.Por William Pereira.

Zinco e magnésio são dois minerais importantíssimos para a saúde. No entanto, é bastante comum que eles não sejam consumidos na quantidade diária necessária para a manutenção de um sistema imunológico eficiente.

Se você quer saber mais sobre a ingestão de zinco e magnésio e qual a importância desses minerais na imunidade, nós vamos te ajudar!

Zinco e magnésio: minerais relacionados a alta imunidade

(imagem fotoshoptofs – pl)

Zinco e magnésio são dois minerais importantíssimos para a saúde, atuando no metabolismo e nas defesas naturais de seu corpo, são considerados excelentes suplementos para imunidade. Além de serem importantes, esses minerais são fáceis de encontrar na alimentação cotidiana, desde que, ela seja saudável e balanceada.

No entanto, pessoas que praticam atividade física regular e não consomem uma alimentação natural e equilibrada, sofrem com deficiência de magnésio.

E deficiência de zinco e magnésio ou apenas de um dos dois minerais, pode ocasionar dificuldade de se manter saudável.

Uma vez que, os dois minerais atuam diretamente como protetores de seu organismo. Evitando que, o sistema imunológico falhe e permita que vírus e bactérias se aproveitem da sua fragilidade.

Zinco e magnésio: como obter esses minerais naturalmente?

Atualmente, muitas pessoas sofrem com dificuldades de obter vitaminas e minerais em suas rotinas.

Justamente por não conseguirem manter uma alimentação saudável regularmente.

O ideal é que, você consuma alimentos que são fontes de vitaminas e minerais todos os dias, para suprir as necessidades de seu corpo.

Para aumentar seu consumo de zinco, por exemplo, você deve incluir na sua alimentação:

Castanhas; Amendoim; Carne vermelha; Camarão; Chocolate amargo; Feijão; Grão de bico; Frango; Gema de ovo; Sementes de abóbora e linhaça.

Quem deseja aumentar o consumo de magnésio, para que a atividade física não gere uma deficiência, deve consumir:

Abacates; Bananas; Nozes; Amêndoas; Legumes; Peixes gordurosos; Chocolate amargo; Sementes de abóbora, linho e chia.

Todos esses alimentos são fáceis de encontrar nas suas refeições diárias. No entanto, é preciso prezar por uma alimentação equilibrada, para que você possa incluir essas opções e manter a sua saúde em dia.

Vale a pena consumir suplementos de zinco e magnésio?

O zinco e o magnésio, são minerais responsáveis por diversas questões relacionadas ao metabolismo e a proteção do organismo.

Por isso mesmo, a deficiência desses minerais costuma ocasionar sintomas diversos, até mesmo dificuldade de ganhar massa muscular. Alguns dos sintomas ocasionados por deficiência de magnésio e zinco são:

Alterações nos músculos e nervos; Cansaço; Vômito; Diarreia; Perda de apetite; Queda de cabelo; Unhas fracas; Infertilidade; Dificuldade de cicatrização; Paladar alterado.

Esses são apenas alguns dos sintomas que seu corpo mostra, quando existe a insuficiência de zinco ou de magnésio.

E por isso que, o ideal é ter uma alimentação saudável e equilibrada todos os dias para que os minerais sejam obtidos em suas refeições.

Caso não seja possível e esses sintomas sejam percebidos, o mais indicado é fazer a suplementação desses minerais, alerta Manuela Jobst.

No entanto, o ideal é conversar com um nutricionista que possa fazer a recomendação de qual é o consumo ideal à sua necessidade especificamente.

De modo que, a dosagem seja eficiente apenas para suprir a necessidade de seu corpo, complementando a sua ingestão de nutrientes ao dia.

Gripes frequentes? Faça exames!

Um dos sinais de que você pode estar com deficiência de zinco e magnésio é o adoecimento frequente. Caso você esteja frequentemente doente, vale a pena fazer exames e melhorar a sua alimentação.

Dessa forma, poderá suprir as necessidades diárias de seu corpo, melhorando a sua imunidade e todos os demais aspectos de sua saúde. Afinal, toda deficiência de nutrientes causa prejuízos ao corpo e precisa ser tratada.