Campinas já não tem mais vacinas contra a Covid-19. Segundo um balanço da Secretaria de Saúde, divulgado na tarde de quinta-feira, 28 de janeiro, a cidade interrompeu o agendamento da vacinação após acabarem as primeiras doses.

(foto adriano rosa – pmc – div)

Foram vacinadas apenas 16.606 pessoas, entre profissionais de saúde que trabalham diretamente na assistência a casos da doença, profissionais de saúde que não estão na linha de frente e idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs).

O agendamento para vacinação foi suspenso na quarta-feira, dia 27, e será reaberto quando a cidade receber novas doses da vacina. Ainda não há previsão de entrega de novo lote.

O caos generalizado no planejamento do governo Bolsonaro e a disputa política pela vacina têm provocado situações desastrosas como o que ocorre em Manaus, com a falta de oxigênio. Além disso, tudo indica que será um lento processo de vacinação e com interrupções.

Só podem tomar as doses da vacina quem foi agendado e for profissional de saúde, das categorias já divulgadas anteriormente: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas, técnicos de análises clínicas e motoristas de ambulância.

Segundo monitoramento da Secretaria de Saúde, os profissionais dessas categorias foram os que apresentaram maior índice de contaminação e, portanto, foram incluídos nesta fase inicial.

No dia marcado, é preciso levar documento de identificação com foto, comprovante de endereço e carteira de registro profissional ou comprovante de vínculo com estabelecimento de saúde, como holerite, carteira de trabalho assinada ou declaração do empregador. (Com informações de divulgação)