A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo há sete meses e com mais de 1 milhão de visualizações, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. E para comemorar o Aniversário de São Paulo, a série estreia na segunda-feira, 25/01, uma seleção especial de títulos, com as obras “Que Horas Ela Volta?” e “Mãe Só Há Uma”, de Anna Muylaert, e “Subsolo”, de Sonia Guggisberg. As cineastas paulistanas mostram a cidade de São Paulo como cenário dessas histórias.

“Que Horas Ela Volta”, de Anna Muylaert (Foto: Aline Arruda)

“Que Horas Ela Volta?”, um dos títulos da diretora, roteirista e produtora, Anna Muylaert, em destaque na seleção da série Cinema #EmCasaComSesc, traz a atriz Regina Casé no papel de Val, uma nordestina que deixa sua filha, Jéssica (Camila Márdila), aos cuidados de parentes em Pernambuco para trabalhar como babá numa família de classe alta, em São Paulo. Treze anos mais tarde, Val se torna uma segunda mãe para o menino Fabinho. A ação do filme começa quando a adolescente Jéssica vai prestar vestibular, em São Paulo. Classificação indicativa: 12 anos. Já em “Mãe Só Há Uma”, a diretora conta a história do adolescente Pierre, cuja vida vira de cabeça pra baixo quando ele recebe uma denúncia e é obrigado a fazer um teste de DNA. Após o resultado, ele descobre que sua mãe não é sua mãe biológica. Classificação indicativa: 16 anos.

“Mãe Só Há Uma”, de Anna Muylaert

Outra sugestão da programação especial da série, é o documentário “Subsolo”, da artista, pesquisadora e videomaker Sonia Guggisberg. O filme, sobre a obra interrompida nos anos 1970 abaixo da Avenida Paulista, procura mostrar que narrativas enterradas nunca terminam, mesmo quando relegadas à invisibilidade. O documentário tem depoimentos de nomes como Boris Casoy (porta voz do prefeito da cidade, na época), de Nadir Mezerani (arquiteto, que a partir da pesquisa da artista redesenhou o projeto) e de Celso Franco (urbanista). Classificação indicativa: livre.

“Subsolo”, de Sonia Guggisberg

PROGRAMAÇÃO Cinema #EmCasaComSesc

ESTREIAS 25/01

QUE HORAS ELA VOLTA?
Dir.: Anna Muylaert | Brasil | 2015 | 114 min | Ficção | 12 anos
Val é uma nordestina que deixa sua filha aos cuidados de parentes em Pernambuco para trabalhar como babá numa família de classe alta, em São Paulo. Treze anos mais tarde, ela tornou-se uma segunda mãe para o menino Fabinho. A ação do filme começa quando Jéssica, sua filha adolescente vai para São Paulo prestar vestibular. Sua personalidade forte mexe na hierarquia social da família e consequentemente questiona a rigidez dos papéis sociais vigentes.

MÃE SÓ HÁ UMA
Dir.: Anna Muylaert | Brasil | 2016 | 88 min | Ficção | 16 anos
A vida do adolescente Pierre vira de cabeça pra baixo quando recebe uma denúncia e é obrigado a fazer um teste de DNA. Após o resultado, ele descobre que sua mãe não é sua mãe biológica e é obrigado a trocar de família, de nome, de casa, de escola… e de gênero?

SUBSOLO
Dir.: Sonia Guggisberg | Brasil | 2013 | 25 min | Documentário | Livre
A artista Sonia Guggisberg apresenta o documentário Subsolo, sobre a obra interrompida nos anos 1970 abaixo da Avenida Paulista. Neste trabalho, procura mostrar que narrativas enterradas nunca terminam mesmo quando relegadas à invisibilidade. O documentário tem depoimentos de Boris Casoy (porta voz do prefeito da cidade, na época), do arquiteto Nadir Mezerani (que a partir da pesquisa da artista redesenhou o projeto), do urbanista Celso Franco, entre outros. Sobre o documentário, o antropólogo francês Jacques Leenhardt escreveu: “a ideia de urbanismo subterrâneo permaneceu suspensa entre a utopia e o nada, como um poço obscuro do qual, quarenta anos mais tarde, a verdade ainda tem que ser descoberta”.

[Filmes disponíveis até 07/02]

(Carta Campinas com informações de divulgação)