Quando todas as folhas caem, obra inédita de Ciça Ohno, com colaboração do núcleo Fu Bu Myo In, estreia na próxima sexta, dia 27 de março, como marco de celebração dos 30 anos de sua trajetória cênica autoral. Mergulho profundo no conceito de impermanência, retratando no corpo as mudanças das estações, o trabalho se baseia nos haicais do livro homônimo de autoria da artista, contemplado no edital ProAC Primeira Publicação de Livro/2011.

Em diálogo entre a arte performativa e prática meditativa que tomam o corpo como campo de investigação, as performances tentam contextualizar a noção de impermanência dentro de uma compreensão mais ampla de “caminho” e apreciar o tema da “morte-renascimento” de diferentes perspectivas.

Lama Ciça Ohno (Foto: Alberto Lefévre)

Criadas e filmadas nos vários ambientes do jardim da Casa do Vento – sede da companhia projetada por Toshi Tanaka, com a proposta de promover a relação do homem com a natureza -, as performances integram o haicai, a caligrafia sho, figurino, voz, movimento e cerâmicas concebidas pela própria artista, resultando numa poética performance-haicai. 

Para Ciça Ohno, Quando todas as folhas caem é o retorno do corpo ao ritmo da natureza.   

Como forma de manter viva uma rede de troca de conhecimento e compartilhá-la com o público, o  projeto, que já ofereceu o curso Introdução ao corpo sensível e a residência artística Corpo sensível e o haicai, promove no dia 2 de abril, a partir das 18h, o encontro aberto Contemplação da impermanência no corpo – diálogos entre as artes performativas e budismo, com Cassiano Quilici,  professor no Instituto de Artes da Unicamp e pesquisador que já praticou do-ho, em três horas de palestra e exercícios práticos.

Quando todas as folhas caem é parte de projeto contemplado no edital ProAC 03/ 2019 – Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos de Dança no Estado de São Paulo, e conta com o apoio institucional da Fundação Japão.

Quando todas as folhas caem – dança-haicai de Ciça Ohno

(Núcleo Fu Bu Myo In – orientado por Toshi Tanaka)

Dias 27 e 28/3, 3 e 4/4 (sábados, às 16h e 20h; domingos, 8h e 20h)

Acesso:  linktr.ee/JardimdosVentos

Encontro aberto “Contemplação da impermanência no corpo – diálogos entre as artes performativas e budismo” – Cassiano Quilici,

Dia 2/4 (sexta-feira), das 18h às 21h

Acesso:  linktr.ee/JardimdosVentos

Ficha técnica

concepção e coordenação geral Ciça Ohno

núcleo Fu Bu Myo In Toshi Tanaka e Ciça Ohno

performance, figurino e produção núcleo Fu Bu Myo In

criação do jardim, iluminação e orientação corporal Toshi Tanaka

haicai, caligrafia sho e cerâmica Ciça Ohno

foto Alberto Lefèvre

vídeo e transmissão André Menezes

design gráfico Rafael Miyashiro

residentes Laura Arantes, Karina Nakahara, Luciana Beloli e Mônica Montenegro

palestrante Cassiano Quilici

assessoria de imprensa Elaine Calux

assistente de produção Juma Tanaka

(Carta Campinas com informações de divulgação)