A vereadora Mariana Conti (PSOL) protocolou nesta segunda feira, 14/12, um Projeto de Lei para autorizar o poder executivo municipal a adquirir vacinas com eficácia comprovada contra a COVID-19, desde que aprovadas pela Anvisa e não fornecidas pelo Programa Nacional de Imunizações. Atualmente, Campinas tem 46 mil casos confirmados e 1.416 mortos pela doença.

(foto pmc – arq)

Diante desse cenário caótico do governo federal, de curva ascendente da pandemia e ausência de uma coordenação nacional para combater a Covid, Mariana quer que os vereadores de Campinas reforcem a preocupação, antecipando uma autorização ao prefeito Jonas Donizette (PSB) ou ao seu sucessor, Dário Saadi, para que possa comprar vacinas contra a COVID-19.

O projeto visa garantir a cobertura vacinal de toda a população de Campinas. A vereadora lembra que em recentes e preocupantes declarações, Bolsonaro contrariou o seu próprio ministro da saúde, General Pazuello, afirmando que não há interesse na compra das vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e mandou cancelar a medida do Ministério.

O texto do projeto apresentado autoriza também a realização de parcerias e consórcios com outros entes federativos, a fim de compartilhar recursos e tecnologias, realizar pesquisas ou desenvolver a capacidade de produção local de vacinas, bem como autoriza os necessários remanejamentos orçamentários necessários para viabilizar a proposta. O Projeto de Lei segue para tramitação na Câmara e pode ir a votação ainda este ano. (com informações de divulgação)