A Escola de Teatro Estúdio Cênico abre nesta sexta-feira, 4, as inscrições para sua semana de oficinas gratuitas “Teatro é pra todo mundo”. Contemplada pela Lei Aldir Blanc, a escola oferecerá online e gratuitamente seis oficinas teatrais voltadas para um público que vai de educadores e profissionais da arte até os mais novos na área que almejam conhecer ou aprofundar os conhecimentos sobre o universo teatral.  Tais encontros à distância visam o estímulo da criação artística nos tempos pandêmicos, a troca de vivências entre educadores da arte e aprendizes, e o aperfeiçoamento dos conhecimentos da atuação.

“Nunca pisei em um palco mas tenho muito interesse em aprender mais sobre teatro, posso participar? Preciso seguir carreira de ator para fazer teatro?”  Como o nome escolhido para a semana das atividades indica, o movimento nasce da concepção de que sim, o teatro não precisa ser estudado ou feito somente por quem é artista ou pretende seguir a profissão artística, mas que ele pode ser uma ferramenta de desenvolvimento sócio emocional, criativo e inter-relacional de qualquer pessoa, em qualquer faixa etária, ampliando assim seus modelos de cultura e pertencimento. Para participar das oficinas basta ter o desejo de aprender”, dizem os organizadores.

As oficinas serão ministradas em formato online via plataforma zoom e as inscrições ocorrem pelo site www.estudiocenico.com do dia 04 ao dia 15 de março.

Ao todo, serão cinco oficinas de 2 horas e uma oficina de 1h30 de duração ao longo de uma semana, sendo elas:

– Aulas fantásticas (dia 17.03 – 19h-21h): Apresentação de soluções e atividades criativas dentro do formato híbrido (online e presencial) para montagem de aulas fantásticas. Levantar possibilidades de usar a ferramenta teatral para a construção de conceitos e habilidades, ampliação de repertório e metodologias. Todas as atividades são adaptáveis para qualquer idade escolar. (Público alvo: educadoras(es) que buscam tornar suas aulas – presenciais/online/híbridas mais criativas)

Movimento Criativo para mulheres – dia 17.03 19h-21h: Estimular o autoconhecimento, a expressão livre e o processo decolonial dos corpos femininos a partir de atividades artísticas experimentais individuais e coletivas. (Público alvo: mulheres a partir de 16 anos com interesses artísticos – sem necessidade de experiência prévia) 

– @ Artista e a tela (dia 18.03 17h-19h): Usar a tela (computador, celular)  como possibilidade cênica: criação de personagem, espaço-lugar, ação. Gravação de uma cena curta para ser compartilhada pelo zoom e avaliada pela equipe e pelo coletivo. (Público alvo: jovens a partir de 13 anos interessados em teatro, séries e o universo audiovisual)

– Comunicação e expressão criativa: como me relaciono com o mundo? (dia 18.03 – 19h-21h) Trazer a partir de jogos e atividades lúdicas e práticas questionamentos sobre a comunicação interpessoal, e também propostas para uma comunicação mais assertiva a partir de reflexões individuais e coletivas. (Público alvo: adultos a partir de 18 anos interessados em comunicação, expressão, autoconhecimento e arte)

– Tá pra nascer algo maior – A escuta do EU como estímulo para a criação (dia 19.03 – 17h-19h):  Propostas de práticas criativas e performativas através de estímulos visuais, sonoros, espaciais e textuais para instigar e impulsionar o olhar e fazer artísticos. Criação de uma pequena prática coletiva no final da oficina e uma proposta que possa ser feita pelos participantes em casa como forma de continuidade do trabalho. (Público alvo: estudantes e profissionais de teatro e dança com experiência)

– Teatro livre ( dia 20.03 – 10h-11h30): Oficina de teatro para crianças e adolescentes na qual serão abordadas as principais características do teatro: corpo, voz, improvisação e interpretação. Ao final da oficina os(as) participantes irão ensaiar e apresentar entre eles uma mini peça.

(Público alvo: crianças e adolescentes criativos de 06 a 13 anos e que tenham interesse em teatro)

Sediada em Campinas, a equipe do Estúdio Cênico empreende trabalhos de diversas naturezas. O núcleo de profissionais dessa equipe é responsável há duas décadas por um extenso trabalho na formação de artistas de Campinas e região, tendo formado, por meio de cursos livres e oficinas de teatro, mais de 1.000 alunos, que se destacam em escolas e festivais, colocando em prática o aprendizado de uma vida no teatro. A equipe Estúdio Cênico ainda atende 04 escolas regulares na Região Metropolitana de Campinas, nas quais é responsável por mais de 500 alunos e produz mais de 20 espetáculos anualmente. Com ampla circulação nos Festivais de teatro amador em São Paulo e Minas Gerais, o grupo se destaca levando prêmios e indicações que fortalecem a história e trajetória do grupo. 

(Carta Campinas com informações de divulgação)