Fundada em 1899 e batizada inicialmente como Fábrica Italiana Automobilística de Turim, a Fiat chegou no Brasil em 1976 com a ideia de expandir suas operações, e rapidamente transformou o mercado automobilístico local, sendo sinônimo de tecnologia, qualidade e inovação.

(foto divulgação)

A reconhecida montadora italiana lançou vários modelos para o próximo ano. Como destaque, a Fiat Toro 2021 – que está sempre entre as picapes mais vendidas no país – trouxe várias mudanças em termos de motorização e estética, e uma extensa lista de equipamentos, mas mantendo sempre a própria personalidade desde o seu lançamento, em 2016.

Confira abaixo os principais detalhes do novo modelo que já faz sucesso nas ruas e estradas do Brasil.

Versões Fiat Toro 2021
As versões disponíveis da Fiat Toro para 2021 são as mesmas do ano anterior, a picape ganhou algumas atualizações em relação aos equipamentos de série e aos itens de conforto e segurança.
Atualmente, as versões ofertadas da Fiat Toro no mercado são oito: três com motor 1.8 flex (Fiat Toro Endurance e Freedom), a de entrada com câmbio manual e 5 com o motor 2.0 Turbodiesel, câmbio automático de 9 marchas e tração integral 4×4 (Endurance, Freedom, Volcano, Ultra e Ranch).
Falando em preços, a versão de entrada custa R$99 mil para a Endurance com motor 1.8 Flex com câmbio manual, interessante custo-benefício. Já a topo de linha, a Fiat Toro Ultra, é comercializada em 171.990, tendo sofrido um pequeno reajuste desde o seu lançamento.

Motor
No quesito motorização, a Fiat Toro não teve variação com a geração anterior, mantendo os motores 1.8 E.torQ Flex e 2.0 Turbodiesel. Porém, na linha 2021, a picape deixou de ser ofertada com a opção de motor 2.4 TigerShark flex de 186 cv.

Dentre as opções disponíveis, o destaque é sem dúvidas o motor 2.0 a diesel com transmissão automática de 9 velocidades e tração 4×4, que fez que a picape se popularizasse também nas áreas rurais do país, sendo uma das poucas opções intermediárias com essas características no mercado

Conforto e equipamento
A Fiat Toro ganhou mais itens de série em todas as versões 2021, como uma central multimídia Uconnect em tela touch maior de 7 polegadas com alta definição (dispensa cabos!), entrada USB, conexão Bluetooth e câmera de ré para auxílio de manobras.
O conforto interior também chama a atenção, com amplo espaço interno (especialmente no modelo de cabine dupla), ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com regulação elétrica em oito posições, porta-objetos refrigerado, porta-copos e tomada até nos bancos traseiros.

No quesito segurança as versões mais caras da Toro (Fiat Toro Ranch e Ultra) passaram a contar com sete airbags: laterais, de cortina e para os joelhos do motorista. Também estão incluídos: controle de estabilidade e tração, freios ABS, assistente de rampa, sensor crepuscular e de chuva e alarma antifurto.
Já na versão topo de linha – a Ultra – a picape ganhou iluminação interna no compartimento de carga, além de um tampão Dynamic Cover, que nada mais é do que uma capota marítima rígida, de uso simples e armazenamento seguro, super capacitada para trabalho. A grande diferença é que a capota é removível, caso seja necessário levar itens que ultrapassem sua altura (a capacidade de carga é de até 1000kg!).

Design
Com linhas ousadas, o visual externo da Fiat Toro é bastante moderno e tem agradado muito os consumidores. Para 2021, a principal atualização é que a Fiat Toro Freedom ganhou modificação estética com o conceito italiano S-Design, com rodas com pintura escurecida, logos “Fiat”, grade superior dianteira e barras de teto e pintura cinza na capa dos retrovisores externos, entre outras coisas.
A Vulcano continua sendo a versão com o aspecto mais luxuoso, com acabamento com detalhes em preto perolizado nos pés das portas e retrovisores, além das fechaduras das portas cromadas que dão um toque especial. A Ultra é bastante semelhante, só muda a tampa da caçamba, que transforma a picape em carro.
Outra novidade externa e funcional da última geração da Fiat Toro é o para-choque com o aplique overbumper, um acessório de proteção pro que deixa a picape com um visual bem robusto e exclusivo.
Por último, o modelo é ofertado em todas as opções de cores anteriores e agrega as metálicas: Azul Jazz, Marrom Deep e Prata Billet.