investimento: R$ 150
Inscrições: http://www.artequeacontece.com.br/experiencias-aqa/arte-e-literatura/

(Carta Campinas com informações de divulgação)