Online – Depois de quase duas décadas de sua concepção, vem aí uma nova versão do monólogo “Gravidade Zero”, do consagrado autor Mário Bortolotto, ganhador dos prêmios Shell e APCA. Com direção de André Kitagawa e atuação de Francisco Eldo Mendes, a peça traz como personagem principal um homem que não consegue manter os pés no chão: a metáfora para a liberdade tão almejada por aqueles que não conseguem se adequar a um mundo que exige correção e estabilidade. “Gravidade Zero” fará sessões online gravadas e gratuitas nos dias 19, 20, 26 e 27 de março, e 3 e 4 de abril, sempre às 21h, pelo canal do espetáculo no Youtube. A classificação indicativa recomendada é de 14 anos.

(Foto: Cris Jatoba)

Escrito por Bortolotto em 2001 especialmente para o ator e artista circense Rodrigo Matheus, fundador da Cia. Circo Mínimo, o monólogo teve sua estreia no Cultura Inglesa Festival daquele ano, sob a direção de Elias Andreato, e desde então não contou com quase nenhuma outra montagem nos palcos. Agora, desde 2019 o texto foi retomado para esta nova versão, por iniciativa do ator Francisco Eldo Mendes, parceiro de longa data do autor. No início de 2020, a direção foi assumida por André Kitagawa, artista gráfico que dirigiu ao lado de Bortolotto uma adaptação para os palcos de suas próprias histórias em quadrinhos (“Chapa Quente” – 2006), e vem desenvolvendo trabalhos diversos junto ao teatro.

“Gravidade Zero” é um texto ao mesmo tempo profundo, irreverente, visceral e acessível. Um vôo incerto, mas que provém da natureza dos que se arriscam além do que a vida oferece. O personagem é um sonhador, existencialista, alguém que se recusa à submissão às regras impostas. Um salto no escuro por uma fresta de porta que não promete nenhum tipo de segurança, mas que inspira a liberdade dos que ainda se permitem negar a norma subserviente.

Além das seis apresentações transmitidas em formato online, o público poderá acompanhar registros do processo de montagem e construção do espetáculo “Gravidade Zero” através das redes sociais do projeto. Ao longo das semanas de apresentação, serão lançados vídeos com entrevistas com elenco, direção e dramaturgia – Eldo Mendes, Mário Bortolotto e André Kitagawa, respectivamente.

Sinopse

Com caráter pessoal e intimista, o monólogo traz um personagem de espírito sonhador e libertário, e que por isso mesmo vive inconformado e atormentado pelas restrições que o mundo dos homens e suas regras lhe impõem. Desde pequeno obcecado pela ideia de voar, de pairar sobre o chão, como que na ausência da gravidade, suas aspirações parecem não ter lugar num mundo que teima em puxá-lo ao chão frio da realidade. Um mundo onde os patos, que tanto admira, são caçados de maneira covarde por motivos torpes. Onde até o Super-Homem foi confinado a uma cadeira de rodas. Acuado, deprimido, isolado, o personagem está destinado a um trágico fim.

Formato online

As filmagens para a versão em vídeo ficarão sob a coordenação do diretor de fotografia Cauê Angeli (“GIG – A Uberização do Trabalho”, “Jaci”, entre outros). Com a possibilidade de movimento e do uso do zoom, a câmera não simulará a visão de um espectador estático em frente ao palco, mas terá um papel ativo dentro da apresentação, rompendo a chamada “quarta parede”. Como num grande plano sequência cinematográfico, planos abertos podem se suceder a aproximações brutais que captem as mais sutis expressões do ator, e explorem de maneira minuciosa o cenário, o que tornará a experiência muito imersiva e intensa.

Espetáculo “Gravidade Zero”

Apresentações Online Gravadas

Dias 19, 20, 26, 27/03, 2 e 3/4

Às 21h

YouTube do espetáculo: https://www.youtube.com/channel/UCV4YRV0V5jr1jXZ2LRf2c-Q

Acesso Gratuito
Classificação indicativa para maiores de 14 anos.

Bate Papo com a equipe do “Gravidade Zero”

Após as apresentações do espetáculo.

YouTube do espetáculo: https://bit.ly/3qD5lP1

Facebook:https://www.facebook.com/gravidadezeroapeca

Instagram: gzespetaculo

Ficha técnica:

Mário Bortolotto | Dramaturgia
André Kitagawa | Direção artística | Concepção cenográfica | Programação Visual
Isabela Bortolotto | Produção
Paula Klaus | Produção

Eldo Mendes | Elenco

Ademir Muniz | Concepção de Iluminação | Operador Técnico
Mariana Cortez | Concepção cenográfica | Figurino
Cauê Angeli | Direção de fotografia | Operador de Câmera
Walter Figueiredo | Operador Técnico
Marina Franco | Assessoria de Comunicação

(Carta Campinas com informações de divulgação)