Após duas edições bem sucedidas, a Ouvindo Passos Cia de Dança retoma o projeto Dançadoras de Histórias. A iniciativa consiste em transformar em dança contemporânea relatos de personalidades cujas trajetórias inspiram o grupo. Transmitidas por meio do Facebook, as elaborações corporais se dão a partir de dinâmicas de improvisação em dança, possibilitando que artistas e público tenham diferentes experiências e relações com a obra a cada apresentação. A classificação indicativa é livre e o acesso gratuito.

(Foto: Dalila D’ Cruz)

Por meio de Dançadoras de Histórias, o grupo dá seguimento à pesquisa de linguagem pautada em dançar as oralidades negras, reconhecendo suas ancestralidades e suas singularidades, ao mesmo tempo em que promovem maior visibilidade às pessoas homenageadas e suas trajetórias. “É um desafio imenso pensar de que maneira as vozes, os gestos, as memórias dessas histórias transformam-se em dança em nossos corpos. Até este momento, optamos por ouvir histórias de mulheres negras que admiramos – que nos antecederam na luta pela dignidade da população negra e também as que possuem trajetórias contemporâneas às nossas”, comenta a bailarina e pesquisadora em dança Paula Salles. Nas apresentações, a artista divide a cena com a também pesquisadora e dançarina Deise de Brito.

Habituado a apresentações presenciais, o grupo revela que a composição com a câmera tem se mostrado uma constante descoberta, seja na relação espacial, contato com o público e interação entre o elenco (cada artista performa simultaneamente de sua casa). “É desafiador nos alimentarmos apenas de nós mesmas durante as apresentações uma vez que os nossos trabalhos são cheio de trocas diretas com o público. Mais um desafio para transpor é buscar outras formas de conexões que transponham o toque. O diálogo é realizado no uso dos sons, no modo como nos aproximamos da câmera, na forma como estabelecemos os roteiros dos trabalhos, mas sentimos falta da proximidade dos nossos corpos na dança”, explica. “Podemos dançar a história a partir do estímulo da narrativa contada, pelo som e tom da voz, pelos gestos que nos são apresentados… Cada um desses estímulos muda completamente o nosso modo de dançar a história”, complementa Deise.

Para maior imersão do público no universo retratado em cena, na semana anterior às apresentações, a Ouvindo Passos Cia de Dança disponibiliza, em suas redes sociais, vídeos em que as pessoas homenageadas narram as passagens de suas vidas que inspiraram a criação em dança. Essa terceira edição do projeto Dançadoras de Histórias é contemplada pelo edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc nº37/2020.

Ficha técnica

Concepção e criação: Ouvindo Passos Cia. de Dança

Elenco: Deise de Brito, Paula Salles

Artistas Convidadas: Janette Santiago, Lígia RosaS e Maria da Graças Araujo

Vídeo make: Jo Pereira

Produção e assistente: Iolanda Costa e Jhow Carvalho

Ass. de imprensa: Edson Raphael

Designer gráfica: Alice Soares

Trilha Sonora: Vitor da Trindade

Operador de som: Gabi Turquetti

Operadora de luz: Raphael Santos

Fotografia: Dalila D’Cruz

Figurino: Melissa Rudalov

Preparação Corporal: Adriana Guidotte

DANÇADORAS DE HISTÓRIAS

Datas: 09 e 11/04 (homenageada: Lígia RosaS, pianista)

23 e 25/04 (homenageada: Maria das Graças Araujo, artista e ativista)

Horários: sextas às 20h e dom às 11h.

Local: Perfil do grupo no Facebook (https://pt-br.facebook.com/ouvindopassos/)

Duração: 40 minutos

Classificação: Livre

Acesso Gratuito

(Carta Campinas com informações de divulgação)