Em apenas dois dias do final de semana, cerca de 900 pessoas foram atendidas somente nos Centros de Saúde de Campinas com síndrome respiratória e gripal. Neste domingo, dia 28 de março, os 14 Centros de Saúde (CSs) abertos em Campinas atenderam a 329 pacientes com sintomas respiratórios e gripais. Destes, 12 precisaram ser removidos pelo Samu para assistência em ambiente hospitalar. No sábado, dia 27, foram 555 pessoas atendidas, com 13 levadas ao hospital.

(foto arq – fernanda sunega -pmc – div)

O atendimento foi exclusivo para pacientes com quadros suspeitos de Covid. O objetivo é que os Centros de Saúde façam o primeiro atendimento e encaminhem somente os casos mais graves reduzindo a demanda nos Prontos-socorros e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Rede Mário Gatti. A Secretaria de Saúde vai avaliar ao longo dos próximos dias, dependendo da demanda nos atendimentos, se manterá o mesmo esquema no próximo final de semana.

Entre os Centros de Saúde que ficaram abertos estão o Perseu Leite de Barros; o Vicente Pisani Neto (Satélite Íris 2); o Floresta; o São Marcos; o Aurélia; o Costa e Silva; o São Quirino; o Capivari; o Santo Antônio; o Vista Alegre; o Campo Belo; o Vila Ipê; o São José; o São Bernardo.

Pessoas com sintomas respiratórios e gripais devem procurar atendimento primeiramente nos Centros de Saúde para avaliação e, se necessário, fazer exame específico para Covid-19, que será agendado na própria unidade básica.

A infecção pelo novo coronavírus pode causar tanto quadros leves quanto graves. Os quadros graves, de pacientes com falta de ar, que precisam de ventilação mecânica e intubação, chamam mais a atenção. Porém, coriza, nariz escorrendo, tosse, garganta raspando ou quadros como sinusite e inflamação de garganta também podem ser causados pelo vírus. Uma pessoa pode passar o novo coronavírus para outras desde dois dias antes do início dos sintomas até dez dias depois dos primeiros sinais, mesmo com esses sintomas mais leves, por isso, a importância de ir até a unidade de saúde e fazer o exame. (com informações de divulgação)