.Por Roberto Ravagnani.
Eu não gosto quando comparamos nosso país a outros, independentemente se melhor ou pior, são nações soberanas diferentes em muitos aspectos, como cultura, acesso à educação, política, sistemas de governo, criação ou colonização, portanto muitas diferenças para serem simplesmente comparadas sem levá-las em consideração. Isto posto eu saliento que as comparações podem nos ajudar a crescer, vendo como um objetivo a ser alcançado, quando falamos de países em melhores condições que o nosso.
No voluntariado acontece a mesma coisa, existem países avançados no trato deste assunto, outros podemos chamar com muitas oportunidades de melhoria. Se tiver que rotular, eu diria que o Brasil tem um potencial de desenvolvimento gigantesco, pois tem uma população generosa, interessada, mas que precisa ser formada para fazer isso acontecer de forma organizada. Isto posto, acredito que o voluntariado pode ajudar muito nosso país em diversas áreas, inclusive na governamental onde percebo alguns minúsculos movimentos de voluntariado ajudando deputados e vereadores a melhorar suas atuações.
O voluntariado organizado nas empresas já tem bons resultados, profissionais com olhares diferentes para a comunidade, mais engajados na empresa e nas causas sociais, pessoas mais sensíveis aos problemas que acontecem a nossa volta e muitas vezes passava desapercebido.
São resultados visíveis, palpáveis e mensuráveis, sem dúvida o voluntariado no Brasil, vem se desenvolvendo, não na velocidade que gostaríamos, mas caminhando em uma boa direção, isso é motivo de comemorar, mas a comemoração não pode tirar o espaço do trabalho necessário para o crescimento continuar e melhorar.
Mesmo você, que está lendo ou ouvindo esta coluna, pode pensar: mas eu não tenho nada com isso. Sim tem, e mostro por quê: se você conhece o assunto um pouco, fica muito mais fácil para triar a conversa quando e se ela chegar ao seu conhecimento, se alguém falar sobre voluntariado com você a qualquer momento, vai saber se o que estão falando tem um fundo de verdade ou não, portanto vai saber minimamente discutir sobre o tema. E é isso que nossa sociedade precisa cidadãos com conhecimento para ouvir e crer ou não no que ouviu, mas não por suposição, mas por conhecer um pouco sobre o assunto. Conhecimento, educação estas são palavras importantes para nosso desenvolvimento como nação.
(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…
(foto: reprodução instagram) A flautista Tahyná Oliveira e o sanfoneiro Edu Guimarães apresentam o show…
(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…
(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…
(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…
(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…