A Cia 22:22 de Teatro e Dança estreia no dia 27 de fevereiro (sábado) às 22h22 o vídeo-espetáculo Drama, que será exibido no site da Cia (https://www.cia2222.com) e ficará disponível para acesso até 20 de maio de 2021. O solo, que tem em cena a bailarina Ana Clara Amaral, partiu de estudos gestuais e coreográficos sobre imagens fotográficas de algumas das grandes atrizes que fazem parte da história do teatro brasileiro, em cena.  Ana é responsável também pela idealização deste projeto, pesquisa e coreografia. 

(Foto: Eduardo Brasil)

Drama é um espetáculo que integra o repertório da Cia 22:22, que se dedica à pesquisa de linguagem em teatro-dança desde 2014. Ambientado na paisagem de um camarim de um teatro qualquer, o espetáculo solo de dança-teatro busca explorar os limites espaciais e imaginários entre a coxia e o palco, entre o camarim e a vida. 

“Evidenciando os rastros do drama na vida do corpo e vice-versa, buscamos explorar coreograficamente a poética do drama emergente no gesto teatralizado e as implicações e reverberações do corpo artista na complexa trama arte-vida: um corpo em crise sobre os limites entre ficção-realidade, entre palco e rua”, explica Ana Clara Amaral.

As imagens das atrizes que compõem o escopo de pesquisa gestual e coreográfica da montagem são: Cacilda Becker em “A dama das camélias” (1951) “Entre quatro paredes” (1950), “Pega-fogo” (1950), e “Esperando Godot” (1969); Tônia Carrero em “Uma certa Cabana (1964); Maria della Costa em “Depois da queda” (1953); Bibi Ferreira em “Gota d’água” (1975); Cleyde Yaconis em “A Nonna” (1980); entre outras artistas e montagens brasileiras situadas entre 1950 e 1980. 

O espetáculo conta com a direção, pesquisa de imagens, cenografia e iluminação de Eduardo Brasil. Ambos são fundadores da Cia 22:22 e realizam esta produção dentro do Projeto Drama, contemplado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC 03/2019, de Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos de Dança de 2019, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A produção executiva é de Wannyse Zivko, da Arte & Efeito Produções Artísticas.

A arte do coletivo em tempos de distanciamento

Inicialmente, o projeto previa a criação e circulação de um espetáculo solo de teatro-dança, além da realização de ações formativas presenciais. Frente ao contexto da pandemia e a necessidade de distanciamento social, a Cia reformulou suas propostas para a promoção de atividades remotas. 

Finalizando o projeto, no lugar da estreia no espaço físico e a circulação, a Cia 22:22 lança este seu primeiro vídeo-espetáculo. O espaço material e simbólico da caixa-preta assim como seus bastidores – as coxias, os camarins, etc. – são parte de um jogo cênico que brinca e brinda a vida da cena.

“Em tempos pandêmicos nos quais os teatros foram obrigados a fechar suas portas, a filmagem e exibição de Drama nos ofereceu a possibilidade de trabalhar com a sensação do teatro vazio, o que nos aproximou da  metalinguística, da vida que corre entre as pernas dos teatros”, afirmam os fundadores da Cia 22:22 de Teatro e Dança.

Em 2020, a Cia 22:22 realizou a Mostra Virtual de Videodramas como resultado do processo de suas ações formativas a distância. 40 artistas residentes do Estado de São Paulo foram selecionados para participar de oficinas e orientações feitas pelos integrantes da Cia e produziram obras inéditas especialmente para a Mostra. 

Drama – estreia do vídeo espetáculo da Cia 22:22, com Ana Clara Amaral Direção: Eduardo Brasil

Quando: Estreia 27/02 às 22:22 e pode ser assistido até 20/05/2021

Onde: https://www.cia2222.com

https://www.instagram.com/cia22_22/?hl=pt-br

https://www.facebook.com/Cia2222

Ficha técnica

Criação e atuação: Ana Clara Amaral

Direção, iluminação e cenografia: Eduardo Brasil

Dramaturgista: Valquiria Vieira

Trilha sonora: Edu Guimarães

Figurino: Anna Kuhll e Teka Moran

Montagem e operação de som e luz: Daniel Salvi

Gestão em mídias sociais e arte gráfica: Casa de Artes (Gustavo Xella)

Produção: Arte & Efeito (Wannyse Zivko)

Assessoria de imprensa: Cecília Gomes

Realização: Cia 22:22

(Carta Campinas com informações de divulgação)