No ar há sete meses, a programação da série Música #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, segue com shows transmitidos direto das unidades do Sesc na capital paulista, intercalados com lives realizadas na casa dos artistas ou em estúdios de trabalho, sem a presença de público no local e seguindo todos os protocolos de segurança. O modelo híbrido, implementado em outubro, faz parte da retomada parcial e gradativa das atividades do Sesc, permitindo o encontro com artistas de outros estados ou pertencentes ao grupo de risco do coronavírus, e ao mesmo tempo estimulando o setor cultural ao abrir os palcos de suas unidades.

As apresentações podem ser acompanhadas no YouTube do Sesc São Paulo ou pelo Instagram Sesc ao Vivo.

Dragão do Mar, Michael Pipoquinha Trio, Thiago Almeida (Foto: Luiz Alves)

Terça-feira (15/12), dia do Instrumental Sesc Brasil, o palco do Sesc Consolação, no Teatro Anchieta, recebe Michael Pipoquinha Quarteto, formado por Michael Pipoquinha (baixo), Sergio Machado (bateria), Thiago Almeida (piano e teclados) e Josué Lopes (saxofone). O repertório do show, quase todo autoral e inédito, é composto de faixas de “Todos Somos Tudo”, álbum do baixista cearense previsto para ser gravado no início de 2021, que trará a música brasileira e a world music em suas mais variadas vertentes, absorvidas pelo músico ao longo dos últimos anos em turnês mundo afora.

Lucy Alves (Foto: Anne Karr)

Na quinta-feira (17/12), a cantora, multi-instrumentista (sanfona, piano e violino) e atriz paraibana Lucy Alves se apresenta direto de sua casa, no Rio de Janeiro, para mostrar composições de seu mais recente trabalho, o EP “Chama” (2020) – que conta com os hits “Chegue Chega” e “Me Deixa Ser Mulher”. Também no repertório da live, estão músicas de Luiz Gonzaga (“O Cheiro de Carolina”), Gilberto Gil (“Andar Com Fé”) e Zé Ramalho (“Chão de Giz” e “Frevo Mulher”), entre outros nomes da nossa música, além de algumas surpresas.

Samuca e a Selva (Foto: José de Holanda)

Sexta-feira (18/12), o Sesc Pinheiros recebe o coletivo musical Samuca e a Selva. Durante o show, a big band paulistana – formada por Samuel Samuca (voz), Victor Fão (trombone), Bio Bonato (sax barítono), Fábio Prior (percussão), Guilherme Nakata (bateria), Felippe Pipeta (trompete), Allan Spirandelli (guitarras), Kiko Bonato (sax tenor), Léo Malagrino (contrabaixo) e Lucas Coimbra (teclados) – mostra faixas de seu mais recente álbum, “Tudo que Move é Sagrado” (2018), que traz releituras originais de canções icônicas de Ronaldo Bastos, além de músicas do disco “Madurar” (2016). Canções regadas a poesia, com menções a ritmos regionais brasileiros como baião e ijexá, atrelados a influência do jazz, da salsa, do soul e do afrobeat formam o repertório, com destaque para “O Trem Azul”, “Madurar” e “Detergente”.

Alaíde Costa e Zé Miguel Wisnik (Foto: Kazuo Kajihara)

No sábado (19/12), fechando a série de apresentações, o palco do Sesc Pinheiros recebe Alaíde Costa e José Miguel Wisnik em “Alaíde Costa Canta José Miguel Wisnik”. Acompanhados pelos músicos Zeca Assumpção (contrabaixo acústico), Sérgio Reze (bateria) e Nailor Proveta (clarinete), a cantora Alaíde Costa e o compositor, pianista e cantor José Miguel Wisnik fazem o show de lançamento de “O Anel – Alaíde Costa canta José Miguel Wisnik” (Selo Sesc). O trabalho é composto de canções de Wisnik, sendo algumas inéditas – a exemplo da faixa-título “O Anel” (2020), na qual o autor divide os vocais com a cantora -, além de parcerias com outros artistas – como em “Saudade da Saudade” (José Miguel Wisnik/Paulo Neves). O disco, já disponível nas plataformas digitais de streaming, incluindo o Sesc Digital, deve ganhar sua versão física entre maio e agosto de 2021.

Agenda de 15 a 19 de dezembro, 19h

15/12, terça-feira: Michael Pipoquinha Quarteto – Michael Pipoquinha (baixo), Sérgio Machado (bateria), Thiago Almeida (piano e teclados) e Josué Lopes (saxofone).

17/12, quinta-feira: Lucy Alves (sanfona, piano e violino).

18/12, sexta-feira: Samuca e a Selva – Samuel Samuca (voz), Victor Fão (trombone), Bio Bonato (sax barítono), Fábio Prior (percussão), Guilherme Nakata (bateria), Felippe Pipeta (trompete), Allan Spirandelli (guitarras), Kiko Bonato (sax tenor), Léo Malagrino (contrabaixo) e Lucas Coimbra (teclados).

19/12, sábado: Alaíde Costa canta José Miguel Wisnik. Com Zeca Assumpção (contrabaixo acústico), Sérgio Reze (bateria) e Nailor Proveta (clarinete).

(Carta Campinas com informações de divulgação)