A série #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, segue em 2021 com uma programação diversificada de espetáculos ao vivo na internet. Estão mantidos os shows, as apresentações de teatro e dança, e os espetáculos para crianças e famílias, sempre mesclando artistas e companhias consagrados no cenário brasileiro com as novas apostas. As transmissões permanecem de terça a domingo, cada linguagem artística em um horário, e com o formato híbrido, seja direto das unidades do Sesc no estado São Paulo, ainda sem a presença do público na plateia e seguindo todos os protocolos de segurança, intercaladas com lives realizadas na residência ou em estúdios de trabalho dos artistas. E no YouTube do Sesc SP também é possível ver ou rever apresentações de 2020 que estão no acervo.

Matriarquia em Processo (Foto: Rodrigo Pinheiro e Gal Cipreste Marinelli)

Para este ano, a programação traz tudo isso e algumas novidades, que serão implementadas durante as próximas semanas. Os espetáculos apresentados direto das unidades do Sesc passam a se apropriar de outros ambientes, além da ‘caixa cênica preta’ que é o palco, como foyers, espaços de convivência e bibliotecas, com o objetivo de atender as diferentes propostas artísticas, principalmente àquelas pensadas para serem executadas ao ar livre. Fazer destes novos espaços o ‘palco’ para os artistas, visa também apresentar ao público que acompanha o #EmCasaComSesc, do Brasil e exterior, a estrutura e a diversidade arquitetônica das unidades do Sesc São Paulo, principalmente os que nunca estiveram em uma sede da instituição. Outra ação incorporada à programação é a interatividade com o público, seja antes, durante ou após as exibições ao vivo. Será uma oportunidade para o público se aproximar mais dos artistas e das obras apresentadas.

Ao longo deste ano, a série deve chegar a novas praças, em especial nos estados conhecidos pela pluralidade da produção cultural e efervescência artística. A programação irá ocorrer em espaços das unidades fora dos teatros, com artistas, grupos e companhias de outras regiões do Brasil participando e o público terá um contato maior com os artistas para conhecer os trabalhos.

Nestes casos, assim como já ocorreu em 2020 nas transmissões realizadas direto de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, os espetáculos serão apresentados da casa ou estúdio de trabalho dos artistas, ou mesmo de outros espaços culturais da cidade em que estão localizados. O modelo híbrido de apresentações, implementado em outubro de 2020, faz parte da retomada parcial e gradativa das atividades do Sesc, permitindo o encontro com artistas de outros estados ou pertencentes ao grupo de risco do coronavírus, e ao mesmo tempo estimulando o setor cultural ao abrir os palcos de suas unidades.

Retrospectiva 2020: no YouTube do Sesc São Paulo e na matéria do portal é possível conferir shows, espetáculos de teatro e dança e atividades para as crianças, a partir de conexões e eixos temáticos encontrados entre as mais de 400 apresentações, que registram mais de 13,5 milhões de visualizações no ano passado. São diversas playlists criadas pela equipe curatorial.

Toda programação pode ser acompanhada no YouTube do Sesc São Paulo ou pelo Instagram Sesc ao Vivo.

Programação – 2 a 7 de março

Na terça-feira (02/03), abrindo a programação 2021 de Música da série, o palco do Teatro Anchieta, do Sesc Consolação, recebe o Trio Corrente, formado por Edu Ribeiro (bateria), Fabio Torres (piano) e Paulo Paulelli (contrabaixo). No show, intitulado “Trio Corrente – 20 anos”, que celebra duas décadas de carreira do trio, os instrumentistas interpretam clássicos do choro, da MPB e de seu repertório autoral, a exemplo das composições “Outra Vez” (Antônio Carlos Jobim), “Êxtase” (Djavan), “Venezuelana 3” (Fabio Torres) e “Sambassi” (Paulo Paulelli). As apresentações instrumentais do Música #EmCasaComSesc seguem às terças-feiras, às 19h.

Quinta-feira (04/03), às 21h, é a vez de dança no #EmCasaComSesc. Diretamente do Sesc Avenida Paulista, o grupo GRUA – Gentlemen de Rua apresenta o espetáculo “Corpos de Passagem”. O trabalho tem como eixo central o “passar”, o “comunicar”, o “lugar” e o “corpo”, termos que o próprio nome do trabalho traz como definição. Vestidos de terno preto, gravata e camisa, os integrantes se relacionam com a geografia do espaço, promovendo um deslocamento de percepções e sensações. Tudo o que ocorre se torna elemento do jogo instaurado, construindo uma relação intensa com as situações que se apresentam no instante da performance. E se o instante é uma das questões de “Corpos de Passagem”, como lidar com essa condição no momento que a apresentação for transmitida – ao vivo, online, sem a presença do público, mas na presença dele? Com o espectador como agente distinto daquele que experienciava o espetáculo na presença, qual a relação possível de se estabelecer nessa situação? Direção de Jorge Garcia, Willy Helm e Osmar Zampieri. Com Jorge Garcia, Henrique Lima, Fernando Martins, Jerônimo Bittencourt, Vinícius Francês e Osmar Zampieri e música de Eder “O” Rocha .

