Online – Com as suspensões das atividades em março de 2020, como medida de segurança contra o novo coronavírus, o #CCBBemCASA foi criado, disponibilizando conteúdos exclusivos da programação no site bb.com.br/cultura. Mesmo após a retomada das atividades presenciais, as atividades virtuais foram mantidas para continuar levando arte e cultura para todos que não podem participar presencialmente dos projetos. 

Da exposição “Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau”

Visitas virtuais pelo prédio e exposições, mostras de cinema 100% on line, Lives shows, catálogos digitais, detalhes e curiosidades sobre os projetos podem ser conferidos na tela do seu computador ou celular. Tudo para que esse período atual de atenção e recolhimento seja o mais tranquilo possível, com arte e cultura. 

Confira os destaques da programação: 

EXPOSIÇÕES 

Egito Antigo: do cotidiano à eternidade, 

A exposição inédita sobre o Egito Antigo, considerada uma das mais importantes civilizações da história da humanidade, esteve em cartaz no CCBB Rio de Janeiro, São Paulo e atualmente em Brasília. Por meio de um amplo panorama sobre o cotidiano, a religiosidade e os costumes ligados à crença na eternidade, a seleção de obras para o CCBB reúne esculturas, pinturas, objetos, sarcófagos e até uma múmia, vindos do Museu Egípcio de Turim – segundo maior acervo egípcio do mundo. Curadoria de Paolo Marini e Pieter Tjabbes. Para tour virtual visite: https://www.bb.com.br/cultura 

Chiharu Shiota – Linhas da Vida 

um tour virtual em 360º da mostra Linhas da Vida, da artista japonesa Chiharu Shiota. A visita online permite que o visitante tenha acesso a detalhes de todos os ambientes das galerias do CCBB e das obras, e ainda reúne textos, legendas e obras comentadas com audiodescrição em português e inglês.  

“Linhas da Vida”, de Chiharu Shiota, revisita a trajetória da artista japonesa, apresentando mais de 70 obras organizadas em cinco núcleos temáticos. Com gravuras, pinturas, esculturas, fotografias, vídeo performances e instalações, a exposição traça um panorama do trabalho da artista, desde o princípio de sua carreira, em 1994, até os dias atuais. 

O público poderá navegar como se estivesse passeando presencialmente pelo espaço e até ver, por exemplo, a instalação Além da Memória (2019-2021), obra inspirada na diversidade do povo brasileiro, tanto do térreo quanto do segundo andar. O CCBB exibe, ainda, uma palestra com a curadora da mostra, Tereza de Arruda, em seu canal do YouTube.  

Para visita virtual e Catálogo digital visite: https://www.bb.com.br/cultura 

Para palestra: https://www.youtube.com/watch?v=UC3JHA9_H4A 


Björk digital 

A exposição Björk Digital que esteve no CCBB Brasília e Rio de Janeiro apresenta uma série de conteúdos relacionados ao universo da multiartista islandesa. Além do catálogo em formato online, estão disponibilizadas as lives com colaboradores de Björk e convidados nacionais, elementos interativos e vídeos sobre diferentes aspectos do trabalho da artista.  

Visite: https://www.bb.com.br/cultura 

 Ivan Serpa – A Expressão do Concreto 

A exposição apresenta uma retrospectiva completa sobre a vida e o legado do artista carioca, referência na história da arte brasileira moderna e contemporânea. Por meio de obras oriundas de diversas coleções, serão mostradas várias fases do pintor e sua multiplicidade estética e técnica, com importantes pinturas do período concretista, peças de caráter expressionista, da fase Negra, em que o artista preferia denominar Crepuscular, obras das fases Op-erótica, Amazônica e Mangueira, terminando com a fase Geomântica, que revelam um aspecto místico do pintor. Curadoria: Hélio Márcio Dias Ferreira e Marcus de Lontra Costa. 

Para o tour virtual visite: https://www.bb.com.br/cultura 

Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau

A exposição que ficou em cartaz no CCBB Rio de Janeiro até dia 28.02 está disponível no on line. Download gratuito do catálogo oficial e acesso a um webinar com a curadora da exposição, Ania Rodriguez, que comentou os bastidores da mostra. Também é possível acessar a exposição online pelo Google Arts & Culture e um tour virtual 360º com todos os detalhes da exibição, que reuniu mais de 100 obras da Fundação Mucha, de Praga. 

Para tour virtual visite: https://www.bb.com.br/cultura 

MÚSICA 

As apresentações do projeto Guinga e As Vozes Femininas podem ser conferidas no formato online, no canal do Banco do Brasil no YouTube. São nove apresentações musicais, três palestras e uma masterclass com Guinga. Em cada live, transmitida do CCBB Rio de Janeiro, foram apresentados diferentes repertórios e arranjos para a obra do homenageado, que completou 70 anos em junho de 2020. Leila Pinheiro, Ana Carolina e Simone Guimarães estão entre as oito vozes femininas convidadas para a homenagem. 

Assista em:  

CCBB Educativo Em Casa 

Primeiro projeto cultural 100% digital integrante do conjunto de ações virtuais iniciadas quando os CCBBs fecharam suas portas físicas e suas as atividades presenciais foram suspensas como medida de prevenção à proliferação do novo coronavírus. O #CCBBeducativoEmCasa consiste numa plataforma de conteúdos que visam estimular a experiência, a criação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais, e que podem ser acessados de dentro de casa e compartilhados com toda a família.  

Acesso às atividades: https://www.ccbbeducativo.com 

ACERVO DIGITAL  

Catálogos CCBB  

(Carta Campinas com informações de divulgação)