Ícone do site CartaCampinas

869 cidades do Brasil não aplicaram a 2ª dose no prazo por falta da vacina contra Covid-19

869 cidades do Brasil ficaram sem vacina para aplicação da segunda dose no prazo estipulado pelo protocolo médico. A informação é da sexta edição da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Além disso, a oferta da primeira dose ao grupo prioritário ficou em falta para 673 municípios. A pesquisa ouviu 2.831 Municípios de todos os Estados entre os dias 26 e 29 de abril. Uma CPI criada no Senado Federal tem identificar os responsáveis pelo caos sanitário que vive o Brasil.

(foto joão viana – semcom – fp)


Outro ponto de alerta do estudo é em relação ao risco iminente de faltar medicamentos do chamado “kit intubação”. O estudo mostra que essa ainda é uma preocupação para 641 Municípios. A pergunta vem sendo feita desde a primeira edição da pesquisa, realizada de 23 a 25 de março, quando 1.316 gestores locais afirmaram enfrentar esse risco. A CNM destaca que, apesar da queda, a situação ainda é crítica diante dos impactos que pode trazer ao tratamento das pessoas em estado grave. Nesta semana, a falta de oxigênio pode atingir 223 Municípios. Em março, esse número era 709.

O atendimento de pacientes graves em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também foi levantado. Segundo a pesquisa, 119 Municípios têm pacientes nesses estabelecimentos aguardando leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em pelo menos 77 cidades, há pacientes intubados nas Unidades. (Com informações de divulgação)

Sair da versão mobile