.Por Susiana Drapeau.

O governo Bolsonaro parece um midas invertido, transforma tudo em que mexe em porcaria. Não bastassem os desastres na economia, nas relações internacionais, nas vacinas etc, o governo Bolsonaro conseguiu destruir o Portal do Empreendedor.

O Portal que era fácil, prático e rápido nos governos anteriores, agora se transformou em um monstrengo que parece administrado pela CIA e pela KGB. (Mas deve ser coisa do SNI mesmo).

Microempresários reclamam que nada mais funciona no portal e se funciona, funciona mal, além de exigir o fichamento do microempreendedor como se ele estivesse na delegacia de polícia ou cometido algum crime.

Uma simples mudança de endereço, relata uma microempreendedora, o governo Bolsonaro exige que o sistema fotografe o microempreendedor e o ficha como um presidiário. Para que tirar uma foto do microempreendedor numa simples mudança de endereço? Não bastam o CPF, RG, endereço e todos os outros dados repassados, inclusive nos governos municipais. A sensação, relata, é de estar diante de uma investigação ou de participar de fichamento do governo.

Mas isso não é nada perto da dificuldade que se transformou fazer qualquer coisa no portal. A microempreendedora relata que fez tudo isso, foi fichada, tirou foto, e o sistema não funcionou! Gênio.

Enquanto trilhões são sonegados ou isentados para grandes corporações econômicas, o brasileiro que tenta sobreviver, muitas vezes trabalhando de sol a sol, sem direitos trabalhistas, é fiscalizados como se fosse um criminoso.

Um outro empreendedor tentou baixar e imprimir todas as guias do DAS-MEI do ano de 2021 para fazer os pagamentos em dia e evitar atraso e multas. Não conseguiu! O sistema só imprimiu a guia de Janeiro. O empreendedor terá de voltar em março para fazer nova impressão. É mole?