A #ViradaSPonline consolidou-se no calendário cultural do estado de São Paulo reunindo importantes nomes das diferentes linguagens artísticas e divulgando a cultura local das cidades paulistas para todo Brasil.

A próxima edição acontece neste sábado, dia 5 de dezembro, a partir das 16h, com apresentações de artistas como Ana Cañas e Karol Conka. Em uma ação inédita, também será realizada a final do Concurso de Viola Caipira Revelando SP.

(Imagem: Divulgação)

Toda a programação será transmitida ao vivo do Teatro Sérgio Cardoso pela plataforma #CulturaEmCasa.

A final e a premiação do Concurso de Viola Caipira Revelando SP, ação realizada por intermédio do programa de fomento e difusão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, #JuntospelaCultura2020, acontece diretamente do palco do Teatro Sérgio Cardoso. Inicialmente, foram selecionados 50 violeiros de todos o estado de São Paulo que foram premiados com R﹩ 2.500,00 cada e que ficaram aptos a participar da votação popular online que elegou o primeiro colocado nesta modalide de votação e com prêmio de R﹩ 5 mil. E os 10 mais votados participam da final durante esta edição da #ViradaSPOnline. Os prêmios desta final são: R﹩ 15.000,00 para o 1º lugar; R﹩ 10.000,00 para o 2º lugar; R﹩ 5.000,00 para o 3º lugar. O júri é composto por profissionais ligados ao mundo da múscia e da viola como Felipe Trotta, Mariangela Zan, Mirian Cristina de Souza Cunha, Paulo Freire e Zeca Collares.

Os shows de Ana Canãs, de Karol Conka e da banda Hotelo também acontecem diretamente do Teatro Sérgio Cardoso. Esta edição da #ViradaSPOnline ocorre em parceria com o município de Santa Bárbára D’Oeste, considerada Capital Cultural do Estado de São Paulo. A cidade foi selecionada a partir de chamada pública também por intermédio do programa #JuntospelaCultura. Diversos artistas locais também estão na programação, como as bandas Banda SKA7, Banda SP 304, a Orquestra Barbarense de Violas e a companhia MB Circo.

Além de Santa Bárbara D´Oeste, foram selecionados os seguintes municípios por intermédio do #JuntospelaCultura2020: Marília, Araçatuba, Batatais, Bauru, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Indaiatuba, Itapetininga, Mauá, Peruíbe, Presidente Prudente, Rio Grande da Serra, São José do Rio Preto, Sertãozinho e Votuporanga.

Com a impossibilidade de realizar o evento presencialmente, a Secretaria reformulou a proposta para fazer a Virada SP no formato virtual, de modo a manter o evento em 2020. Este ano a primeira foi realizada em parceria com a cidade de Salto. E a segunda com municípios do Vale do Futuro – Iporanga Registro, Apiaí e Eldorado. Além dos artistas locais, reuniram várias atrações como Elza Soares, Paulo Miklos, Amilton Godoy, Ellen Oléria, Pato Fu, Pitty e Garotos Podres. Em novembro também foi realizada a #ViradaSPOnline em parceria com a cidade de Rio Grande da Serra, com participação de artistas como Letrux e as bandas Mato Seco e Pedra Branca.

“O formato digital, via plataforma #CulturaEmCasa, permite difundir amplamente e de forma gratuita a produção cultural das mais variadas linguagens de todas as regiões de São Paulo para o restante do Brasil e para outros países. Além de apresentar as características turísticas de cada cidade, selecionada no programa #JuntospelaCultura. E este é o objetivo tanto da #ViradaSPOnline como da plataforma”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Programação

16h Início transmissão

16h MB Circo

16h30 Banda da ciclovia

17h Ana Cañas canta Belchior

18h30 Assim Q Se Faz

19h Final do Concurso de Viola Caipira Revelando SP – #JuntosPelaCultura 2020

20h30 Orquestra Barbarense de Violas – Canta a Natureza

21h10h Premiação do Concurso de Viola Caipira Revelando SP – #JuntosPelaCultura 2020

21h30 Banda SKA7

22h Karol Conka

23h Banda GTC – Gettin´the Crime

23h30 Banda SP 304

00h Hotelo

1h Eletro Rock

Plataforma:

https://www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/culturaemcasasp/

https://www.instragram.com/culturaemcasasp/

(Carta Campinas com informações de divulgação)