Corpos de Passagem (Foto: Osmar Zampieri)

A música segue na sexta-feira (05/03) e no sábado (06/03), às 21h, no #EmCasaComSesc. Na sexta-feira, a cantora baiana Marcia Castro apresenta o show “Do Pecadinho à Treta”, direto do Sesc Pompeia, acompanhada por Rovilson Pascoal (guitarra), Magno Vito (contrabaixo) e Michelle Abu (bateria). No repertório da live, canções que estão presentes nos quatro álbuns de carreira da artista, além de músicas que são fruto de sua pesquisa para o próximo disco, “Axé”, a ser lançado em 2021. Já no sábado, direto do Rio de Janeiro, o cantor Lenine mostra composições próprias, com seu violão multifônico e percussivo, estabelecendo um fluxo contínuo para canções que percorrem sua carreira no palco e no estúdio, como “A Mancha” (Lenine / Lula Queiroga), composições recentes do projeto “Lenine Em Trânsito” e algumas surpresas da criação colaborativa na estrada.

Lenine (Foto: Flora Pimentel)

Sábado (06/03) também é dia dos pequenos na programação da série, em Crianças #EmCasaComSesc, que em 2021 acontece em novo horário: às 15h. Direto da biblioteca Sesc Santo Amaro, o escritor, contador de histórias e pesquisador de literatura infantil e tradição oral, Giba Pedroza, apresenta “No Colo da Menina Infância”. O espetáculo de narrativas, poemas e cantigas celebra a infância e é formado por obras de autores como Pedro Bandeira, Tatiana Belinky (1919-2013) e do próprio Giba Pedroza; por contos adaptados do livro “Contos da Rua Brocá”, do escritor francês Pierre Gripari (1925-1990) e por frases extraídas do livro “Dicionário de Humor Infantil”, de Pedro Bloch (1914-2004). O poema No Colo da Menina Infância, homônimo ao espetáculo e também de autoria de Pedroza, será lido no encerramento da apresentação – que tem ainda a “participação” de amigos imaginários, que serão convidados a responder perguntas (por voz, em off).

No domingo (07/03), fechando as apresentações da semana, a atriz Camila Pitanga estreia “Matriarquia em Processo”, na programação do Teatro #EmCasaComSesc, que passa a acontecer aos domingos em novo horário: às 19h. O espetáculo inédito, criado por Camila, pela preparadora vocal Lucia Gayotto, pela dramaturga e roteirista Dione Carlos e pela diretora Cristina Moura, é um encontro de mulheres. E é deste encontro – ou “sistema social liderado por mulheres” – que o trabalho surge. A atriz, acompanhada do musicista Luiz Gayotto, interpreta a agente de saúde Stela, uma mulher que, submetida a um constante estado de vigília, passa a ter delírios auditivos, reencontrando a própria mãe no fundo de suas memórias e dialogando com a filha, momento em que a narrativa da personagem atravessa e conecta-se às memórias da própria atriz.

Agenda de 02 a 07 de março

02/03, terça-feira, 19h
Música #EmCasaComSesc
Trio Corrente – Edu Ribeiro (bateria), Fabio Torres (piano) e Paulo Paulelli (contrabaixo).
Em “Trio Corrente – 20 anos” | Classificação indicativa: livre

04/03, quinta-feira, 21h
Dança #EmCasaComSesc
GRUA – Gentlemen de Rua em “Corpos de Passagem” | Classificação indicativa: 14 anos

05/03, sexta-feira, 21h (novo horário)
Música #EmCasaComSesc
Marcia Castro em “Do Pecadinho à Treta” | Classificação indicativa: livre

06/03, sábado, 15h (novo horário)
Crianças #EmCasaComSesc
Giba Pedroza em “No Colo da Menina Infância” | Classificação indicativa: livre

06/03, sábado, 21h (novo horário)
Música #EmCasaComSesc
Lenine | Classificação indicativa: livre

07/03, domingo, 19h (novo horário)
Teatro #EmCasaComSesc
Camila Pitanga em “Matriarquia em Processo” | Classificação indicativa: 12 anos

(Carta Campinas com informações de divulgação)