Bolsonaro é o responsável por transformar o Brasil em terreno fértil para variantes da Covid-19

Bolsonaro é o responsável por transformar o Brasil em terreno fértil para túmulos e variantes mais agressivas da Covid-19

.Por Alexandre Padilha.

O descaso e negacionismo do governo Bolsonaro na condução da pandemia da Covid-19 no Brasil é vergonha internacional. O governo federal mantém o país em estágio permanente de crescimento de casos e óbitos: somos o país que registrou por maior tempo mais de mil mortes diárias. Como consequência, essa grande circulação viral dá oportunidade de surgimento de variantes ainda mais agressivas do vírus, o que já vem ocorrendo em diversos estados e em cidades do estado de São Paulo, por exemplo.

(foto paulo guerreiro – ag para – fp)

Estudos apontam que cerca de 75% dos novos casos de Covid-19 no país foram causados por novas variantes do vírus.

A variante brasileira P1, inicialmente identificada em Manaus e que ocasionou o colapso no sistema de saúde no estado – uma tragédia que já era prevista por Bolsonaro e seu Ministro da Saúde que, ao invés de garantirem mais oxigênio para salvar vidas, orquestraram uma força tarefa para distribuição de cloroquina -, também é prevista para explodir em outras cidades brasileiras pela velocidade de transmissão, agressividade em pessoas mais jovens e resistência aos anticorpos.

No estado de São Paulo a variante brasileira foi detectada em 25 casos, sendo 9 na capital, 3 em Jaú, 1 em Águas de Lindóia e 12 em Araraquara, onde foi decretado lockdown por 15 dias pelo prefeito Edinho Silva, diante da extrema piora da crise sanitária na cidade, que está com 100% dos leitos de UTI e enfermaria de Covid-19 ocupados.

Vale lembrar que Araraquara é reconhecida por ser a cidade modelo no combate à Covid-19 no país desde o início da pandemia, pois realizou testes em massa da população e ações eficientes de prevenção. A cidade contou com a menor taxa de letalidade da doença no estado. Araraquara poderia ter entrado em colapso como Manaus, mas a prefeitura nunca desativou o hospital de campanha e teve coragem de manter as medidas de distanciamento.

No momento em que estamos, com várias variantes circulando pelo país com a população apta não vacinada, a taxa de transmissão só aumenta e provoca situações mais agressivas nas cidades.

Não há nada mais importante para salvar vidas, controlar o crescimento do número de casos e recuperar a economia do que vacinarmos toda a população brasileira apta a receber a vacina o mais rápido possível. É um absurdo vermos a interrupção da vacinação nas cidades porque o governo federal não garantiu número suficiente de doses da vacina no Brasil.

Assim como é inadmissível que o governo não autorize o Consórcio de Governadores do Nordeste a iniciar a vacinação do povo com as 50 milhões de doses que comprou da vacina russa Sputnik V, ou continuar negando a oferta de 70 milhões de doses da vacina da Pfizer.

Ainda faltam vacinas para estados e municípios e o governo federal segue demostrando o quanto não tem um plano de vacinação.

Bolsonaro tem responsabilidade direta em ter transformado o Brasil em terreno fértil para túmulos e variantes mais agressivas da Covid-19.

Alexandre Padilha é médico, professor universitário e deputado federal (PT-SP). Foi Ministro da Coordenação Política de Lula e da Saúde de Dilma e Secretário de Saúde na gestão Fernando Haddad na cidade de SP.

Recent Posts

Investimento do governo Lula na Unicamp foi 105% maior do que o de Bolsonaro

(imagem reprodução) Entre 2023 e 2025, Universidade recebeu R$ 2,01 bilhões em recursos federais, contra…

9 hours ago

Show de Ohpreto, Legado das Aquarelas, faz tributo a Emílio Santiago

Ohpreto (imagem reprodução) Com entrada gratuita, apresentação do projeto “Legado das Aquarelas” celebra a trajetória…

14 hours ago

Evento Brasil-Gaza: o que a arte tem a dizer? terá conversa e exibição de dois curtas

(imagem reprodução) Atividade será realizada no dia 27 de outubro, às 12h, no Auditório da…

14 hours ago

Clube do Vinil Feminino de Campinas realiza encontro em homenagem a Elis Regina

(imagem divulgação)  Evento homenageia Elis Regina e reúne mulheres e pessoas não binárias para uma…

2 days ago

Willer Tomaz, o amigo de 5 bilhões de reais de Flávio Bolsonaro

(imagem reprodução div) O advogado Willer Tomaz de Sousa construiu uma trajetória profissional que o…

3 days ago

Hamilton de Holanda faz show gratuito em mais uma noite do Circuito Sala de Casa

(foto nando chagas - divulgação) Um dos grandes nomes do bandolim brasileiro, Hamilton de Holanda…

3 days ago