Escola de Teatro Estúdio Cênico abre semana de oficinas gratuitas ‘Teatro é pra todo mundo!’

A Escola de Teatro Estúdio Cênico abre nesta sexta-feira, 4, as inscrições para sua semana de oficinas gratuitas “Teatro é pra todo mundo”. Contemplada pela Lei Aldir Blanc, a escola oferecerá online e gratuitamente seis oficinas teatrais voltadas para um público que vai de educadores e profissionais da arte até os mais novos na área que almejam conhecer ou aprofundar os conhecimentos sobre o universo teatral.  Tais encontros à distância visam o estímulo da criação artística nos tempos pandêmicos, a troca de vivências entre educadores da arte e aprendizes, e o aperfeiçoamento dos conhecimentos da atuação.

“Nunca pisei em um palco mas tenho muito interesse em aprender mais sobre teatro, posso participar? Preciso seguir carreira de ator para fazer teatro?”  Como o nome escolhido para a semana das atividades indica, o movimento nasce da concepção de que sim, o teatro não precisa ser estudado ou feito somente por quem é artista ou pretende seguir a profissão artística, mas que ele pode ser uma ferramenta de desenvolvimento sócio emocional, criativo e inter-relacional de qualquer pessoa, em qualquer faixa etária, ampliando assim seus modelos de cultura e pertencimento. Para participar das oficinas basta ter o desejo de aprender”, dizem os organizadores.

As oficinas serão ministradas em formato online via plataforma zoom e as inscrições ocorrem pelo site www.estudiocenico.com do dia 04 ao dia 15 de março.

Ao todo, serão cinco oficinas de 2 horas e uma oficina de 1h30 de duração ao longo de uma semana, sendo elas:

– Aulas fantásticas (dia 17.03 – 19h-21h): Apresentação de soluções e atividades criativas dentro do formato híbrido (online e presencial) para montagem de aulas fantásticas. Levantar possibilidades de usar a ferramenta teatral para a construção de conceitos e habilidades, ampliação de repertório e metodologias. Todas as atividades são adaptáveis para qualquer idade escolar. (Público alvo: educadoras(es) que buscam tornar suas aulas – presenciais/online/híbridas mais criativas)

Movimento Criativo para mulheres – dia 17.03 19h-21h: Estimular o autoconhecimento, a expressão livre e o processo decolonial dos corpos femininos a partir de atividades artísticas experimentais individuais e coletivas. (Público alvo: mulheres a partir de 16 anos com interesses artísticos – sem necessidade de experiência prévia) 

– @ Artista e a tela (dia 18.03 17h-19h): Usar a tela (computador, celular)  como possibilidade cênica: criação de personagem, espaço-lugar, ação. Gravação de uma cena curta para ser compartilhada pelo zoom e avaliada pela equipe e pelo coletivo. (Público alvo: jovens a partir de 13 anos interessados em teatro, séries e o universo audiovisual)

– Comunicação e expressão criativa: como me relaciono com o mundo? (dia 18.03 – 19h-21h) Trazer a partir de jogos e atividades lúdicas e práticas questionamentos sobre a comunicação interpessoal, e também propostas para uma comunicação mais assertiva a partir de reflexões individuais e coletivas. (Público alvo: adultos a partir de 18 anos interessados em comunicação, expressão, autoconhecimento e arte)

– Tá pra nascer algo maior – A escuta do EU como estímulo para a criação (dia 19.03 – 17h-19h):  Propostas de práticas criativas e performativas através de estímulos visuais, sonoros, espaciais e textuais para instigar e impulsionar o olhar e fazer artísticos. Criação de uma pequena prática coletiva no final da oficina e uma proposta que possa ser feita pelos participantes em casa como forma de continuidade do trabalho. (Público alvo: estudantes e profissionais de teatro e dança com experiência)

– Teatro livre ( dia 20.03 – 10h-11h30): Oficina de teatro para crianças e adolescentes na qual serão abordadas as principais características do teatro: corpo, voz, improvisação e interpretação. Ao final da oficina os(as) participantes irão ensaiar e apresentar entre eles uma mini peça.

(Público alvo: crianças e adolescentes criativos de 06 a 13 anos e que tenham interesse em teatro)

Sediada em Campinas, a equipe do Estúdio Cênico empreende trabalhos de diversas naturezas. O núcleo de profissionais dessa equipe é responsável há duas décadas por um extenso trabalho na formação de artistas de Campinas e região, tendo formado, por meio de cursos livres e oficinas de teatro, mais de 1.000 alunos, que se destacam em escolas e festivais, colocando em prática o aprendizado de uma vida no teatro. A equipe Estúdio Cênico ainda atende 04 escolas regulares na Região Metropolitana de Campinas, nas quais é responsável por mais de 500 alunos e produz mais de 20 espetáculos anualmente. Com ampla circulação nos Festivais de teatro amador em São Paulo e Minas Gerais, o grupo se destaca levando prêmios e indicações que fortalecem a história e trajetória do grupo. 

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

17 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

23 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago