O resultado de um estudo científico publica pela revista britância Nature no último dia 15 de abril deve complicar a situação do governo Bolsonaro na CPI da Covid-19, instalada pelo Senado Federal, e que vai apurar negligência e crimes cometidos no combate à pandemia no Brasil.

(foto de video)

Bolsonaro fez inúmeras propagandas do medicamento, usou recursos públicos para produzir o medicamento e incentivou o uso de hidroxicloroquina. Em julho de 2020 disse que foi tratado com cloroquina e que a melhora foi “quase imediata” (LINK). Em janeiro deste ano reportagem da BBC mostrou que o governo Bolsonaro gastou R$ 90 milhões com tratamento ineficaz e precoce com cloroquina(LINK), além de inúmeras outras ações.

No estudo da revista Nature, os cientistas usaram a metanálise (técnica estatística para combina resultados provenientes de diferentes estudos). Ele concluiu que o uso da hidroxicloroquina em tratamento de pacientes com Covid-19 está associado a uma mortalidade maior. Além disso, o medicamento provoca mais tempo de hospitalização e favorece a progressão do paciente para ventilaçao mecânica invasiva. “Nós descobrimos que tratamento com hidroxicloroquina é associado com aumento da mortalidade de pacientes com Covid-19, e não há benefício da cloroquina”, afirma a pesquisa.

A pesquisa foi assinada por 94 cientistas, que analisou 28 ensaios clínicos publicados em revistas científicas ou não, nos quais participaram 10.319 pacientes. “Médicos no mundo todo devem informar pacientes sobre esta evidência”, recomendam os pesquisadores, que concluíram ainda haver maior risco no uso da hidroxicloroquina

Veja artigo na Nature.